O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

Têndencias

  • setembro 21, 2021
  • 12 MIN Leitura
  • TIPS Talks com Jorge Cancella de Abreu | Managing Partner da TeamUp

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para uma conversa muito inspiradora que contribui para uma visão muito atual na área da gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que novos desafios, tendências e ambições enfrentamos? E como as empresas se estão a preparar para esta nova era? Este é o tema do nosso Tips Talk.

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Mas antes, venha daí conhecer o Jorge

    Mas antes, venha daí conhecer o Jorge


    O nosso convidado deste Tips Talk dedicado à gestão das pessoas é Jorge Cancella de Abreu, Managing Partner da TeamUp com um percurso profissional que começou essencialmente na área comercial e acabou por convergir para a área das pessoas, onde o foco do trabalho que desenvolve e do propósito da sua empresa é essencialmente na área do desenvolvimento das pessoas, nas equipas e nas organizações. Hoje é consultor nesta área em muitas empresas, nomeadamente no setor automóvel.

    Ver entrevista tipstalk

    1. O que ambicionam as novas gerações? Que propósito que as move?

    As novas gerações é um desafio. São gerações que se habituaram a crescer a jogar. Nós nas empresas temos que perceber isso, que elas gostam de desafios, gostam de ser elas a participar. Ver o jogo dos outros pode ter algum interesse mas o gozo é serem elas a jogar e não gostam de estar sempre no mesmo nível porque gostam de ir passando de níveis. Quando estão algum tempo no mesmo nível isso deixa de ter interesse. E é verdade! Portanto andam à procura de outros desafios.



    2. A pandemia foi catalizadora desta mudança?

    Eu acho que simplesmente acelerou o processo, passando-se a valorizar a vida pessoal de cada um e as pessoas passaram a viver mais a parte familiar e a dar muito mais importância à família, à esfera pessoal.

    O tema da felicidade passou verdadeiramente a estar na ordem do dia. E muito bem! Até pelas razões económicas. Está estudado que uma pessoa feliz produz o triplo. E portanto há quem diga "eu prefiro uma pessoa feliz do que ter três infelizes". Para já produz muito mais do que as outras e gera muito melhor ambiente, portanto essa preocupação das empresas de como é que tu te sentes, como é que tu estás, qual é o equilíbrio que as pessoas têm, é fundamental.



    3. O que as empresas devem implementar como boas práticas?

    De referir que a nova geração precisa de mais feedback. E portanto deve-se falar com regularidade, perceber a pessoa como pessoa. Outro aspeto muito importante é a avaliação de desempenho, que não é um julgamento do passado, é uma base de desenvolvimento do futuro. Eu no passado já não posso mexer. A avaliação não é um julgamento. É uma oportunidade para a pessoa se desenvolver. É um ponto de partida para o futuro.

    Eu acho que nós temos que ter estes dois vetores. Pessoas que desenvolvem a empresa porque a empresa desenvolve as pessoas. É uma relação bilateral. E há uma mudança que eu considero também bastante interessante, o Empower Branding, como se fala hoje em dia. Eu tenho que "vender a minha empresa" para atrair talento e desenvolver esse talento. E fala-se muito em salário emocional, que é tudo o que não é dinheiro, mas contribuiu para a felicidade e para o desenvolvimento da pessoa: os horários flexíveis, o ambiente ou a cultura. E cultura acho que ainda não está muitas vezes a ser bem trabalhada na maior parte das empresas. Eu tenho de semear aquilo que vou colher.



    4. Um conselho prático para as empresas em 2023

    Eu estava a assistir ao World Economic Forum sobre Skills onde diziam que "Life Long Learning" é muito mais importante do que aquilo que você aprendeu na faculdade. Ou nós nos atualizamos e atualizamos os nossos colaboradores e desenvolvemos, e eles sentem desafios, sentem que estão atualizados ou amanhã estamos completamente fora, porque a evolução tecnológica, a evolução das novas gerações, a evolução de formas de pensar, o agile, o design thinking, são tudo coisas novíssimas que quando estive na faculdade não aprendi nada disso.



    5. Que tendências estão a surgir com impacto nas organizações?

    O "quiet quitting". As pessoas dizerem assim, eu sou pago para trabalhar até às 6 da tarde e portanto a partir das 6 da tarde vou-me embora. Pessoas que não estão dispostas a trabalhar ao fim de semana, não estão dispostas a abdicar da sua vida pessoal.

    As pessoas ganharam muito força neste momento com a pandemia no sentido que querem ter na sua vida e a empresa ou contribui para o sentido da vida ou então mudam, vão para o outro lado. E daí a importância de termos uma cultura que verdadeiramente motive as pessoas.

    É importantíssimo ter as pessoas motivadas, ter as pessoas a sentirem-se desafiadas, a participarem nas suas decisões e a serem ouvidas nas suas decisões. É ter um sentido de pertença que eu estou a sentir que, com o teletrabalho se está a perder. O híbrido vai ser de certeza o futuro.


    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Outros Artigos

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN