O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

Têndencias

  • janeiro 25, 2023
  • 10 MIN Leitura
  • TIPS Talks com Dário Afonso | Managing Director da AutoCoach Management

    Dário Afonso é o nosso convidado para uma conversa muito oportuna sobre a gestão do negócio pós-venda automóvel: Que desafios estão a transformar este mercado? Quais as tendências que irão marcar o futuro? Quais as melhores práticas para ter sucesso nesse futuro?

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Mas antes, venha daí conhecer o Dário

    Mas antes, venha daí conhecer o Dário


    É um apaixonado pelo automóvel, o que influenciou o seu percurso profissional no mercado automóvel, tendo desenvolvido a sua carreira na área estratégica e comercial, como coacher, formador e consultor em estratégia de negócio, possuindo uma visão muito abrangente e consistente sobre a dinâmica deste mercado e do seu enquadramento na indústria automóvel global.

    Ver Entrevista Tipstalk

    1. Quais são os principais desafios transformadores para o futuro do Pós-venda?

    Fundamentalmente existem três grandes desafios:

    Tecnologia

    Tecnologia

    A tecnologia, em particular a eletrificação da mobilidade e a digitalização dos processos e modelos de negócio;

    Legislação

    Legislação

    A legislação, com enfoque para o novo MVBER e as imposições do Pacto Ecológico com metas ambiciosas até 2050;

    Pessoas

    Pessoas

    As pessoas, enquanto recursos humanos nas organizações e também como consumidores, que assumem hoje em dia uma postura de maior exigência nas experiências de consumo, a qual deve merecer uma atenção futura para a qualidade entregue na prestação do serviço de qualquer operador neste mercado.

    Estes desafios estão a moldar vários aspectos do mercado, quebrando tendências que emergiram antes da pandemia, como o carsharing que deixou de ter expressão em Lisboa, dando espaço para outros conceitos.

    Atualmente assistimos à migração do car-as-a-service para o mobility-as-a-service com soluções integradas, visando numa primeira fase um target mais jovem e urbano que não quer lidar com “barreiras” nas cidades, como o excesso de tráfego e a falta de estacionamento.

    Existem igualmente alternativas à aquisição da viatura, como o renting, leasing ou novas soluções de subscrição comparáveis ao modelo Netflix (“Netflix da mobilidade”): Pelo valor de um fee existem pacotes de serviços que podem ir dos transportes públicos ao uso de trotinetes ou dispor de uma viatura apenas para o fim de semana.



    2. E como é que as empresas se estão a preparar para enfrentar estes desafios?

    A prioridade máxima deve ser o foco nas Pessoas. Não será possível enfrentar qualquer tipo de desafio se não existirem as pessoas certas, motivadas e devidamente capacitadas.

    Os empresários e as chefias precisam de evoluir numa perspectiva alinhada com as mudanças que estão a ocorrer nos modelos de negócio, evitando a ilusão de poderem continuar a fazer o mesmo caminho de sucesso com as mesmas práticas – Não é possível replicar o sucesso em mercados que já não funcionam de acordo com os padrões que levaram a esse mesmo sucesso.



    3. O que pode ajudar a mudar mentalidades e comportamentos?

    Há uma mensagem importante para os mais experientes e todos aqueles que estiveram na criação das empresas: Dêem uma oportunidade a toda uma nova geração de gestores mais qualificados que está a entrar no sector, e que podem fazer a diferença pela sua diversidade de ideias e visão sobre o mercado.

    Apesar do mérito na primeira geração de empresários, há um benefício enorme nesta simbiose intergeracional – atualmente co-existem 4 gerações distintas no mercado empresarial – através da partilha de conhecimento e novas experiências.

    Esta deve ser a resposta a um dos principais drivers da mudança do sector: A entrada de novos players na distribuição de peças e oficinas, que vai obrigar a outras formas de pensar, fazer e decidir o negócio numa velocidade que vai contrariar a resistência à mudança.



    4. Conselho prático para as empresas e os profissionais adoptarem já em 2023?

    Fazer formação e adquirir conhecimento ganhando uma percepção rigorosa do contexto à nossa volta sobre as dinâmicas e alterações nos modelos de negócio, o impacto da economia circular e a força da digitalização.

    Esta prática vai permitir melhorar a Cultura de Gestão em todos os seus quadrantes, mas sobretudo na gestão dos colaboradores, escutando-os de acordo com a sua diversidade geracional.



    5. Que tendências estão a surgir que podem afetar a curto prazo o sector pós-venda?

    Existem 4 grandes tendências:

    • A consolidação do sector de distribuição de peças no mercado Ibérico após ter sido uma realidade nos últimos 10 anos noutros países europeus;

    • A passagem dos concessionários a agentes, que vai mudar o figurino atual nos próximos 2 a 3 anos, criando uma enorme expectativa em redor dos grandes grupos de retalho e sobre aquilo que os agentes vão fazer no sector pós-venda, onde existem várias oportunidades como fonte de fidelização do cliente, que passam totalmente ao lado do momento da compra da viatura (one shot selling). Esta fidelização pode potenciar um leque de novos negócios e serviços que não existem ainda;

    • A distribuição digital, cujo exemplo da Autodoc na venda de peças online é muito evidente: Estima alcançar 2 mil milhões de Euros em 2023, num peso equivalente a todo o sector aftermarket. O futuro do retalho será phygital (integração dos meios físico e digital) sendo por isso fundamental equacionar esta realidade para quem ainda está no retalho com uma mentalidade tradicional;

    • A qualificação técnica em todas as vertentes, inclusivé nas vendas, pela maior capacitação no uso da informação e de ferramentas de apoio à gestão.

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Outros Artigos

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN