Veniam - mobilidade inteligente na ligação de veículos à internet

Mobilidade

Saber Mais

Desde 2014 que os passageiros dos transportes públicos do Porto têm uma experiência de mobilidade pioneira. O wifi gratuito nos autocarros da STCP foi um serviço inédito que permitiu a todos os passageiros usufruir do acesso à internet, sem quaisquer constrangimentos.

 

Esta solução foi possível graças à Veniam, empresa portuguesa que desenvolve tecnologia para permitir que os veículos em movimento se transformem em hotspots, comunicando e transmitindo grandes volumes de dados através da internet.

 

Fundada no Porto em 2012 e já com presença em Silicon Valley, nos Estados Unidos, e Singapura, a Veniam posiciona-se como uma empresa disruptiva, tendo uma equipa de nível mundial, tecnologia premiada e reconhecimento por parte dos parceiros da indústria.

 

 

O connected car e a importância dos dados auto

 

Distinguida com vários prémios internacionais, "o que a Veniam faz é desenvolver software que permite aos veículos comunicar ou movimentar grandes volumes de dados entre eles e a internet, usando as várias tecnologias de comunicação disponíveis no veículo", explicou Rui Costa, CTO da Veniam, no World Shopper Conference, o maior evento sobre o futuro do setor automóvel e da mobilidade, onde fez uma apresentação sobre o tema da ‘Internet das Coisas Móveis’.

 

Até agora, as viaturas mobilizam pequenos volumes de dados, mas a crescente necessidade de ter mais informação a entrar e sair do veículo exigem uma conectividade de alta qualidade.

 

O connected car permite cada vez mais uma melhor experiência em toda a cadeia de valor com benefícios claros para todos os players. Se por um lado surgem novas oportunidades, como a manutenção preditiva, também a qualidade dos serviços é potenciada com base numa maior personalização. E "no final do dia, a experiência é muito melhor", como refere Rui Costa.

Dê-nos a sua opinião

 

 

Novas soluções de negócio baseadas na mobilidade

 

Olhando para um futuro próximo já é possível antever as oportunidades que os serviços baseados na conectividade dos veículos terão para todos os intervenientes do mercado automóvel. Como resultado, teremos uma oferta de mobilidade cada vez mais expressiva e construtores automóveis cada vez mais focados no software instalado e na experiência que os veículos proporcionam.

 

Atualmente, os veículos têm instalado "5% a 10% de software, mas os que vão sair da fábrica em 2020 já vão ser compostos por 40% de software. Isto obriga a uma mudança radical na forma de pensar, de desenhar o veículo, de desenhar a experiência que vem do veículo", afirma Rui Costa.

 

Uma das mudanças mais imediatas é a manutenção preditiva, em que o veículo não tem de esperar pela manutenção programada mas identifica automaticamente um problema e envia uma notificação para a assistência, possibilitando, por exemplo, que uma peça a substituir esteja disponível na oficina à chegada, tal como refere Rui Costa. A existência de soluções de dados auto do lado de quem presta assistência completa um sistema mais eficaz e com custos reduzidos.

 

A importância dos dados é cada vez mais relevante na medida em que beneficia toda a cadeia de valor, proporcionando novas competências, novas funcionalidades e novas experiências em todo o ecossitema.

 

 

Veja a participação do CTO da Veniam, Rui Costa:

Mobilidade . 07 jun. 2019

Subscreva o Blog Tips 4Y

Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.

Artigos Relacionados

Uso do carro particular no período Pós-Covid. benefícios para o aftermarket

A pandemia afetou a venda de automóveis, mas também fez com que o uso do carro particular aumentasse. Que oportunidades e desafios para o aftermarket?

Saber Mais

Manutenção preditiva: Redução de custos em 25%

Tecnologias digitais baseadas na recolha de dados em tempo real, como a manutenção preditiva, permitem obter vantagens competitivas e uma gestão mais eficiente.

Saber Mais

MaaS: Portugal inova em matéria de mobilidade

MaaS é um conceito que veio para ficar e promete transformar a vida nas cidades. Portugal é um dos países que mais está em foco nesta área

Saber Mais