Manutenção preditiva: Redução de custos em 25%

Mobilidade

Saber Mais

Imagine estar a conduzir um veículo, acende uma luz de aviso no mostrador e de imediato recebe o contacto da oficina que identifica o sinal de avaria e agenda consigo a reparação da mesma. Como é possível? Graças à inteligência associada à tecnologia. Pode parecer futurista, mas já é uma realidade. Tudo isto é possível com base na comunicação de dados auto baseada em telemática para permitir o que chamamos de manutenção preditiva.

 

 

Os benefícios dos sistemas de manutenção preditiva

 

Os veículos estão cada vez mais conectados e equipados por tecnologia inteligente que recolhe milhões de dados em tempo real. Isto permite, por exemplo, ter uma noção efetiva e atualizada do comportamento dos componentes de uma viatura face ao seu comportamento padrão. Ora, é essa a base da manutenção preditiva.

 

Ao invés da manutenção preventiva, que procura responder a uma estimativa do tempo de vida de uma peça, a manutenção preditiva atende às condições atuais e reais dos componentes de um veículo conjugadas com outros fatores como o perfil de condução. Assim, esta solução permite que as empresas que detêm frotas automóveis consigam prever falhas, planear a imobilização do veículo durante o menor tempo possível e ajudar as oficinas de reparação automóvel a ter uma gestão mais eficiente. Afinal, sabemos que o custo de imobilização de um veículo tem elevados custos para todos os intervenientes, desde o reparador ao proprietário e/ou utilizador da viatura.

 

Um estudo da Element Fleet Management mostra isso mesmo. No setor dos transportes de mercadorias de pesados, foi apurado que o tempo de inatividade de um veículo pode custar até quase 800 dólares por dia, cerca de 709 Euros, tornando premente a utilização de soluções de manutenção que ajudem a reduzir estes custos.

 

 

Por isso mesmo, um estudo da Deloitte sobre manutenção preditiva aponta como principais benefícios desta solução o aumento da produtividade e tempo de atividade, assim como a redução das avarias, de custos de manutenção e de tempo de planeamento.

 

 

Em Portugal, há cerca de cinco anos, os autocarros dos Transportes Urbanos de Coimbra usufruíram de uma solução de manutenção preditiva que permitiu poupanças diretas, com um dispositivo plug-in instalado pela Stratio Automotive.

 

 

 

A digitalização dos processos de manutenção nas oficinas de reparação automóvel

 

Perante os ganhos comprovados, os desafios atuais e futuros do mercado assentam cada vez mais na capacidade de gerar conhecimento com base em dados reais que permitem tomar decisões estratégicas com maior antecipação e assertividade. E é esta capacidade de antecipação que permitirá às oficina criar disrupção e aumentar o seu patamar de qualidade, adaptando-se a novos critérios diferenciadores com base no digital.

 

Os empresários da reparação automóvel devem selecionar as soluções digitais inovadoras com impacto na mobilidade em todo o ecossistema auto, nomeadamente melhorando a mobilidade dos seus clientes.

Assim, o processo de reparação automóvel será mais sofisticado, transparente e detalhado, fidelizando os consumidores finais e garantindo a sobrevivência do setor.

 

 


Não sabe como digitalizar os seus processos de manutenção? Nós ajudamos!

 

 

 

Mobilidade . 13 jul. 2020

Subscreva o Blog Tips 4Y

Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.

Artigos Relacionados

Uso do carro particular no período Pós-Covid. benefícios para o aftermarket

A pandemia afetou a venda de automóveis, mas também fez com que o uso do carro particular aumentasse. Que oportunidades e desafios para o aftermarket?

Saber Mais

MaaS: Portugal inova em matéria de mobilidade

MaaS é um conceito que veio para ficar e promete transformar a vida nas cidades. Portugal é um dos países que mais está em foco nesta área

Saber Mais

Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas

Saber Mais