5 Tendências do Pós-Venda Automóvel 2023

Tendências

  • dezembro 2, 2022
  • 14 MIN Leitura


  • O sector do após-venda atravessa diversos desafios estruturais que colocam em causa o futuro de muitos negócios hoje instalados, em virtude de estes continuarem a funcionar de acordo com paradigmas que estão a ser fortemente condicionados pelas novas dinâmicas dos mercados e da própria economia global.

    Salienta-se a eletrificação da mobilidade impulsionada pela força legal da UE; os novos players do lado da produção; a alteração do modelo de concessão na Europa; a consolidação do negócio de distribuição de peças; a convergência do próprio pós-venda independente com o original e ainda a digitalização como fator transformador estratégico para qualquer negócio.

    Apesar da resiliência “típica” que tem caracterizado o mercado de viaturas usadas em comparação com o negócio das vendas de novas unidades, mantém-se a preocupação quanto à visão estratégica de longo prazo em muitas das empresas que operam no mercado IAM cuja atividade essencial está sustentada no envelhecimento do parque automóvel.

    Na verdade, Portugal é o 6ºpaís com o parque mais velho da EU, segundo dados da ACAP. Cerca de 65% do parque circulante supera os 10 anos. Neste cenário pode acentuar-se devido à escassez da entrega de novos modelos.

    5 Tendências do Pós-Venda Automóvel 2023

    As principais tendências
    para 2023 na visão da Tips4y

    A pressão inflacionista irá ter um papel determinante na gestão do produto, nas políticas comerciais – preços e prazos de pagamento – e na distribuição, perante um contexto esperado de recessão económica, e com isso influenciar muitos dos negócios, sem prejuízo de podermos assistir ao reforço de algumas tendências já apontadas para 2022.

    1. Digitalização de Serviços

    1. Digitalização de Serviços

    A revisão de custos será uma prioridade na gestão do negócio e a digitalização de processos um forte aliado nesta necessidade, ao permitir rentabilizar a operação com base na agilidade de processos. É previsível que a digitalização continue também a incrementar o e-commerce e a relação com o cliente final em modelos B2B e B2C.

    2. Eletrificação da Mobilidade

    2. Eletrificação da Mobilidade

    A venda de viaturas eletrificadas vai continuar a ser prioritária para os principais construtores a nível global, contribuindo para que este segmento continue nesta tendência de forte crescimento até começar a chegar ao mercado IAM, sobretudo as EVs usadas (por força da tendência no ponto seguinte) constituindo uma oportunidade para que as oficinas do sector se reposicionem no sentido de captarem este negócio prestando serviços de manutenção e reparação de forma diferenciada.

    3. Aumento na Venda de Usados

    3. Aumento na Venda de Usados

    Para além do custo das matérias-primas, o contexto de restrição das cadeias de abastecimento de semicondutores vai continuar a condicionar a produção de novos modelos e, em consequência, a forte procura por veículos usados, influenciando desta forma o comportamento dos preços neste mercado e intensificando o que tem vindo a verificar-se este ano com o aumento da importação deste tipo de veículos.

    4. Consolidação do Sector

    4. Consolidação do Sector

    A procura por maior eficiência nos negócios e por sinergias estruturais será cada vez mais mais evidente, pelo que o sector continuará a assistir a movimentos de concentração: o desaparecimento de barreiras entre os canais OE e IAM; a consolidação do segmento dos distribuidores de peças e a entrada dos fabricantes no próprio negócio pós-venda das peças.

    5. Novos Modelos de Negócio

    5. Novos Modelos de Negócio

    Face às dinâmicas em curso no sector é previsível que o ambiente competitivo em 2023 venha a originar novos modelos de negócio, muito por influência dos construtores que planeiam entrar no IAM através de iniciativas concretas: lançamento de canais de venda alternativos baseados em serviços de valor acrescentado (por exemplo, soluções inovadoras de mobilidade, planos de garantia diferenciados, etc.), a par da introdução do modelo de agenciamento que descontinua o conceito tradicional da concessão.

    NUMA INDÚSTRIA EM TRANSFORMAÇÃO PELAS ALTERAÇÕES TECNOLÓGICAS, PELA MUDANÇA DE HÁBITOS NOS CLIENTES E POR UM AMBICIOSO QUADRO REGULAMENTAR EUROPEU, É CRÍTICO SABER INTERPRETAR OS SINAIS E AS TENDÊNCIAS ACTUAIS E FUTURAS QUE IRÃO MARCAR O DESTINO DOS NEGÓCIOS.


    Visite o nosso website ou contate-nos.

    Para que não perca todas as novidades sobre a Tips4y e o futuro do após-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter e siga-nos no Linkedin, Facebook e Instagram.

    Outros Artigos