Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

Têndencias

  • novembro 14, 2019
  • 9 MIN Leitura


  • Uma aplicação instalada no smartphone, um simples registo e um toque podem ser o suficiente para alugar e começar a conduzir um veículo que localizou perto de si. A solução é simples, prática e faz parte das novas formas de mobilidade nas grandes cidades, representando uma mudança no modelo de negócio de rent a car.

     

    Deslocar-se a uma Rent a Car para alugar um veículo por ‘x’ dias e voltar ao mesmo local para o entregar deixou de ser a única realidade dos serviços de aluguer de carros, os quais passaram a adaptar a sua oferta a um novo perfil de utilizador - mais tecnológico, mobile e motivado pela experiência de utilização. Surgiu, assim, um novo modelo de negócio que “transformou o processo de alugar um carro numa realidade muito mais cómoda e imediata”, nota Duarte Guedes, CEO da Hertz Portugal.

     

    A prestar serviços de rent a car há cerca de 100 anos, a Hertz Portugal é um dos exemplos de como o setor está a mudar. Desenvolveu o Hertz 24/7 City, um dos primeiros sistemas de carsharing a circular na cidade de Lisboa, com uma frota 100% elétrica e acesso a tecnologia desenvolvida por uma startup portuguesa.



    Os novos modelos de negócios para o setor automóvel

     

    A mudança de comportamento das novas gerações – que não fazem questão de serem proprietárias de um carro –, juntamente com a dificuldade em circular e estacionar nas grandes cidades, pressionou a mudança no segmento de rent a car e no mercado automóvel em geral. Nesta mudança, os dados foram peças fundamentais que, desde logo, permitiram recolher informações sobre a forma como as pessoas se movem nas cidades e identificar oportunidades de negócio.

     

    Para dar resposta aos novos desafios, os fabricantes automóveis desenvolveram soluções de carsharing para as cidades. Exemplos claros são os projetos Emov do Grupo PSA e DriveNow da BMW.

     

    No caso das empresas do ramo de rent a car, o conhecimento da nova realidade levou a novas formas de entregar o produto e a trabalhar com outros players para oferecer serviços à medida. “O cliente será um utilizador de diversas modalidades, fruto daquilo que lhe for mais conveniente em cada situação”, explica Duarte Guedes, isto num contexto em que o mundo está a transitar de uma economia de propriedade para uma economia de partilha.



    Os novos desafios dos serviços de rent a car

     

    Para que esta realidade do carsharing e de novos serviços de rent a car fosse possível, houve dois elementos fundamentais: a telemática e a digitalização dos negócios. E Duarte Guedes explica porquê: “Os negócios ditos digitais colocam uma pressão acrescida sobre a parte logística, e os dados [provenientes da telemática] são fundamentais para quem gere” esta componente. 

     

    Ao tratar-se de frotas automóveis, estão em causa modelos extremamente concorrenciais e, por isso, a otimização dos custos operacionais é também um fator-chave, diz o CEO da Hertz Portugal. Por exemplo, ter acesso aos dados auto, que permitem estimar os custos de manutenção e reparação da frota, passou a ser um elemento fundamental para as empresas de rent a car. Por outro lado, a telemetria permite fazer a monitorização da correta utilização do carro por parte do cliente, refletindo-se no custo final do serviço prestado.

     

    As mudanças estão a acontecer, mas uma verdadeira revolução no negócio de rent a car, diz Duarte Guedes, só vai acontecer quando a condução autónoma estiver massificada. Até lá, garante, os postos fixos, como as lojas e centros de aluguer, continuam a permitir ganhos de escala e também outras oportunidades comerciais.

    Outros Artigos

    5 eventos a não perder no após-venda automóvel em 2024

    Têndencias

    5 eventos a não perder no após-venda automóvel em 2024

    Estando na “rentrée” após período de férias é importante planear o último quadrimestre do ano, em que habitualmente decorrem diversos eventos no setor do após-venda que inspiram, atualizam...

    9 MIN

    Automechanika 2024, novidades e tendências!

    Têndencias

    Automechanika 2024, novidades e tendências!

    O ritmo intenso da inovação tecnológica nestes últimos anos criou uma enorme expectativa para esta edição 2024 da Automechanika, onde as mais recentes novidades e tendências estarão no centro...

    7 MIN

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    Têndencias

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    A China está a dominar o mercado de carros elétricos. Conheça os fatores determinantes desta liderança no maior mercado automóvel mundial.

    11 MIN

    Ferramentas Digitais na Redução das Devoluções de Peças

    Têndencias

    Ferramentas Digitais na Redução das Devoluções de Peças

    [Excerto ou descrição do artigo]

    9 MIN