Digitalização no pós-venda espanhol

Tendências

  • abril 1, 2022
  • 11 MIN Leitura


  • As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol – Cetraa, Conepa, Ganvam, Faconauto e Fagenauto – reuniram-se no final de 2021 com o objetivo de analisar o impacto da transformação digital e das novas tendências de mobilidade para a oficina do futuro.

    Pela proximidade deste mercado ao Português, e em particular para o sector pós-venda automóvel, a Tips4y considera muito relevante partilhar as principais conclusões desta iniciativa, pelo facto de poder constituir um exemplo muito oportuno para as oficinas e restantes profissionais no mercado nacional que equacionam avançar na digitalização dos seus negócios.

    Digitalização no pós-venda espanhol

    Ganhos da digitalização automotiva espanhola


    Todas as associações registaram aspectos muito positivos e estimulantes
    em resposta ao futuro do sector, traduzidos nas seguintes vantagens por
    parte das oficinas em fase avançada da sua digitalização:

    • Aumento de 20% nas vendas da oficina;

    • Aumento de 25% das entradas em oficina com suporte de CRM;

    • Aumento de produtividade em 45 minutos/dia por técnico (“produtivo”);

    • Redução de 90% no nível de reclamações.


    A juntar a esta performance, há ainda a registar o controlo documental a 100% (evitando a perda de informação e dados) em processos completamente desmaterializados.

    Tal como refere Ana Ávila, Secretária-Geral da Cetraa, "A oficina, como empresa que é, tem de se adaptar, saber gerir bem, digitalizar-se, formar-se e informar-se. A digitalização é uma oportunidade de negócio para que a ligação oficina-utilizador seja mais próxima."

    De acordo com a visão das associações espanholas, as oficinas não têm que perder o seu nicho de mercado. Ao invés, terão que ter a capacidade de chegar aos clientes adaptando-se aos desafios sem receios.


    Outras conclusões fundamentais que resultaram deste encontro:

    • O sector pós-venda encontra-se num momento de recuperação e transformação ao qual deverá haver atenção às diferentes disrupções que ocorrem no setor;

    • O veículo conectado obriga à mudança de um modelo tradicional reativo de recepção de viaturas para um modelo proativo de manutenção preditiva. Neste sentido, a digitalização representa um investimento necessário como forma de garantir a rentabilidade futura do negócio;

    • É critica a alteração de paradigma: Em vez de esperar que os clientes cheguem à oficina, será esta a aproximar o pós-venda junto dos clientes e das suas casas.


    Digitalização no pós-venda espanhol

    Iniciativas em curso

    Iniciativas em curso

    Damos a conhecer em particular o programa de aceleração da CETRAA (Confederação Espanhola de Oficinas de Reparação e Afins) subordinado ao tema “Digitalize a sua oficina para crescer” que inclui um portfolio integrado de serviços digitais:

    • Criação de website (presença digital primária)

    • Técnicas de SEO (motores de pesquisa)

    • Criação de perfil Google My Business

    • Presença em redes sociais

    • Ativação de Anúncios em plataformas digitais

    • Criação de conta WhatsApp Business

    • Subsídios à digitalização (fundos públicos)


    Motortec Madrid 2022


    Um dos eventos de referência do pós-venda Ibérico e internacional voltou a ter lugar este ano com uma visão fortemente orientada para a digitalização deste sector em 4 vertentes:

    • A própria digitalização do pós-venda a nível global;

    • A digitalização da oficina e a relação com clientes e fornecedores;

    • Evangelizar a mensagem que as oficinas digitalizadas são mais eficientes e rentáveis;

    • Promover soluções para que as oficinas se adaptem à nova realidade digital.


    Toda esta visão do mercado Espanhol sobre o tema da digitalização reflete um processo atual e irreversível, sobre o qual as oficinas devem compreender o número de vantagens que ela traz em eficácia e eficiência para os seus negócios.

    Para os mais resistentes, a mensagem que fica é muito clara:



    "A digitalização não é uma opção. É um passo obrigatório."
    Montse Martínez Campo | Diretora Comercial da Federação das Associações de Concessionários Automóvel


    Toda esta visão do mercado Espanhol sobre o tema da digitalização reflete um processo atual e irreversível, sobre o qual as oficinas devem compreender o número de vantagens que ela traz em eficácia e eficiência para os seus negócios.


    Digitalização no pós-venda espanhol


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