IDC Directions 2018 | A Transformação Digital na Gestão das Empresas

Marcámos presença no maior evento de TIC e Transformação Digital em Portugal. O IDC  Directions decorreu no passado dia 18 de Outubro e voltou a inspirar-nos sobre as principais diretrizes da gestão baseadas no digital e nas tecnologias de informação.

 

O potencial das pessoas na transformação digital

De facto, em 2018, a transformação digital (DX) continuará a influenciar de forma marcante a economia global e a realidade é que o digital é já hoje parte integrante e indissociável do negócio de qualquer empresa.

 

A iniciativa digital passa pela inovação digital do negócio, por experiência digital, por confiança digital e, a palavra mais ouvida, por ecossistemas digitais. A ideia de ecossistema traduz-se dentro das organizações por estruturas mais lineares, mais leves e mais ágeis, implementando metodologias que favoreçam uma dinâmica colaborativa e proactiva.

 

O sucesso da transformação digital nas empresas não depende tanto de programadores mas sim de pessoas. E o papel de um líder é garantir que cada pessoa é relevante na gestão da mudança.

 

A experiência do cliente é outro pilar da economia digital, ou seja, se não conhecermos o seu perfil, as suas necessidades e expetativas, jamais poderemos direcionar uma oferta que se requer cada vez mais personalizada, rápida e simples.

 

O que é isto da inovação digital?

Transformação não existe sem inovação e as empresas têm de reagir à mudança como uma oportunidade de fazer diferente com valor, de abandonar padrões sem medo do desafio. Inovação Digital é muito mais do que uma questão tecnológica, é todo um ADN digital que envolve a organização na liderança, na estratégia, no investimento, nas pessoas, nos processos.

 

Thomas Meyer (vice-presidente do IDC European Research) partilhou com a audiência que em 2021 50% dos CEOs das empresas europeias serão medidos pela sua experiência digital. Um novo paradigma da gestão, seguramente.

 

A transformação digital está a influenciar a gestão das empresas e todo o processo da cadeia de distribuição. É importante que as empresas incorporem o digital na sua cultura, acompanhando e implementando o processo de mudança para reduzir riscos, aplicar inovação, agilizar o “time to market” e gerar resultados de negócio.