A qualificação profissional como fator de sucesso dos negócios auto

Corporate

  • fevereiro 22, 2023
  • 10 MIN Leitura
  • Num mundo cada vez mais digitalizado e tecnológico, a qualificação profissional passou a ser um fator altamente estratégico para manter os negócios competitivos, sobretudo no pós-venda automóvel cujo sector tenta emergir de uma realidade tradicionalmente envelhecida.

    A Tips4y aposta desde a sua criação numa cultura empreendedora com o objetivo de investir continuamente na formação e qualificação das suas equipas nas mais diversas competências: Novos idiomas e ferramentas de trabalho, aprofundar práticas de gestão, saber comunicar em público, entre outras.

    A qualificação profissional como fator de sucesso dos negócios auto

    O processo de acolhimento e integração

    O processo de acolhimento e integração

    (onboarding) assente na comunidade Tipstor reflete igualmente uma preocupação e dedicação extrema na valorização das pessoas que se extende “fora de portas” através da colaboração regular da Tips4y com o ensino académico como forma de promover a relação deste meio com a realidade empresarial.

    Qualificar para vencer numa indústria em mudança

    Estando orientada para a inovação do pós-venda automóvel, a Tips4y tem vindo a promover as suas práticas internas junto do sector, incentivando-o para a importância da qualificação profissional, que entretanto deixou de ser apenas uma formação tradicional em hard skills porque os melhores profissionais devem ser flexíveis para enfrentar qualquer novo desafio.


    A Universal Technical Institute é um exemplo desta realidade – Ao coordenar um dos mais exigentes programas de formação em tecnologia automóvel identificou as 7 principais competências que considera serem fundamentais para o futuro destes profissionais:

    1. Adaptabilidade pela capacidade de ajuste num sector que passou a funcionar em constante mudança perante uma indústria fortemente orientada para a inovação tecnológica;

    2. Analítica pela capacidade de rapidamente identificar as causas para os mais diversos problemas e de estabelecer a forma mais eficaz de os ultrapassar;

    3. Relação com Pessoas pela capacidade de saber comunicar em diferentes contextos: Embora uma boa parte do trabalho implique manusear equipamentos, veículos e peças, há também a conveniência de saber interagir com os colegas, clientes, fornecedores, etc., atendendo às suas necessidades;

    4. Rigor pela capacidade de demonstrar profissionalismo sendo o rosto da empresa em qualquer circunstância e mostrar integridade, incorporando os respectivos valores;

    5. Resolver problemas pela capacidade de solucionar problemas fora da sua esfera de trabalho (“zona de conforto”) e saber pensar por conta própria procurando alternativas fora dos processos estabelecidos;

    6. Literacia tecnológica pela capacidade de trabalhar em ambientes e situações complexas que exigem o uso de tecnologia de ponta e a experimentação de novos equipamentos altamente evoluídos;

    7. Princípios de ética pela capacidade de cultivar e respeitar valores humanos em situações de extrema exigência no ritmo de trabalho e nas relações interpessoais, sem deixar de prioritizar as necessidades e respeitar as suas implicações.


    Sobre este cenário, Jonas Prising, CEO da ManpowerGroup – uma referência global no mundo do trabalho há mais de 65 anos – referiu que é crítico estar atento às novas vagas que se sucedem após períodos de grandes mudanças, já que é necessária uma força de trabalho mais qualificada para aproveitar as novas funções e posições entretanto criadas.

    A qualificação profissional como fator de sucesso dos negócios auto

    É neste contexto que têm vindo a ser promovidos alguns CONCEITOS PRÁTICOS para fomentar as devidas aprendizagens:

    LEARNABILITY

    Capacidade de adquirir continuamente novas competências em ciclos mais rápidos:

    Fundamental para permitir que as pessoas consigam aprender, desaprender e reaprender ao longo da vida;

    UPSKILLING

    Aprender novas competências para permanecer na função atual devido à mudança nas capacidades necessárias, ou adicionar outras competências para progressão na carreira;

    RESKILLING
    Aprender novas competências destinadas à transição para uma função completamente nova.

    Promover a formação e a qualificação dos colaboradores não deve ser apenas uma iniciativa forçada pela obrigatoriedade legal (cumprir créditos de formação) mas genuína quanto à sua vertente empreendedora que marque a diferença nas pessoas e consequentemente no sucesso dos negócios.


    Saiba mais sobre as soluções de dados TecDoc e TecRMI e começe hoje mesmo a preparar a sua oficina ou loja de peças para os próximos desafios.


    Visione o futuro do seu negócio com as soluções inovadoras da Tips4y!

    A qualificação profissional como fator de sucesso dos negócios auto

    Outros Artigos

    Lançamento novo website da Tips4y

    Corporate

    Lançamento novo website da Tips4y

    A figura do Tipstor representa na Tips4y uma ideia de comunidade, uma ideia de pertença a uma cultura com a qual todas as pessoas na organização se identificam.

