Qualificação profissional: Fator de Sucesso dos negócios auto

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  • fevereiro 22, 2023
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  • Num mundo cada vez mais digitalizado e tecnológico, a qualificação profissional passou a ser um fator altamente estratégico para manter os negócios competitivos, sobretudo no pós-venda automóvel cujo sector tenta emergir de uma realidade tradicionalmente envelhecida.

    A Tips4y aposta desde a sua criação numa cultura empreendedora com o objetivo de investir continuamente na formação e qualificação das suas equipas nas mais diversas competências: Novos idiomas e ferramentas de trabalho, aprofundar práticas de gestão, saber comunicar em público, entre outras.

    Qualificação profissional: Fator de Sucesso dos negócios auto

    Processo de acolhimento e integração

    Processo de acolhimento e integração

    Assente num processo estruturado e digitalizado, o onboarding integra os novos Tipstors com enorme preocupação e dedicação na partilha dos valores e da cultura da empresa. 

      

    Todas as pessoas se envolvem em diversos momentos de interação para garantir a motivação e alinhamento dos novos Tipstors. 

      

    A empresa desenvolve equipas de alto rendimento com pessoas fantásticas que trazem resultados incríveis e são reconhecidas por isso. 

    Qualificar para vencer numa indústria em mudança



    Estando orientada para a inovação do pós-venda automóvel, a Tips4y tem vindo a promover as suas práticas internas junto do sector, incentivando-o para a importância da qualificação profissional, que entretanto deixou de ser apenas uma formação tradicional em hard skills porque os melhores profissionais devem ser flexíveis para enfrentar qualquer novo desafio.

    A Universal Technical Institute é um exemplo desta realidade ao coordenar um dos mais exigentes programas de formação em tecnologia automóvel, identificando as principais competências que consideram ser fundamentais para o futuro destes profissionais.

    Qualificação profissional: Fator de Sucesso dos negócios auto

    7 principais competências fundamentais para o futuro profissional

    1. Adaptabilidade

    1. Adaptabilidade

    Capacidade de ajuste num sector que passou a funcionar em constante mudança perante uma indústria fortemente orientada para a inovação tecnológica.

    2. Analítica

    2. Analítica

    Capacidade de rapidamente identificar as causas para os mais diversos problemas e de estabelecer a forma mais eficaz de os ultrapassar.

    3. Relação com Pessoas

    3. Relação com Pessoas

    Capacidade de saber comunicar em diferentes contextos: Embora uma boa parte do trabalho implique manusear equipamentos, veículos e peças, há também a conveniência de saber interagir com os colegas, clientes, fornecedores, etc., atendendo às suas necessidades.

    4. Rigor

    4. Rigor

    capacidade de demonstrar profissionalismo sendo o rosto da empresa em qualquer circunstância e mostrar integridade, incorporando os respectivos valores.

    5. Resolver problemas

    5. Resolver problemas

    Capacidade de solucionar problemas fora da sua esfera de trabalho (“zona de conforto”) e saber pensar por conta própria procurando alternativas fora dos processos estabelecidos.

    6. Literacia tecnológica

    6. Literacia tecnológica

    Capacidade de trabalhar em ambientes e situações complexas que exigem o uso de tecnologia de ponta e a experimentação de novos equipamentos altamente evoluídos.

    7. Princípios de ética

    7. Princípios de ética

    Capacidade de cultivar e respeitar valores humanos em situações de extrema exigência no ritmo de trabalho e nas relações interpessoais, sem deixar de prioritizar as necessidades e respeitar as suas implicações.

    Sobre este cenário, Jonas Prising, CEO da ManpowerGroup – uma referência global no mundo do trabalho há mais de 65 anos – referiu que é crítico estar atento às novas vagas que se sucedem após períodos de grandes mudanças, já que é necessária uma força de trabalho mais qualificada para aproveitar as novas funções e posições entretanto criadas.

    CONCEITOS PRÁTICOS

    Para fomentar as devidas aprendizagens

    1

    LEARNABILITY

    Capacidade de adquirir continuamente novas competências em ciclos mais rápidos: Fundamental para permitir que as pessoas consigam aprender, desaprender e reaprender ao longo da vida.

    2

    UPSKILLING

    Aprender novas competências para permanecer na função atual devido à mudança nas capacidades necessárias, ou adicionar outras competências para progressão na carreira.

    3

    RESKILLING

    Aprender novas competências destinadas à transição para uma função completamente nova.


    Promover a formação e a qualificação dos colaboradores não deve ser apenas uma iniciativa forçada pela obrigatoriedade legal (cumprir créditos de formação) mas genuína quanto à sua vertente empreendedora que marque a diferença nas pessoas e consequentemente no sucesso dos negócios.


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