Rota ao volante do novo Suzuky Jimny à descoberta do Estuário do Sado

Viagens

Percurso

Centro de Observação de Aves APSS, Setubal

Moinho de Mares da Mourisca, Setubal

Estr. do Zambujal, Setubal

Herdade do Pinheiro, Setubal

Feitoria de Abul, Santa Maria do Castelo

Batalha, Setubal

Cais Palafítico da Carrasqueira, Comporta

Ruínas Romanas de Troia, Tróia

Melhor Época

Novembro a Março

Distância total

1 Dia / 136 km

Pontos de Interesse

Mitrena, Moinho da Maré da Mourisca, Herdade do Pinheiro, Feitoria de Abul, Salinas da Batalha, Cais Palafítico, Ruínas Romanas

Grau de dificuldade

Médio

suzuki jimny estuario do sado 1
suzuki jimny estuario do sado 2
suzuki jimny estuario do sado 3
suzuki jimny estuario do sado 4
suzuki jimny estuario do sado 5

Saber Mais

Roteiro de viagem em Suzuki Jimny pelo Estuário do Sado

 

Um roteiro de viagem pela deslumbrante paisagem da Reserva Natural do Estuário do Sado, ao volante do pequeno e ágil Suzuki Jimny. Descubra vestígios de antigas civilizações romanas, aprenda como os nativos utilizavam a água, observe as embarcações antigas e os cais de onde, ainda hoje, partem para a faina os pescadores locais, encantando-se, ao mesmo tempo, com espécies únicas de aves e flora.

 

O Suzuki Jimny é um pequeno jipe todo-o-terreno, mas é grande herdeiro de uma longa tradição da marca nipónica. Mais robusto do que as suas dimensões podem deixar transparecer, o Jimny possui tração integral AllGrip 4x4, caixa de redutoras e um motor 1.5 litros de capacidade com 102 cavalos de potência e 136 Nm de binário, o que, aliado a um baixo peso, lhe permite desenvencilhar muito bem em todas as situações.

 

 

Observação de aves e caminhos todo-o-terreno, em areia, para testar as suas habilidades

 

Antes de programar a sua viagem pela Reserva Natural do Estuário do Sado há que desmistificar a ideia de que o melhor é programar este tipo de passeio no quente do verão. Para essa altura, programe isso sim, apenas uns bons banhos de rio ou mar e corpo estendido na praia ao sol, porque, com calor, muitas lagoas estarão mais secas, as aves não andarão muito ativas, e a confusão de turistas não lhe permitiria desfrutar da paz e beleza dos locais que iremos sugerir. Ainda assim, observe a meteorologia e, obviamente, não escolha um dia de chuva. Vai ver que um bom pôr-de-sol de Outono será o tónico que verdadeiramente estava a precisar.

 

O primeiro ponto do início desta rota de carro é de fácil acesso: chegando a Setúbal pela AE12 e saindo diretamente para a estrada variante industrial (está identificada), logo após as portagens, basta seguir as setas que indicam Mitrena/Zona fabril. O final dessa estrada de alcatrão, por entre as empresas de celulose e de várias atividades marítimas, coloca-o junto ao Centro de Observação de Aves da Administração do Portos de Sesimbra e Setúbal.

 

Já percebeu que se acabou o alcatrão, então poderá aventurar-se em trilhos de areia para continuar a observar as aves, ver as antigas explorações de ostras que se realizavam nesta zona e muito mais. É aqui que o Suzuki Jimny mostra que será um excelente companheiro de aventura para a sua jornada. As suas reduzidas dimensões (3,48m de comprimento por 1,64m de largura), permitem aventurar-se mesmo nos trilhos mais pequenos e a sua capacidade de tração AllGrip vai impressioná-lo. Tenha cuidado para não entrar em zonas de acesso privado e apenas manter-se em trilhos já marcados.

Dê-nos a sua opinião

 

 

Visita ao Moinho de Maré na Mourisca e lição de história e conservação

 

A chegada ao Moinho da Maré da Mourisca, também obriga a conduzir numa pequena estrada em terra, com bom piso, mas a pedir atenção pois é frequente a passagem de animais. Situado numa zona que acentua a biodiversidade de aves - que já podemos observar na zona da Mitrena - também aqui há postos de madeira especificamente construídos sobre as antigas salinas, para poder observar as espécies de aves que aqui nidificam. Os densos montados de sobreiro, caniçais, sapais, salinas e canais de água vão apaixoná-lo.

