A TIPS 4Y utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. O que são cookies

ACEITAR COOKIES

Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

Tecnologia

Gestão eficaz com indicadores de performance

Saber Mais

A plataforma DataDrive integra num único ambiente um fluxo de ponta a ponta para a gestão oficinal, através de uma visão modular, desde a receção da viatura à orçamentação, encomenda de peças, agendamento de serviços e faturação.

 

 

Neste artigo iremos abordar a funcionalidade de PLANEAMENTO DE SERVIÇOS:

 

 

A funcionalidade de planeamento que o DataDrive oferece é altamente inovadora e fundamental para a gestão das oficinas que se pretendem diferenciar pela excelência de serviço e produtividade da sua operação.

 

Esta opção insere-se na estrutura de funcionalidades do DataDrive, organizada numa lógica de menus, e que corresponde à habitual sequência de processos na oficina.

 

 

 

 

A tarefa de planear cada serviço tem por base uma alocação eficiente do tempo, à equipa de técnicos oficinais (“Produtivos”) – algo complexo e muito desafiante de ser gerido com rigor sem uma solução inovadora, desenvolvida justamente com este propósito. 

 


 

 

Como Funciona o Planeamento no DataDrive?

 

Ao seleccionar “Planear Serviço” o utilizador acede à área de “Planeamento/Agendamento” onde poderá fazer a gestão da equipa em função da agenda diária de cada um dos “Produtivos”.

 

Nesta agenda poderão ser definidos todos os “tempos mortos” (por exemplo, ausências, férias, pausas) no sentido de ser contabilizado um total efectivo de horas úteis, passíveis de serem orçamentadas e distribuidas pela equipa, e com isso determinar o nível de produtividade real.

 

À medida que os orçamentos apresentados aos clientes forem aprovados, o gestor de oficina poderá fazer a sua alocação à equipa em qualquer instante e efectuar o agendamento observando o total de horas livres, sendo igualmente possível consultar o processo de cada viatura entre outras opções de análise.

 

 

 

A qualquer momento é possível de forma totalmente dinâmica analisar o status de cada viatura e intervir em tempo real no processo, atribuindo notificações específicas para o cliente ou efectuar pedidos de peças.

 


 

 

Que métricas estão disponíveis no planeamento?

 

A funcionalidade de planeamento no DataDrive disponibiliza um conjunto de métricas muito relevantes para a gestão oficinal, em virtude de proporcionarem, quer individualmente, quer numa perspectiva global, o nível de performance que resulta do trabalho agendado.

 

 

  • Horas orçamentadas: Informa em cada momento o tempo orçamentado face à capacidade horária total da equipa  

 

  • Horas livres: Informa a margem de tempo disponível para novos agendamentos face à capacidade horária total da equipa

 

  • Horas trabalhadas: Informa a cada momento o total de horas realizadas

 

  • Produtividade: Informa o rácio entre o total de horas trabalhadas e as horas disponíveis

 

  • Eficiência: Informa o rácio entre o total de horas orçamentadas e o total de horas trabalhadas

 

  • Valor orçamentado: Permite uma visão global da facturação a realizar em função dos orçamentos aprovados  

 


 

 

3 razões para aderir ao planeamento do DataDrive

 

Através da funcionalidade "Planear Serviço" são várias as vantagens competitivas para a oficina, destacando-se:

 

  1. A total digitalização do processo de agendamento, permitindo centralizar num único local toda a visão do plano de trabalho na oficina e eficiente gestão dos técnicos oficinais;

 

  2. A agilidade com que a oficina planeia o tempo e disponibilidade da equipa, integrada com outras funcionalidades como o orçamento, traz uma dinâmica difícil de alcançar com outro tipo de ferramenta;

 

  3.  A análise direta de diversos rácios com enorme valor para a gestão operacional da oficina permite impulsionar a produtividade e a excelência do serviço prestado.  

 

 

 

 

Saiba aqui porque a Tips4y acredita que o DataDrive será o padrão na gestão do negócio pós-venda automóvel e fique atento às próximas funcionalidades partilhadas.

 

Para que não perca estas e outras novidades sobre a Tips4y e o futuro do pós-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter e siga-nos no Linkedin.

 

Tecnologia . 16 mar. 2022

Subscreva o Blog Tips 4Y

Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.

Artigos Relacionados

Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

Um mindset orientado para a digitalização é um precioso aliado da mudança

Saber Mais

Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

Consultar (sem erros) a matrícula da viatura torna-se cada vez mais relevante na gestão oficinal.

Saber Mais

Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

Saber Mais