Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

Tecnologia

É crucial que nesta pandemia abracemos a transformação digital dos negócios, das pessoas e dos processos

Saber Mais

Os negócios de pós-venda automóvel têm estado em constante mutação e são poucas as indústrias que registam tantas mudanças como este setor. A conectividade, a eletrificação, as novas formas de mobilidade e a condução autónoma foram alguns dos conceitos introduzidos neste processo. 

 

Neste momento, assistimos a novos e profundos desafios provocados pela pandemia Covid-19. Perante isto, só as empresas que conseguirem ajustar-se e preparar melhor esta etapa poderão sair vencedoras no futuro. E a digitalização do pós-venda automóvel pode ser a solução ideal para se diferenciar dos seus concorrentes e enfrentar estas adversidades.

 

 

Os desafios enfrentados pelas empresas do pós-venda automóvel

 

As medidas de contenção implementadas pelo Governo e pelas autoridades de saúde estão a alterar a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade, devido às recomendações de ficar em casa e existir distanciamento social. Deste modo, os clientes do pós-venda automóvel mudaram também a sua forma de se relacionar com as marcas e com todos os players de mercado, incluindo as oficinas, as lojas de peças auto e os stands de automóveis.

 

Este contexto obriga a repensar os atuais modelos de negócios das empresas, tendo em conta que existe um aumento da utilização dos meios online, comprovado pelas operadoras. Ora, estes dados dão maior expressividade à aceleração da inovação tecnológica e à transformação do poder competitivo que já tem sido uma realidade, ainda que em menor escala, nos últimos anos.

 

Além disso, atualmente, um dos grandes desafios do mercado de pós-venda automóvel, em particular das oficinas de reparação, é o acesso aos clientes finais. Numa altura em que a escolha dos consumidores sofre cada vez mais influências, a maior ameaça enfrentada por estes negócios é não conseguirem construir relações e fidelizar os clientes.

 

Por estes motivos, torna-se crucial que as empresas de pós-venda automóvel abracem a digitalização, para responder à realidade atual e futura, realizando a transformação digital dos negócios, das pessoas e dos processos.

 

 

As oportunidades geradas pela digitalização no mercado automóvel

 

A digitalização está, de facto, a ganhar preponderância e a gerar inúmeras oportunidades ao pós-venda automóvel. Uma das grandes oportunidades é a simplificação dos processos e a aproximação dos negócios aos consumidores finais.

 

Por exemplo, a conectividade garante um pós-venda mais proativo do que reativo. Isto acontece porque a telemática permite monitorizar constantemente os veículos, detetar utilizações incorretas e antecipar as necessidades de reparação. Assim, torna-se possível propor novos serviços com base nos dados e minimizar o tempo de imobilização das viaturas.

 

No entanto, isto só é possível a partir de plataformas inteligentes, como os sistemas personalizados desenvolvidos pela Tips4y. Deste modo, é possível garantir a otimização do fluxo de trabalho e estabelecer relações de maior transparência com os clientes.

 

Através da digitalização, as oficinas de reparação automóvel e as lojas de peças auto podem enfrentar os desafios que estão a surgir neste setor e torná-los em oportunidades para se diferenciarem, ajustando-se às circunstâncias do mercado.

 


A Tips4y dispõe de uma equipa especializada para o ajudar no processo de transformação digital e a enfrentar os desafios impostos pelo Covid-19.

 

 

 

Tecnologia . 07 abr. 2020

Subscreva o Blog Tips 4Y

Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.

Artigos Relacionados

Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

O módulo de planeamento do DataDrive é altamente inovador para a gestão oficinal que pretende diferenciar-se pela excelência do serviço e produtividade da operação.

Saber Mais

Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

Um mindset orientado para a digitalização é um precioso aliado da mudança

Saber Mais

Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

Consultar (sem erros) a matrícula da viatura torna-se cada vez mais relevante na gestão oficinal.

Saber Mais