Projeto IPBike - bicicletas elétricas para a comunidade académica

Mobilidade

Saber Mais

As bicicletas elétricas estão a tomar conta da paisagem académica de Bragança. Muitos alunos e professores passaram a utilizar este meio de transporte nas deslocações para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), incentivando a comunidade académica a adotar hábitos mais sustentáveis em termos de mobilidade. O projeto chama-se IPBike, arrancou em março de 2018 e é já um caso de sucesso: contabiliza, até ao momento, 198 utilizadores, mais de 72 mil quilómetros percorridos, mais de dois milhões de calorias consumidas e quase 13 mil quilogramas de CO2 poupados.

 

A adesão à mobilidade sustentável da comunidade académica tem-se revelado um sucesso e, neste momento, as 100 bicicletas elétricas disponíveis são poucas para a procura existente. Segundo o IPB, já existem pessoas em lista de espera para conseguir usufruir de uma IPBike na sua deslocação para o espaço académico. Com um período mínimo de aluguer de seis meses, pode ser renovado desde que exista um vínculo com o IPB.

 

 

IPBike: a pedalar para um futuro mais sustentável

 

O projeto IPBike tem como principal objetivo incentivar o bem-estar físico, ao mesmo tempo que procura sensibilizar a comunidade académica para a importância de reduzir as emissões de CO2 na atmosfera, a favor do ambiente. O IPBike faz parte do programa nacional U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Das 15 instituições de ensino superior em Portugal envolvidas, o Politécnico de Bragança foi a primeira instituição a arrancar com o projeto.

 

As IPBikes são alugadas através de plataforma própria e podem ser requisitadas por alunos e funcionários (docentes e não docentes). A ideia é que a comunidade académica troque o automóvel pela IPBike, daí que um dos requisitos de aluguer seja ter um automóvel registado em nome do requisitante.

Dê-nos a sua opinião

 

 

U-Bike Portugal: a mobilidade elétrica no espaço universitário

 

O U-Bike Portugal enquadra-se no programa Portugal 2020 e visa promover novas formas de mobilidade no meio académico. Com foco nas bicicletas elétricas, o projeto visa alterar hábitos de mobilidade mais sustentáveis e amigos do ambiente.

 

Num inquérito divulgado pela U-Bike, verifica-se que 53% das deslocações realizadas pela comunidade académica do Instituto Politécnico de Bragança é feita em transporte individual motorizado. A redução acentuada desta percentagem constitui o grande objetivo do projeto.

 

Saiba quais as instituições de ensino superior que já dispõem de bicicletas elétricas em circulação:

  • Instituto Politécnico de Bragança;
  • Universidade da Beira Interior;
  • Instituto Politécnico de Leiria;
  • Universidade de Évora;
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
  • Instituto Politécnico de Viana do Castelo;
  • Universidade do Porto;
  • Instituto Politécnico de Beja;
  • Instituto Superior Técnico.

 

Mobilidade . 12 set. 2019

Subscreva o Blog Tips 4Y

Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.

Artigos Relacionados

Uso do carro particular no período Pós-Covid. benefícios para o aftermarket

A pandemia afetou a venda de automóveis, mas também fez com que o uso do carro particular aumentasse. Que oportunidades e desafios para o aftermarket?

Saber Mais

Manutenção preditiva: Redução de custos em 25%

Tecnologias digitais baseadas na recolha de dados em tempo real, como a manutenção preditiva, permitem obter vantagens competitivas e uma gestão mais eficiente.

Saber Mais

MaaS: Portugal inova em matéria de mobilidade

MaaS é um conceito que veio para ficar e promete transformar a vida nas cidades. Portugal é um dos países que mais está em foco nesta área

Saber Mais