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Autorola: A revolução do big data no mercado de carros usados

Tecnologia

Uma forma de obter os dados do mercado de usados em tempo real

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Alguma vez se deparou com a dificuldade em avaliar o preço de um veículo usado de forma justa e precisa? Não é uma tarefa fácil, principalmente se, para isso, decidir embarcar na hercúlea missão de consultar o vasto leque de fabricantes, concessionários, comerciantes de usados ou leiloeiras tradicionais. Mas, na verdade, todo este processo demorado pode, hoje, ser substituído por um pequeno número de cliques. Apoiada nas potencialidades oferecidas pela gestão inteligente do big data, a Autorola disponibiliza uma solução inovadora que facilita e agiliza a tarefa de encontrar o valor de mercado de um determinado modelo.

 

 

A solução inovadora da Autorola

 

Enquanto pioneira no setor dos leilões online de veículos, a Autorola lançou o seu primeiro leilão digital em 2001, na Dinamarca. Passados quase 20 anos, assume-se como líder em remarketing online de veículos e soluções tecnológicas para a gestão profissional de automóveis usados e frotas, servindo mais de 70.000 compradores profissionais e marcando presença em 31 países espalhados pela Europa, América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico.

 

Na linha do espírito de inovação que lhe está na génese, a Autorola estabeleceu uma parceria com a TIPS 4Y para desenvolver uma solução revolucionária, assente na utilização do big data, que ajuda os profissionais relacionados com o comércio de carros usados a encontrar, com a máxima celeridade e eficácia, o valor médio de mercado de um dado modelo.

 

Destinada a gestores de frota, empresas de leasing e financiamento, revendedores de carros usados, seguradoras ou concessionários, esta solução faz uso do serviço de pesquisa por matrícula da TIPS 4Y para identificar e classificar, com um elevado nível de exatidão, as viaturas procuradas. Depois da pesquisa realizada na base de dados de registos de matrículas, a plataforma da Autorola recorre à inteligência artificial para recolher, processar e analisar os dados de todos os veículos publicados em websites de classificados, de fabricantes, de concessionários e de comerciantes de usados. Desta forma, consegue devolver, em poucos segundos, uma estimativa em tempo real do preço médio no mercado de uma determinada viatura usada, tendo em conta um conjunto de critérios como o modelo, a marca, o motor, o ano, o número de quilómetros ou o equipamento, por exemplo.

 

 

A importância do big data

 

Segundo Miguel Vassalo, Country Director da Autorola, “ao processar e analisar uma esmagadora quantidade de dados do mercado de usados em tempo real, a Autorola tem a capacidade de fornecer informação valiosa sobre a oferta e procura, assim como preços de mercado para todos os profissionais da indústria (fabricantes, concessionários, comerciantes independentes, bancos, gestores de frota e rent-a-cars, entre outros)”. Comprova-se, assim, que a utilização do big data é crucial num momento em que os profissionais querem tomar decisões bem fundamentadas e sem margem para imprecisões: “Na realidade, é como se tivéssemos todo o mercado de usados ligado a uma espécie de máquina de eletrocardiograma, a medir os seus sinais vitais”.

 

No evento World Shopper Conference, Sandra Sequerra, Business Unit Manager da Autorola, sublinhou a ideia de que o big data permitiu à empresa injetar inteligência em todos os seus sistemas. “Na leiloeira, por exemplo, permite-nos saber que carros vender, a quem e quando”, explicou, acrescentando que “a utilização de dados é poderosíssima na gestão de todos os processos”. Na ótica da gestora, a utilização inteligente dos dados é uma proposta de valor importante no seio de um mercado que, cada vez mais, exige que os processos se tornem digitais, ágeis, rápidos e fiáveis.

 

A conclusão de Sandra Sequerra é clara: “O big data e a utilização de dados vai revolucionar a forma como se compra e vende carros, pelo facto de as decisões terem deixado de ser meramente intuitivas, para passarem a ser baseadas em dados”.

 

 

Veja a participação da Business Unit Manager da Autorola, Sandra Sequerra:

 

Tecnologia . 24 jun. 2019

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