Bosch: A tecnologia das peças automóveis aliada ao futuro da mobilidade

A Bosch é um player ativo no futuro das smart cities
A Bosch é uma marca sobejamente conhecida que, quase de imediato, associamos ao setor do pós-venda automóvel. Menos imediato seria associarmos a Bosch a soluções de mobilidade direcionadas para as cidades do futuro. Mas é este o caminho que a marca está a traçar, contribuindo ativamente para a qualidade de vida nos espaços urbanos numa visão de longo prazo, onde a conectividade e os dados auto assumem extraordinária importância.
A marca alemã tem como objetivo tornar a mobilidade mais livre, sustentável, segura e fascinante, apostando em soluções personalizadas, automatizadas, conectadas e eletrificadas. Em Portugal, o trabalho está a ser feito em parceria com a Universidade do Minho, numa aposta que se estende a várias geografias onde a marca está presente e com a colaboração de uma grande diversidade de parceiros.
O futuro da mobilidade com assinatura Bosch e Universidade do Minho
A parceria entre a Bosch e a Universidade do Minho pretende desafiar os limites da inovação. O projeto começou em 2013 e está focado no desenvolvimento de novos produtos e soluções avançadas de produção do carro do futuro, assim como na relação Homem-Máquina. Esta parceria está já a entrar na terceira fase, sendo que as duas primeiras foram concluídas com enorme sucesso.
As inovações que resultaram das primeiras fases do projeto focaram-se em tecnologia que proporciona uma mobilidade sem acidentes, emissões ou stress, e uma maior eficiência nos processos de produção.
Para a terceira fase a aposta centra-se no desenvolvimento de tecnologias essenciais para que os veículos sejam capazes de detetar o ambiente envolvente e utilizar a inteligência artificial para tomar decisões inteligentes.
A importância desta parceria revela-se na aplicabilidade que as soluções tecnológicas já estão a ter, por exemplo, no desenvolvimento de sensores que permitem determinar a posição exata de um veículo. O sistema de estacionamento autónomo concebido pela Daimler e pela Bosch, no parque de estacionamento do Museu da Mercedes-Benz, é um exemplo prático da importância da tecnologia desenvolvida em Braga.
Dê-nos a sua opinião
Aposta na inovação e tecnologia para a vida
Imagine utilizar uma APP do seu smartphone em vez da chave do veículo, ser guiado por um mapa de estacionamento digital para não perder tempo à procura de um lugar ou beneficiar de serviços que lhe permitem uma mobilidade eficiente nas cidades, sem precisar de carro.
A Bosch está empenhada em se posicionar como parceiro estratégico num mundo conectado e ser um player ativo na construção de smart cities, onde será possível melhorar a qualidade de vida, por questões ambientais, de segurança ou mesmo de conveniência, pela simples redução de stress.
Tal como refere Paulo Ferreira, Bosch’s VP Project Management Cross Selling, a Bosch quer contribuir para que as cidades aprendam a pensar. Na Califórnia, instalaram iluminação pública que só fica ativa quando necessário. Com 5.000 luzes da rua, esta inovação permite poupar à cidade até sete milhões de euros em 15 anos.
Subscreva o Blog Tips 4Y
Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.
Artigos Relacionados
Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas
O módulo de planeamento do DataDrive é altamente inovador para a gestão oficinal que pretende diferenciar-se pela excelência do serviço e produtividade da operação.
Saber MaisComo o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel
Um mindset orientado para a digitalização é um precioso aliado da mudança
Saber Mais