    3 MIN

    Aniversário Tips4y: 12 Anos a adicionar valor com muito talento e inovação

    Corporate

    Aniversário Tips4y: 12 Anos a adicionar valor com muito talento e inovação

    Fevereiro é um mês muito especial para a Tips4y. Ao longo da nossa jornada fomos assinalando as várias metas e as conquistas mais relevantes.

    6 MIN

    A Tips4y de olhos postos no futuro com a distinção PME Excelência 2022

    Corporate

    A Tips4y de olhos postos no futuro com a distinção PME Excelência 2022

    Destinado exclusivamente a PMEs, este estatuto é alcançado por empresas que evidenciam um desempenho de excelência na dimensão económica e financeira.

    3 MIN

    A Tips4y na Convenção ANECRA para projetar um futuro sustentável

    Corporate

    A Tips4y na Convenção ANECRA para projetar um futuro sustentável

    A ANECRA vai realizar no dia 27 outubro a sua 34ª convenção, onde participará como convidado o CEO da Tips4y Pedro Barros para falar de mobilidade, eletrificação e AI.

    4 MIN

    Construímos equipas de alto rendimento

    Corporate

    Construímos equipas de alto rendimento

    Quando bem exercida, a liderança estimula o espírito colaborativo nas equipas, elevando a motivação das pessoas e fortalecendo o sentimento de unidade no seio da empresas.

    5 MIN

    A Tips4y reforça estratégia centrada no cliente

    Corporate

    A Tips4y reforça estratégia centrada no cliente

    Uma empresa com um posicionamento "customer centric" coloca o cliente no centro das estratégias de negócio e em particular nos processos de vendas.

    8 MIN

    Já nos pode seguir no Facebook e Instagram!

    Corporate

    Já nos pode seguir no Facebook e Instagram!

    Com o objetivo de estender a sua comunicação a diferentes segmentos do mercado, a Tips4y está agora presente nas plataformas Facebook e Instagram.

    7 MIN

    TecAlliance e Tips4y promovem Workshop com as oficinas sobre o futuro da informação técnica

    Corporate

    TecAlliance e Tips4y promovem Workshop com as oficinas sobre o futuro da informação técnica

    O workshop RMI User Group teve o objetivo de promover uma profunda reflexão sobre o futuro da informação técnica aplicada às necessidades do sector da reparação auto.

    5 MIN

    A Tips4y antecipou na Expomecânica o futuro dos serviços oficinais

    Corporate

    A Tips4y antecipou na Expomecânica o futuro dos serviços oficinais

    A Tips4y demonstrou como a tecnologia já está a fazer a diferença na gestão das oficinas preparadas para enfrentar os desafios do futuro.

    7 MIN

    Sabe qual é o propósito da sua empresa? Venha conhecer o da Tips4y

    Corporate

    Sabe qual é o propósito da sua empresa? Venha conhecer o da Tips4y

    Quem servimos? Para quem se dirige a nossa oferta? E porque somos únicos? A Tips4y estabelece o seu propósito de acordo com a pegada que pretende deixar no mundo.

    6 MIN

    A Tips4y constrói o seu futuro valorizando as Pessoas

    Corporate

    A Tips4y constrói o seu futuro valorizando as Pessoas

    Acreditamos que a inovação consistente nas soluções que disponibilizamos ao mercado começa na qualidade das Pessoas dentro da empresa.

    8 MIN

    A Tips4y assinala 10 anos de atividade em 10 marcos de sucesso e inovação

    Corporate

    A Tips4y assinala 10 anos de atividade em 10 marcos de sucesso e inovação

    A Tips4y celebra este mês de Fevereiro 10 anos de atividade e são muitas as histórias de aprendizagem, crescimento e sucesso para partilhar com todos os stakeholders.

    7 MIN

    A Tip4y aposta nas melhores soluções para  o futuro do pós-venda automóvel

    Corporate

    A Tip4y aposta nas melhores soluções para o futuro do pós-venda automóvel

    Investimos o nosso conhecimento e recursos na criação de uma oferta inovadora para o pós-venda automóvel, trazendo para o terreno soluções ajustadas a cada necessidade.

    10 MIN

    Quem são os Tipstors

    Corporate

    Quem são os Tipstors

    A figura do Tipstor representa na Tips4y uma ideia de comunidade, uma ideia de pertença a uma cultura com a qual todas as pessoas na organização se identificam.

    8 MIN

    A Tips4y aposta numa cultura de

    Corporate

    A Tips4y aposta numa cultura de "Marketing-Driven Organization"

    A Tips4y promoveu uma ação de formação para toda a equipa assente no conceito "Todos somos marketers".

    7 MIN

    Tips4y - uma marca com propósito

    Corporate

    Tips4y - uma marca com propósito

    Estamos a trabalhar o plano estratégico de responsabilidade social onde possamos deixar um legado que contribua para um mundo mais feliz, mais justo, mais sustentável.

    5 MIN