O carro elétrico em Portugal

Tecnologia

5% das novas matrículas de ligeiros já são referentes a carros eletrificados

Saber Mais

Não há conversa sobre o mercado automóvel onde a temática do carro elétrico não surja como elemento de discussão sobre o presente e futuro da mobilidade. Há benefícios fiscais, maior consciência ambiental, maior oferta das marcas e autonomias mais interessantes. E, num momento em que todos os construtores automóveis parecem querer responder ao verdadeiro fenómeno da norte-americana Tesla, há que perceber como tem evoluído o mercado automóvel nacional com foco justamente no carro elétrico.

 

 

Carros elétricos - quantos circulam em Portugal?

 

De acordo com as matrículas atribuídas de Janeiro a Setembro deste ano, apurámos um total de 237.063 novas matrículas de veículos ligeiros em Portugal, das quais 12.664 são de carros eletrificados: 3.206 puramente elétricos e 9.458 híbridos. Assim, nos primeiros 9 meses deste ano, 5% das novas matrículas de ligeiros já são referentes a carros eletrificados.

 

Num parque automóvel de 6 milhões, dos quais 5,9 são ligeiros (passageiros e comerciais), em 2017 circulavam 5.774 carros elétricos em Portugal, com base nos dados da ACAP. Embora a combinação de todos os modelos híbridos e elétricos represente pouco mais do que 0,1% na fatia dos ligeiros que circulam em Portugal, este é apenas o início de uma nova era onde se terão de ultrapassar obstáculos como o preço ainda elevado dos carros elétricos e uma rede de abastecimento ainda reduzida. Mas o facto é que nos primeiros 9 meses deste ano os portugueses já registaram mais matrículas de carros elétricos que em todo o ano de 2017.

Dê-nos a sua opinião

 

 

Os Portugueses preferem Tesla ou Renault?

 

Se é verdade que a Tesla com o seu marketing muito bem feito é a marca que anda na boca de toda a gente, também é verdade que a realidade nacional mostra que o Top3 de modelos de carro elétrico mais vendido desde 2013 até setembro de 2018 é dominado pela Aliança Renault-Nissan!

 

As preferências dos portugueses estão praticamente alinhadas entre o citadino Renault Zoe, com 2.061 matrículas e o compacto Nissan Leaf com 2.052 carros matriculados no mesmo período.

O representante premium BMW i3 consegue alcançar 788 carros matriculados, mais do dobro do mais vendido Tesla Model S (com 354 matrículas).

 

Com as preocupações ambientais a crescer e com alguns construtores a anunciarem o abandono de motorizações Diesel, os carros elétricos, ou híbridos, continuarão a subir as suas vendas nos próximos anos em Portugal. É uma oportunidade para todos os negócios relacionados com o automóvel, na medida em que a quota é ainda reduzida mas o crescimento é exponencial e o futuro da mobilidade passa seguramente por aqui.

 

FONTES:

» Dados Vendas de Veículos Automóveis em Portugal  – ACAP

» Informação sobre os Dados das Matrículas em Portugal – TIPS 4Y, Lda

Matrículas de Carros

 

 

Tecnologia . 16 nov. 2018

Subscreva o Blog Tips 4Y

Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.

Artigos Relacionados

Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

O módulo de planeamento do DataDrive é altamente inovador para a gestão oficinal que pretende diferenciar-se pela excelência do serviço e produtividade da operação.

Saber Mais

Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

Um mindset orientado para a digitalização é um precioso aliado da mudança

Saber Mais

Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

Consultar (sem erros) a matrícula da viatura torna-se cada vez mais relevante na gestão oficinal.

Saber Mais