Rota pela região vinícola de Palmela com o Suzuki S-Cross
Percurso
Agosto / Setembro
Distância total1 Dia / 66km
Pontos de InteresseMarateca, KIP, Quinta do Anjo, Estrada de Vale de Barris, Adega Cooperativa de Palmela, Castelo de Palmela
Grau de dificuldadeFácil
Um roteiro de viagem por Palmela, com paisagens e recantos incríveis, onde as experiências de prova de vinhos na Adega Cooperativa de Palmela só têm comparação nas deliciosas degustações de queijos tradicionais da região. Nesta rota as estradas antigas com troços por vezes em mau estado são caminhos perfeitos para descobrir com o Suzuki S-Cross 1.4T GLX 4WD, um SUV capaz de o levar à aventura como um todo-o-terreno o sabe fazer mas com as comodidades que nos proporciona um crossover.
Da calma do Rio Sado às emoções dos karts
A nossa proposta de rota inicia-se na Marateca, pois este é um ponto de fácil entrada no concelho de Palmela, e utilize o nó de saída da A2 quer se desloque de norte para sul ou vice-versa. Esta região é o limite sul do concelho e é aquela que lhe permite visitar a Reserva Natural do Estuário do Rio Sado, onde poderá admirar as áreas de sapal, salinas, piscicultura, arrozais e ainda conhecer o sobreiro “Assobiador”, classificado como árvore de interesse público na Aldeia do Sobreiro, antes de visitar a estação ferroviária centenária situada no Poceirão.
O Suzuki S-Cross 1.4T GLX 4WD conta com uma motorização turbo de injeção direta (tecnologia BoosterJet) com 140 cavalos de potência, alcança os 200 km/h de velocidade máxima e efetua um arranque dos 0 aos 100 km/H em 10,2 segundos. Ainda assim, não é certo que o irão deixar entrar para a pista do KIP onde se poderá divertir, isso sim, com umas voltas ao circuito, mas ao volante de um kart.
No Mercado Caramelo com pão caseiro e queijo de Azeitão
Depois das emoções do karting é tempo de rumar ao Pinhal Novo, onde em maio se realiza o Mercado Caramelo que representa com grande fidelidade as gentes e costumes da terra. Caso tenha seguido a nossa sugestão de fazer a rota no final do verão (época das vindimas) então acelere em direção à Quinta do Anjo, e, depois de encher a ampla bagageira com produtos regionais, como o queijo de azeitão entre outros, aproveite as boas estradas existentes para verificar que ainda consegue bons consumos combinados de 7,3 l/100 km (na norma de consumo WLTP) com um excelente e marcante conforto, mesmo com pneus 215/55 R17.
Dê-nos a sua opinião
Aventura de condução na Serra do Louro e Vale de Barris
À sua frente em direção a Palmela já avista o castelo, mas é por uma apertada curva à direita na primeira rotunda que terá que prosseguir a viagem. Chegado a esta etapa, esperam-no troços de estrada íngremes e com registos muito interessantes e retorcidos, locais que merecem atenção redobrada devido ao mau piso. Alguns dos moinhos característicos têm regime de alojamento local e, embora apenas acessíveis por estradas de terra, valem a pena visitar. Seguindo pela Estrada de Vale de Barris pode deparar-se com o esplendor da Serra do Louro em direção à Quinta de São Paulo. Aqui poderá pôr à prova o sistema 4WD AllGrip do Suzuki S-Cross e desfrutar de momentos de grande evasão e aventura.
Prova de vinhos na Adega Cooperativa de Palmela
Antes de parar deve certificar-se de quem será o condutor após a próxima experiência. Chegando à Adega Cooperativa de Palmela, realize uma visita à adega e à loja, onde terminará com uma prova de vinhos.
Fundada em 1955 a Adega Cooperativa de Palmela, conta com cerca de 300 associados, explorações que cobrem cerca de 1000 hectares e é um dos principais pólos de desenvolvimento agrícola do concelho, tendo a sua principal zona vitícola nas planícies arenosas. Atualmente tem uma capacidade de produção na ordem dos 10 milhões de litros, estando 75% dedicados a vinho tinto, 15% a vinho branco e 10% a moscatel.
É responsável pela produção das marcas Pedras Negras (vinho de mesa, vinho licoroso abafado, aguardente bagaceira e bagaceira envelhecida), Vale dos Barris (vinho regional da Península de Setúbal branco tinto e rosé), Adega de Palmela (DO branco, tinto e tinto Reserva), Adega de Palmela (DO Vinho Generoso Moscatel) e Palma (aguardente vínica velha).
Castelo de Palmela e Festa das Vindimas
Com a temperatura a aumentar e a vontade crescente da próxima paragem para abrir a garrafa que certamente leva na bagageira, a última parte do roteiro proposto termina no Castelo de Palmela. Para além de apreciar este monumento de estilo gótico, pode ainda visitar a Igreja de Santiago, o museu municipal, as ruínas da Igreja de Sta. Maria (em cuja sacristia está instalado o Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago), passando ainda pelo Posto de Turismo e desbravando lojas de artesanato e produtos regionais.
Caso decida prolongar o seu passio noite dentro, conseguirá restaurar energias numa Pousada histórica para continuar no dia seguinte com uma jornada inteiramente a pé na Festa das Vindimas.
LINKS ÚTEIS
Prova de Vinho na Adega Cooperativa de Palmela
Uma estadia diferente, no Moinho de S. Pedro
Marque a sua visita guiada ao Castelo de Palmela
Saiba mais sobre o Suzuki S-Cross
Subscreva o Blog Tips 4Y
Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.
Artigos Relacionados
Rota ao volante do SUV Opel Grandland X para descobrir sete países em sete dias
Sudeste europeu e Costa Adriática, ao volante de um Opel Grandland X descobrindo sete países em sete dias
Saber MaisRota ao volante do novo Suzuky Jimny à descoberta do Estuário do Sado
Disfrute de uma fantástica rota de carro, com percurso todo-o-terreno e visita a pontos históricos importantes de fauna e flora, da Reserva Natural do Estuário do Sado
Saber Mais