O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

Têndencias

  • setembro 21, 2021
  • 12 MIN Leitura


  • TIPS Talks com Jorge Cancella de Abreu | Managing Partner da TeamUp

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para uma conversa muito inspiradora que contribui para uma visão muito atual na área da gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que novos desafios, tendências e ambições enfrentamos? E como as empresas se estão a preparar para esta nova era? Este é o tema do nosso Tips Talk.

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Mas antes, venha daí conhecer o Jorge

    Mas antes, venha daí conhecer o Jorge


    O nosso convidado deste Tips Talk dedicado à gestão das pessoas é Jorge Cancella de Abreu, Managing Partner da TeamUp com um percurso profissional que começou essencialmente na área comercial e acabou por convergir para a área das pessoas, onde o foco do trabalho que desenvolve e do propósito da sua empresa é essencialmente na área do desenvolvimento das pessoas, nas equipas e nas organizações. Hoje é consultor nesta área em muitas empresas, nomeadamente no setor automóvel.

    Ver entrevista tipstalk


    1. O que ambicionam as novas gerações? Que propósito que as move?

    As novas gerações é um desafio. São gerações que se habituaram a crescer a jogar. Nós nas empresas temos que perceber isso, que elas gostam de desafios, gostam de ser elas a participar. Ver o jogo dos outros pode ter algum interesse mas o gozo é serem elas a jogar e não gostam de estar sempre no mesmo nível porque gostam de ir passando de níveis. Quando estão algum tempo no mesmo nível isso deixa de ter interesse. E é verdade! Portanto andam à procura de outros desafios.



    2. A pandemia foi catalizadora desta mudança?

    Eu acho que simplesmente acelerou o processo, passando-se a valorizar a vida pessoal de cada um e as pessoas passaram a viver mais a parte familiar e a dar muito mais importância à família, à esfera pessoal.

    O tema da felicidade passou verdadeiramente a estar na ordem do dia. E muito bem! Até pelas razões económicas. Está estudado que uma pessoa feliz produz o triplo. E portanto há quem diga "eu prefiro uma pessoa feliz do que ter três infelizes". Para já produz muito mais do que as outras e gera muito melhor ambiente, portanto essa preocupação das empresas de como é que tu te sentes, como é que tu estás, qual é o equilíbrio que as pessoas têm, é fundamental.



    3. O que as empresas devem implementar como boas práticas?

    De referir que a nova geração precisa de mais feedback. E portanto deve-se falar com regularidade, perceber a pessoa como pessoa. Outro aspeto muito importante é a avaliação de desempenho, que não é um julgamento do passado, é uma base de desenvolvimento do futuro. Eu no passado já não posso mexer. A avaliação não é um julgamento. É uma oportunidade para a pessoa se desenvolver. É um ponto de partida para o futuro.

    Eu acho que nós temos que ter estes dois vetores. Pessoas que desenvolvem a empresa porque a empresa desenvolve as pessoas. É uma relação bilateral. E há uma mudança que eu considero também bastante interessante, o Empower Branding, como se fala hoje em dia. Eu tenho que "vender a minha empresa" para atrair talento e desenvolver esse talento. E fala-se muito em salário emocional, que é tudo o que não é dinheiro, mas contribuiu para a felicidade e para o desenvolvimento da pessoa: os horários flexíveis, o ambiente ou a cultura. E cultura acho que ainda não está muitas vezes a ser bem trabalhada na maior parte das empresas. Eu tenho de semear aquilo que vou colher.



    4. Um conselho prático para as empresas em 2023

    Eu estava a assistir ao World Economic Forum sobre Skills onde diziam que "Life Long Learning" é muito mais importante do que aquilo que você aprendeu na faculdade. Ou nós nos atualizamos e atualizamos os nossos colaboradores e desenvolvemos, e eles sentem desafios, sentem que estão atualizados ou amanhã estamos completamente fora, porque a evolução tecnológica, a evolução das novas gerações, a evolução de formas de pensar, o agile, o design thinking, são tudo coisas novíssimas que quando estive na faculdade não aprendi nada disso.



    5. Que tendências estão a surgir com impacto nas organizações?

    O "quiet quitting". As pessoas dizerem assim, eu sou pago para trabalhar até às 6 da tarde e portanto a partir das 6 da tarde vou-me embora. Pessoas que não estão dispostas a trabalhar ao fim de semana, não estão dispostas a abdicar da sua vida pessoal.

    As pessoas ganharam muito força neste momento com a pandemia no sentido que querem ter na sua vida e a empresa ou contribui para o sentido da vida ou então mudam, vão para o outro lado. E daí a importância de termos uma cultura que verdadeiramente motive as pessoas.

    É importantíssimo ter as pessoas motivadas, ter as pessoas a sentirem-se desafiadas, a participarem nas suas decisões e a serem ouvidas nas suas decisões. É ter um sentido de pertença que eu estou a sentir que, com o teletrabalho se está a perder. O híbrido vai ser de certeza o futuro.


    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Outros Artigos

    5 eventos a não perder no após-venda automóvel em 2024

    Têndencias

    5 eventos a não perder no após-venda automóvel em 2024

    Estando na “rentrée” após período de férias é importante planear o último quadrimestre do ano, em que habitualmente decorrem diversos eventos no setor do após-venda que inspiram, atualizam...

    9 MIN

    Automechanika 2024, novidades e tendências!

    Têndencias

    Automechanika 2024, novidades e tendências!

    O ritmo intenso da inovação tecnológica nestes últimos anos criou uma enorme expectativa para esta edição 2024 da Automechanika, onde as mais recentes novidades e tendências estarão no centro...

    7 MIN

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    Têndencias

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    A China está a dominar o mercado de carros elétricos. Conheça os fatores determinantes desta liderança no maior mercado automóvel mundial.

    11 MIN

    Ferramentas Digitais na Redução das Devoluções de Peças

    Têndencias

    Ferramentas Digitais na Redução das Devoluções de Peças

    [Excerto ou descrição do artigo]

    9 MIN