 

O pequeno Suzuki Jimny apresenta-se apenas com quatro lugares e uma bagageira que pode chegar aos 830 litros de capacidade com dois bancos rebatidos e a zona de carga é muito funcional. Nesta geração pode vir equipado com sistemas de info-entretenimento e auxílio à condução.

 

 

A Herdade do Pinheiro, os cavalos lusitanos e inúmeras atividades

 

O acesso à Herdade do Pinheiro, em estradas de terra batida, só é permitido, após contacto para visita, já que entra em terras privadas. Mas vale a pena visitar e planear um par de horas neste magnífico local, onde para além de cavalos lusitanos, poderá tomar contacto com a história e tradição secular.

 

Uns poucos quilómetros mais à frente, irá se deparar com Monte Novo – Palma, uma pequena aldeia típica onde os poucos habitantes lhe deverão acenar. Passe devagar, porque aqui o tempo não corre nos ponteiros do relógio e, aproveite para se certificar que está na estrada correta que o levará às ruínas da Feitoria de Abul. Depois terá que voltar atrás, apanhar de novo a antiga estrada nacional que o fará conduzir em torno de Álcacer do Sal e colocá-lo na rota que o levará à península de Tróia.

 

 

Final da rota de carro pela reserva natural com vestígios romanos para descobrir

 

A nossa sugestão indica que pode fazer esta rota de carro em apenas um dia. Mas se quiser aproveitar um fim-de-semana, desfrutando de uma paisagem serena e revigorante, pode parar na Herdade da Barrosinha (onde pode apenas almoçar ou jantar). Se não for o caso, mantenha a rota sugerida e pare para observar as salinas da Batalha, o maior conjunto de exploração histórica da região e os fornos do Bugio, acessíveis apenas a pé (conjunto de 25 fornos romanos, relativamente bem conservados).

 

O Suzuki Jimny possui para-choques otimizados para o todo-o-terreno e todo o seu desenho foi pensado para a aventura. O interior tem o essencial e já conta com ecrã tátil de 7 polegadas multifunções. Os consumos situam-se nos 7,5 litros/100 km.

 

A estrada da Comporta leva-o à parte final da sua jornada. A próxima paragem é no impressionante Cais Palafítico da Carrasqueira, um local de rara beleza que deve evitar visitar no verão. O seu Suzuki Jimny permitirá que estacione já em zona de areia, porque não terá dificuldade em sair daí.

 

Em direção a Tróia o desvio para as ruínas romanas indica o ponto final desta rota. O regresso obriga a voltar atrás até ao ponto onde pode apanhar o ferryboat, na Comporta, em direção a Setúbal ou dar a volta por Alcácer do Sal. A outra opção é ficar num dos inúmeros hotéis ao longo da Herdade da Comporta.

 

 

 

 

Links úteis

Aprecie a diversidade de aves que o Estuário do Sado tem para oferecer

Planeie a sua visita à bonita Herdade do Pinheiro

Aproveite uma pausa na Herdade da Barrosinha e delicie-se com uma magnífica refeição

Repouse no conforto e beleza da Herdade da Comporta

Alugue uma casa tradicional da Comporta

Marque aqui a sua viagem de regresso a bordo do Ferry na Comporta

Conheça melhor as novidades do Suzuki Jimny

 

 

 

Viagens . 29 nov. 2019

Subscreva o Blog Tips 4Y

Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.

suzuki jimny estuario do sado 1
suzuki jimny estuario do sado 2
suzuki jimny estuario do sado 3
suzuki jimny estuario do sado 4
suzuki jimny estuario do sado 5

Artigos Relacionados

Rota ao volante do SUV Opel Grandland X para descobrir sete países em sete dias

Sudeste europeu e Costa Adriática, ao volante de um Opel Grandland X descobrindo sete países em sete dias

Saber Mais

Rota ao volante do novo Renault Clio à descoberta do Medronho do Algarve

A mais bela rota de carro pela região do genuíno Medronho do Algarve

Saber Mais

Rota de carro pela Transilvânia em BMW Série 4 Coupé

Uma viagem de carro pela Transilvânia, com passagem pelo Castelo do Conde Drácula, ao volante do BMW Série 4 Coupé

Saber Mais