O potencial da China no mercado de carros elétricos

Têndencias

  • agosto 28, 2019
  • 11 MIN Leitura
  • A Tesla de Elon Musk, nos EUA, foi quem iniciou a inovação tecnológica desenvolvida na mobilidade elétrica, mas é na China que o mercado mais tem crescido e se tem fortalecido. O grave problema da poluição foi o grande motor para esta mudança e atualmente o parque de carros elétricos na China já ultrapassou os 5,1 milhões. O número por si só impressiona, mas são sobretudo as taxas de crescimento que mais merecem destaque, dando indicação do domínio que a China promete ter no âmbito do mercado de veículos elétricos. Desde 2013 que as taxas de crescimento ultrapassam anualmente os 45%.


    O crescimento do mercado de carros elétricos na China

    Em 2018, o número de carros elétricos vendidos na China representou cerca de 50% das vendas globais - foram vendidos 2,1 milhões de veículos em todo o mundo no ano 2018, segundo o relatório Global EV Sales for 2018 da EV-Volumes. Estes dados permitiram que o país asiático mantivesse a quota de mercado fixa nos 4,2%. Enquanto isso, os mercados norte-americano e europeu apresentaram quotas acima dos 2%, ficando para trás na adoção da mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente.

    Ver relatório

    Mas não é só em termos de veículos elétricos que a China se destaca. Este país também lidera a produção de baterias de iões de lítio, fonte de energia responsável pela locomoção destes veículos. Em 2017, a China era responsável por 60,1% da produção mundial destas baterias e, segundo a Benchmark Mineral Intelligence, estima-se que esta liderança não seja contestada nos próximos dez anos. Este relatório estima também que a Europa registe um crescimento assinalável, passando dos 5,3% em 2017, para os 19,7% em 2028, ultrapassando mesmo os EUA.

    Dê-nos a sua opinião

    Quase 500 fabricantes chineses procuram espaço no mercado de carros elétricos

     

    Olhando para o número de fabricantes de carros elétricos registados na China é fácil perceber a aposta que o país está a fazer neste mercado. Segundo a agência de notícias Bloomberg são cerca de 486. Embora as perspetivas apontem para que nem todas as marcas consigam sobreviver, a verdade é que muitas vão manter-se e continuar a trilhar o caminho do sucesso. 

     

    A Baic, JAC Motors e a BYD são exemplo de marcas com sucesso no mercado chinês. Com veículos no top 10 dos mais vendidos do mundo em 2018, o potencial de vendas destas marcas é ainda muito elevado tendo em conta que estão a vender apenas para o mercado interno. A lentidão no processo de abertura ao mercado de exportação tem vários motivos:

    • o mercado chinês tem dimensão suficiente para absorver a produção atual;

    • os elétricos chineses ainda não cumprem as rígidas normas de segurança aplicadas nos EUA e na Europa.

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    O peso da China neste mercado em ascensão vai muito além das suas próprias marcas e torna-se ainda mais evidente quando grandes construtoras mundiais, como a Tesla, a Volkswagen ou a BMW decidem produzir os seus carros elétricos no país.

    A Volkswagen, por exemplo, anunciou em finais de 2018, a construção de uma nova fábrica na China, exclusivamente para veículos elétricos, de onde vão sair 300.000 unidades por ano a partir de 2021

    Como é que a China chegou tão rápido à liderança?

    A China nunca conseguiu igualar a qualidade das construtoras estabelecidas no fabrico de veículos movidos a combustão interna. No entanto, os carros elétricos são mais fáceis de construir e dão às empresas chinesas a oportunidade ideal para se apresentarem a um nível muito elevado. Além disso, os apoios disponibilizados pelo governo chinês são um importante incentivo neste mercado.

    A política de Pequim incluiu os veículos elétricos como uma das prioridades do setor tecnológico do plano “Made in China 2025”, com o objetivo de transformar o país numa potência tecnológica. Estes esforços têm envolvido políticas de incentivo de milhares de milhões de euros para os fabricantes avançarem com a construção destes veículos na China, mas também incentivar as empresas e os consumidores a comprá-los.

    As preocupações energéticas e ambientais são fatores determinantes para a aposta do governo chinês no desenvolvimento da mobilidade elétrica, numa tentativa de reduzir a poluição atmosférica e a dependência face ao petróleo. Os esforços têm sido muito elevados, mas têm ainda um grande potencial para crescer se tivermos em conta que, em 2018, foram vendidos 22,35 milhões de veículos na China e apenas pouco mais de um milhão eram veículos elétricos.

    Outros Artigos

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN