Procura de usados resiste e digitaliza-se potenciando novas soluções no sector Pós-Venda

Boas Práticas

Saber Mais

Na mais recente edição do Observador Cetelem, que reflecte as últimas tendências no comércio e consumo automóvel em 24 países (Américas, Ásia e Europa), estima-se que, numa média a nível global, um quarto das próximas compras será um veículo usado.

 

Os portugueses, polacos, sul-africanos, holandeses e franceses são os que mais ponderam esta possibilidade de acordo com o Relatório Auto 2021 da Cetelem e no âmbito do capítulo que, de forma sugestiva, se intitula “A atracção dos veículos usados”.  Para além da importância dos usados em períodos conturbados na economia mundial, como a crise sanitária que vivemos, o estudo indica que o mercado de usados é "suscetível de atrair novos e numerosos seguidores".

De acordo com as tendências de comportamento acima apontadas, a relação com o automóvel continua a ser indispensável, e o relatório Cetelem vai mais longe ao afirmar que “o mercado de segunda mão está gradualmente a tornar-se um mercado essencial para o comércio e para os automobilistas” – cujo impacto nesta cadeia de valor será positivo para o sector pós-venda, em relação aos serviços de manutenção e reparação.

 

Este comportamento é também suportado no último Market Watch da Indicata – dados de Abril 2021 referentes a 13 países europeus – onde se refere que os “veículos usados em Março de 2021 aumentaram 49,1% em termos homólogos e 5,4% no acumulado deste ano”, com o canal online a ter um papel decisivo nesta recuperação no mercado nacional, registando uma subida apreciável de 77%, apesar do “efeito pandemia” nesta evolução.

 

 


Da conjugação de todos estes indicadores, vale a pena realçar 3 factores de enorme importância para o sector do pós-venda:

 

1.  A digitalização dos serviços e venda online estão a revelar-se, cada vez mais, um importante canal de negócio para enfrentar desafios complexos que afectam a economia e o consumo, o que abre oportunidades para as empresas se diferenciarem na venda de peças, acessórios e no uso de novas soluções digitais;

 

2. De acordo com a Cetelem, “o peso das empresas no mercado de veículos novos, que mantêm os seus automóveis por períodos cada vez mais curtos, está a alimentar cada vez mais o mercado de usados de veículos recentes e bem conservados”, o que estimula a procura por serviços de manutenção no sentido de prolongar a qualidade dos veículos na condição de usados;

 

3. A robustez, fiabilidade e segurança (activa e passiva), entre outros aspectos a este nível de cuidado, constituem os critérios que os compradores de veículos usados não estão dispostos a abdicar mesmo na condição de terem que reduzir o seu orçamento para aquisição, dando ainda maior relevância ao factor anterior.


 

 

Considerando ainda os dados da SIBS Analytics referentes à categoria “VEÍCULOS E ACESSÓRIOS” em Abril 2021, verifica-se uma tendência positiva de crescimento no setor, nomeadamente face à pior fase em período homólogo, vislumbrando-se uma tendência de subida para os próximos meses à medida que as restrições de saúde pública forem alividadas para estimular ainda mais a economia. 

Esta categoria, a par do consumo em “gasolineiras” – igualmente em recuperação no mesmo período e para a mesma fonte de dados – constituem um excelente indicador no consumo de quilómetros e volume de circulação, o que permite também impactar o negócio pós-venda, com a consequente entrada em oficina para serviços de manutenção.

 

O comportamento generalizado de todos estes indicadores e o conhecimento que eles proporcionam trazem argumentos cruciais para todos os agentes e operadores no mercado pós-venda.  

 

 A Tips4y está sempre atenta aos sinais do sector e participa activamente na sua inovação e digitalização, de acordo com a sua oferta, pensada justamente para transformar as oportunidades estruturais do mercado em valor para os seus clientes.
 

Boas Práticas . 24 mai. 2021

Subscreva o Blog Tips 4Y

Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.

Artigos Relacionados

Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

Saber Mais

6 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2022

Principais tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2022 na visão da Tips4y

Saber Mais

Tips4y, um excelente local para trabalhar, evoluir e fazer acontecer

Saiba porque a Tips4y é um excelente local para trabalhar, evoluir e fazer acontecer

Saber Mais