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Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

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As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol – Cetraa, Conepa, Ganvam, Faconauto e Fagenauto – reuniram-se no final de 2021 com o objectivo de analisar o impacto da transformação digital e das novas tendências de mobilidade para a oficina do futuro.

 

Pela proximidade deste mercado ao Português, e em particular para o sector pós-venda automóvel, a Tips4y considera muito relevante partilhar as principais conclusões desta iniciativa, pelo facto de poder constituir um exemplo muito oportuno para as oficinas e restantes profissionais no mercado nacional que equacionam avançar na digitalização dos seus negócios.

 

 

Principais conclusões deste encontro

 

Todas as associações registaram aspectos muito positivos e estimulantes em resposta ao futuro do sector, traduzidos nas seguintes vantagens por parte das oficinas em fase avançada da sua digitalização:

 

• Aumento de 20% nas vendas da oficina;

 

• Aumento de 25% das entradas em oficina com suporte de CRM;

 

• Aumento de produtividade em 45 minutos/dia por técnico (“produtivo”);

 

• Redução de 90% no nível de reclamações.

 

A juntar a esta performance, há ainda a registar o controlo documental a 100% (evitando a perda de informação e dados) em processos completamente desmaterializados.

 

 

 

A oficina, como empresa que é, tem de se adaptar, saber gerir bem, digitalizar-se, formar-se e informar-se.

Ana Ávila  |  Secretária-Geral da Cetraa (Confederação Espanhola de Oficinas de Reparação)

 

 

 

Ainda segundo esta responsável: "A digitalização é uma oportunidade de negócio para que a ligação oficina-utilizador seja mais próxima."

."

 

De acordo com a visão das associações espanholas, as oficinas não têm que perder o seu nicho de mercado. Ao invés, terão que ter a capacidade de chegar aos clientes adaptando-se aos desafios sem receios.

 

 

 

Não sabemos como serão os carros que iremos reparar daqui a dez anos. Temos que nos mover com cautela, mas com uma atitude aberta ao que está por vir, que será aquilo que os clientes nos irão trazer. Isso transformará profundamente os nossos negócios.

Nuria Álvarez  |  Directora de Relações Institucionais e Comunicação da Conepa

 

 

 

Outras conclusões fundamentais que resultaram deste encontro:

 

• O sector pós-venda encontra-se num momento de recuperação e transformação ao qual deverá haver atenção às diferentes disrupções que ocorrem no setor;

 

• O veículo conectado obriga à mudança de um modelo tradicional reactivo de recepção de viaturas para um modelo proactivo de manutenção preditiva. Neste sentido, a digitalização representa um investimento necessário como forma de garantir a rentabilidade futura do negócio;

 

• É critica a alteração de paradigma: Em vez de esperar que os clientes cheguem à oficina, será esta a aproximar o pós-venda junto dos clientes e das suas casas

 


 

 

Outras iniciativas em curso

 

Damos a conhecer em particular o programa de aceleração da CETRAA (Confederação Espanhola de Oficinas de Reparação e Afins) subordinado ao tema “Digitalize a sua oficina para crescer” que inclui um portfolio integrado de serviços digitais:

 

1. Criação de website (presença digital primária)

2. Técnicas de SEO (motores de pesquisa)

3. Criação de perfil  Google My Business

4. Presença em redes sociais

5. Activação de Anúncios em plataformas digitais

6. Criação de conta WhatsApp Business

7. Subsídios à digitalização (fundos públicos)

 

 

 

 

Paralelamente a este programa, a CETRAA encontra-se a realizar um questionário direccionado à presença digital.

 

Crédito imagem: CETRAA

 


 

 

Motortec Madrid 2022

 

Um dos eventos de referência do pós-venda Ibérico e internacional voltou a ter lugar este ano com uma visão fortemente orientada para a digitalização deste sector em 4 vertentes:

 

• A própria digitalização do pós-venda a nível global;

 

• A digitalização da oficina e a relação com clientes e fornecedores;

 

• Evangelizar a mensagem que as oficinas digitalizadas são mais eficientes e rentáveis; ​​

 

• Promover soluções para que as oficinas se adaptem à nova realidade digital.

 

Toda esta visão do mercado Espanhol sobre o tema da digitalização reflecte um processo actual e irreversível, sobre o qual as oficinas devem compreender o número de vantagens que ela traz em eficácia e eficiência para os seus negócios.

 

Para os mais resistentes, a mensagem que fica é muito clara:

 

 

 

A digitalização não é uma opção. É um passo obrigatório.

Montse Martínez Campo  |  Directora Comercial de Faconauto (Federação das Associações de Concessionários Automóvel)

 

 

 

 

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NOTÍCIAS . 16 mar. 2022

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