5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

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  • setembro 26, 2022
  • 11 MIN Leitura
  • Num artigo recente, a Tips4y partilhou algumas soluções que ajudam os profissionais do pós-venda automóvel a minimizar os custos da inflação e com isso otimizarem as margens do negócio de acordo com esta nova realidade que talvez muitos nunca tenham vivido ou experienciado.

    No entanto, para além da inflação existem desafios constantes e recorrentes em qualquer atividade que causam sempre “dores de cabeça” a quem precisa de conduzir o seu negócio num ambiente competitivo e em fase de modernização, como é o caso do sector pós-venda independente.

    Destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio no atual contexto:

    1. Lidar com a concorrência
    1. Lidar com a concorrência

    Não coloque o seu foco na concorrência exclusivamente pelo preço, correndo o risco de desvalorizar outros atributos que permitam diferenciar o seu serviço dos concorrentes.

    As empresas que prestam serviços indiferenciados acabam por ser percepcionadas como meras "commodities" (entidades que fornecem água, gás, eletricidade ou até acesso à internet de uma forma completamente genérica).

    Transforme o seu serviço numa oferta de valor acrescentado com a plataforma DataDrive e seja competitivo por aquilo que vai marcar o futuro do sector pós-venda: a inovação, a digitalização e a experiência do serviço!

    2. Gerir a política de preços
    2. Gerir a política de preços

    Reforçando o ponto anterior, não utilize o "preço pelo preço" como único instrumento de venda representativo daquilo que tem para oferecer aos clientes – Não posicione o seu serviço apenas no “preço” mas numa solução global de vantagens integradas, sempre associada a benefícios concretos que ajudem os próprios clientes a preferir a sua empresa justamente pela conveniência desta solução.

    O DataDrive permite-lhe ser 100% transparente nos preços orçamentados e em linha com a folha de trabalho de um concessionário de origem, devidamente descriminada e de forma muito rápida. É uma solução que cultiva ao longo do tempo a confiança na relação pelo lado da qualidade do serviço e não apenas pelo custo.

    3. Minimizar o custo na devolução de peças
    3. Minimizar o custo na devolução de peças

    A devolução de peças é um desafio “crónico” deste sector mas é sempre possível inverter esta realidade e a Tips4y tem na sua experiência casos de sucesso, que permitiram reduzir este custo na ordem dos 30% através do Catálogo TecDoc.

    Embora as devoluções estejam legalmente enquadradas nas trocas comerciais, devem sempre existir desincentivos à sua ocorrência por desleixo ou má utilização dos meios de identificação através de políticas restritivas na aceitação das devoluções.

    Aposte na educação e pedagogia dos seus clientes através da comunicação e consistência destas regras, facilitando acima de tudo a correta identificação das peças e não prescindindo de serviços como a pesquisa por matrícula para uma exata identificação da viatura.

    4. Operar em modo eficiente
    4. Operar em modo eficiente

    As equipas de produção constituem um encargo permanente na margem do negócio, mas é possível ajustar este custo por forma a ser gerido como um investimento através de um excelente planeamento de recursos.

    O Módulo de Planeamento do DataDrive permite uma gestão eficaz da capacidade oficinal direcionando-a para as atividades mais produtivas nas área de manutenção e reparação, já que pode consultar o tempo livre sobre as horas ocupadas, bem como o valor dos orçamentos já aprovados e em curso e ainda tomar decisões em tempo real com base nos indicadores de performance registados em cada momento.

    5. Qualificação do serviço
    5. Qualificação do serviço

    A qualificação técnica é outro grande desafio do sector pós-venda e um “inimigo” constante do bom nível de serviço prestado.

    A par do esforço em promover a formação especializada nas suas equipas existem outras práticas no dia-a-dia que devem ser estimuladas, nomeadamente, eliminar o erro humano em processos que podem e devem ser suportados em tecnologia de gestão ou através de serviços de apoio especializado – Linha de Apoio Técnico à Reparação.

    Através do novo Portal TecRMI Online e apenas com introdução da matrícula ou KMs da viatura é possível aceder ao Plano de Manutenção mais adequado para a mesma com a máxima fiabilidade.

    Por regra, aplique sempre o uso da tecnologia na desmaterialização do papel e acima de tudo em tarefas onde a capacidade humana não consegue “competir” com a elevada eficácia das próprias ferramentas, estando estas devidamente configuradas e orientadas para a qualificação dos serviços.

    Todas estas “dores” têm solução: Fale conosco sobre o seu negócio!

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

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