A solução de Mobility as a Service da Free2Move
As novas formas de mobilidade estão à distância de uma app instalada no smartphone. Carros, scooters ou bicicletas podem ser encontrados e utilizados num espaço de minutos, tendo por base o conceito de mobility as a service (MAAS). Cada vez mais procuradas, estas alternativas enquadram-se numa realidade em que “as pessoas já não querem ser donas da sua própria casa ou do seu próprio carro”, explica Scott Shepard, diretor comercial da Free2Move, resumindo a sua visão do futuro do negócio automóvel.
Atenta a esta realidade, a Free2Move percebeu também que as soluções de mobilidade ainda não eram disponibilizadas da melhor forma aos utilizadores. Cada solução de mobilidade é uma realidade isolada e não combinada, obrigando o utilizador a registar-se em plataformas diferentes. Desta forma, criou uma aplicação móvel que agrega as diferentes soluções de mobilidade, concretizando o conceito de MAAS e simplificando o dia a dia dos utilizadores. Em Lisboa, por exemplo, já é possível ver na mesma aplicação os carros, scooters e trotinetes dos diferentes operadores e fazer a reserva de forma mais simples.
Fornecer soluções que se baseiam no conceito de "mobility as a service" é uma das valências da Free2Move, empresa que nasceu no seio do grupo PSA (fabricante das marcas Peugeot, Citroën e Opel). Presente na conferência World Shopper, em Carcavelos, a empresa apresentou o seu modelo de negócio.
Benefícios de mobility as a service para empresas e particulares
Neste cenário de transformação no perfil de consumo, os próprios fabricantes perceberam que, estar hoje no mercado, é muito mais do que o tradicional negócio de produzir e comercializar automóveis. “Os construtores estão a perceber que podem encontrar novas fontes de receita e de monetização a partir de diferentes formas de mobilidade, utilizando a ferramenta MAAS para maximizar a utilização dos veículos que produzem”, diz o diretor comercial da Free2Move.
Seguindo esta linha, a empresa desenvolveu soluções de leasing e ferramentas de gestão de frotas que visam servir de alternativa ao paradigma clássico do carro de empresa. Mas o futuro do conceito de MAAS, acredita Scott Shepard, vai mais além e será feito de partilha: “Promovemos a aplicação de formas de mobilidade partilhada, através de incentivos e de ferramentas de gamificação nas empresas. Isto inclui bicicletas, scooters, boleias partilhadas, shuttles, entre outros. Estas novas opções reduzem a dependência do carro da empresa e o uso dos automóveis pessoais dos próprios colaboradores. Resolvem-se dois problemas ao mesmo tempo”.
A Free2Move tem um serviço próprio de carros partilhados, os elétricos da Emov, mas estende os seus serviços a diferentes operadores de mobilidade, entre os quais o Drive Now, a Acciona e a eCooltra. Scott Shepard explica porquê: “A grande vantagem para as empresas e indivíduos - e que introduz uma diferença para os outros concorrentes - é que nos baseamos em duas ideias, somos abertos e agnósticos. Não damos preferência a um fornecedor de mobilidade e não temos uma app ou uma plataforma fechada”.
Dê-nos a sua opinião
Gestão mais racional do parque automóvel
As ferramentas de mobility as a service da Free2Move são também importantes para os decisores políticos. “Ajudamos a administração local a orquestrar e a coordenar todos os fornecedores de mobilidade, para que esta possa recuperar o controlo e alinhar da melhor forma as políticas para alcançar objetivos de longo prazo de mobilidade partilhada e de sustentabilidade”.
A adoção dos serviços de mobilidade partilhada por parte das cidades trazem múltiplas vantagens para todos os intervenientes. Estas soluções permitem uma gestão mais eficiente do parque automóvel, com ganhos muito relevantes na área da mobilidade, no impacto ambiental e na redução dos custos associados à utilização de veículos. Um mundo menos poluente, com soluções integradas de mobilidade que trazem vantagens para cidadãos, empresas e gestores públicos, e no qual a Free2Move quer ser um participante ativo.
Veja a participação do CCO da Free2Move (PSA Groupe), Scott Shepard:
Subscreva o Blog Tips 4Y
Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.
Artigos Relacionados
Uso do carro particular no período Pós-Covid. benefícios para o aftermarket
A pandemia afetou a venda de automóveis, mas também fez com que o uso do carro particular aumentasse. Que oportunidades e desafios para o aftermarket?
Saber MaisManutenção preditiva: Redução de custos em 25%
Tecnologias digitais baseadas na recolha de dados em tempo real, como a manutenção preditiva, permitem obter vantagens competitivas e uma gestão mais eficiente.
Saber Mais