Panorama das vendas nos primeiros 4 meses de 2018:
A tabela abaixo mostra as vendas dos modelos híbridos e os seus “homólogos” com motor de combustão interna.
Em resumo, o mercado está completamente rendido à Toyota, a marca nipónica coloca 4 modelos no TOP 5 e ainda o RAV4 em oitavo.
É também curiosa a prestação da BMW versus o mercado, série 5 versus série 3 e ainda versus o concorrente Mercedes. Sem dúvida uma aposta vencedora! Não esquecendo que, ao contrário da maioria dos modelos híbridos (a gasolina), a carrinha Classe C é hibrido / diesel. Talvez esta estratégia de diferenciação não tenha surtido o efeito desejado.
Conseguimos aferir que, quando uma marca disponibiliza dois modelos de veículos iguais mas com sistemas de propulsão diferentes, como por exemplo Toyota Auris 1.4 D-4D diesel, 1.4 VVT-i gasolina ou 1.8 VVT-i Hybrid, os modelos híbridos/electricos já são os preferidos pelos consumidores desde o início do ano.
MARCA | MODELO | HIBRIDO | OUTRO |
Toyota | C-HR (_X1_) | 580 | 89 |
Toyota | Yaris (_P13_) | 304 | 705 |
Toyota | Auris Touring Sports (_E18_) | 218 | 147 |
Toyota | Auris Hatchback (_E18_) | 188 | 193 |
BMW | 5 (G30) | 186 | 187 |
BMW | 3 (F30, F80) | 155 | 121 |
Renault | Scénic IV (J9_) | 128 | 43 |
Toyota | RAV4 IV (_A4_) | 103 | - |
Smart | ForTwo Coupé (453) | 85 | 404 |
Mercedes | Classe C Carrinha (S205) | 76 | 263 |