Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

Tecnologia

Consultar a matrícula da viatura torna-se cada vez mais relevante na gestão oficinal.

Saber Mais

Devido aos sucessivos avanços da tecnologia incorporada nos veículos automóveis, torna-se cada vez mais determinante pesquisar e identificar correctamente cada viatura no ambiente oficinal, face ao aumento significativo no nível de complexidade de cada modelo.

 

A identificação de um veículo através da pesquisa por matrícula é cada vez mais a porta de entrada de diversos processos na oficina: desde o agendamento à orçamentação, passando pela informação técnica de reparação ou de manutenção, a pesquisa por matrícula vê reforçada a sua importância no futuro do serviço pós-venda automóvel.

 

 

O desafio da crescente complexidade tecnológica

 

Há uma transformação em curso no conceito automóvel que está a mudar rapidamente o paradigma da mobilidade, muito por culpa do profundo impacto que a tecnologia está a provocar, não apenas nos hábitos de consumo, mas na produção sofisticada das próprias viaturas, que se tornaram verdadeiros “dispositivos” accionados por software.

 

A título de exemplo, identificamos três áreas que justificam estes avanços:

 

 

 

 

Face à influência do computador na performance de cada veículo, por vezes um simples bug em qualquer software pode despoletar uma intervenção. Para que se evitem custos desnecessários, torna-se crítico verificar com exactidão que tipo de sistemas eletrónicos existem em cada modelo de viatura.

 


 

 

 

 

Um dos aspectos que rompe com os motores do passado é o nível de inteligência associado à performance em rodagem. A tecnologia revolucionou a forma como os motores optimizam o seu rendimento em qualquer momento da condução, estejam os condutores em alta velocidade ou parados num semáforo ou ainda numa fila de trânsito.

 


 

 

 

 

 

Dos airbags à travagem antibloqueio ou à travagem de emergência automática em alta velocidade, passando pelo controle de tracção e ainda pelos sensores de estacionamento e avisos de colisão, são vários os recursos modernos de segurança reunidos num único veículo.

 


 

 

O acesso aos dados como ferramenta de gestão oficinal

 

De acordo com um estudo da Deloitte, o custo da tecnologia electrónica por veículo, em percentagem face ao seu custo total, aumentou consideravelmente de 27% em 2010 para 40% em 2020, com estimativa de poder atingir os 45% a 50% em 2030.

 

Esta tendência justifica apelidar o automóvel como o gadget mais complexo no mundo actual.

 

Dominado pelo conceito CASE (Connected, Autonomous, Shared, Electric), à medida que o software e os dados crescem, também aumenta a complexidade do automóvel.

 

 

Para dar resposta aos profissionais do pós-venda automóvel que precisam de lidar com este nível de complexidade, a Tips4y disponibiliza ao sector várias soluções de dados para quem precisa de identificar qualquer viatura de forma inequívoca, simples e ajustada a várias necessidades de integração com plataformas terceiras, inclusive em sistemas do próprio cliente.

 

Estas soluções foram pensadas justamente para facilitar as mais exigentes decisões informadas sobre a manutenção e reparação de qualquer modelo ou tipo de veículo, através de uma base de dados com mais de 8 milhões de registos.

 

A Tips4y acompanha activamente as dinâmicas da indústria automóvel no sentido de antecipar as melhores soluções e serviços que se ajustem aos mais desafiantes cenários, em particular no mercado pós-venda.

 

Para que não perca as novidades sobre a Tip4y e o pós-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter.

 

Tecnologia . 26 nov. 2021

Subscreva o Blog Tips 4Y

Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.

Artigos Relacionados

Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

O módulo de planeamento do DataDrive é altamente inovador para a gestão oficinal que pretende diferenciar-se pela excelência do serviço e produtividade da operação.

Saber Mais

Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

Um mindset orientado para a digitalização é um precioso aliado da mudança

Saber Mais

Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

Saber Mais