Impacto da telemática na redução dos custos das empresas

Tecnologia

Um futuro cada vez mais baseado na manutenção preditiva e análise de dados auto

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Imagine que está a conduzir o seu carro, acende uma luz de alerta e é de imediato contactado pela sua oficina que o alerta para a necessidade de substituir uma determinada peça. Minutos depois da chamada, recebe um email com o orçamento, as datas possíveis para reparação do veículo, o tempo de imobilização e um serviço Uber associado para garantir uma solução de mobilidade. Parece o cenário ideal, mas ainda irreal para um particular.

 

No entanto,  a manutenção preditiva já é uma realidade em muitas gestoras de frota, graças às soluções de dados auto, baseadas na telemática. Um excelente caso de sucesso é a startup portuguesa Stratio Automotive, que desenvolveu para os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) um dispositivo plug-in instalado em cada autocarro da frota, permitindo prever e antecipar problemas mecânicos através de uma análise constante e em tempo real dos dados gerados pelos sensores dos veículos.

 

A solução tecnológica, baseada em telemática, teve o impacto desejado e permitiu aos SMTUC obter uma poupança direta sobre custos de manutenção e de combustível superior a 70 mil euros, assim como uma redução de 350 horas no tempo de imobilização das suas viaturas.

 

 

Benefícios da telemática na redução dos custos das empresas

 

A telemática, aliada a soluções de dados auto, traduz-se em inúmeros benefícios e ganhos para as empresas. Na análise preditiva, isso é possível graças aos algoritmos de inteligência artificial que estão conectados a todos os sensores dos veículos e são capazes de analisar constantemente os dados recolhidos. A partir daí, é possível encontrar um padrão normal de comportamento de cada sistema e agir de forma preditiva sempre que existe um desvio desse padrão.

 

Os benefícios são óbvios para as empresas e um dos grandes argumentos para a utilização destes sistemas está na redução de recursos, com impacto na poupança com combustível e manutenção. Mas esta tecnologia também pode ajudar indiretamente ao dar indicações sobre a condução dos motoristas. Uma condução agressiva causa maior desgaste nos veículos e aumenta o consumo de combustível, enquanto uma condução mais segura e suave pode ajudar a reduzir o número de acidentes e a minimizar o Custo de Utilização da Viatura (TCO).

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Telemática melhora produtividade e qualidade do serviço das empresas

 

Os ganhos da telemática não se ficam apenas pela redução direta de custos. As empresas que utilizam soluções tecnológicas baseadas em telemática também apresentam melhorias na produtividade, na eficiência e na qualidade do serviço prestado aos clientes.

 

A telemática 4.0 e a inteligência artificial associadas a soluções de dados auto assumem uma enorme importância com grande potencial no futuro da manutenção automóvel. É uma relação win win que beneficia todos os interlocutores na cadeia do pós-venda automóvel e que se baseia em maior transparência e na capacidade de tomar melhores decisões com base em informação antecipada.

 

Um exemplo claro é o custo de imobilização! A notificação antecipada de um problema mecânico permite que a manutenção seja planeada e os custos de reparação previstos, evitando que o veículo fique parado e prejudique as operações diárias. Outra vantagem é providenciar antecipadamente as peças necessárias à reparação, resolvendo um enorme custo logístico que traz benefícios para o cliente final em termos de valor e prazo de entrega.

 

A telemática aplicada ao universo das empresas com frotas mostra como a recolha de dados auto é um instrumento fundamental para garantir a eficiência na gestão dos negócios. As empresas ganham em diversas frentes, entre as quais na redução dos custos, no aumento da produtividade e na qualidade dos serviços prestados ao cliente.

 

Tecnologia . 04 mar. 2019

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