Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

Têndencias

  • novembro 14, 2019
  • 9 MIN Leitura
  • Uma aplicação instalada no smartphone, um simples registo e um toque podem ser o suficiente para alugar e começar a conduzir um veículo que localizou perto de si. A solução é simples, prática e faz parte das novas formas de mobilidade nas grandes cidades, representando uma mudança no modelo de negócio de rent a car.

     

    Deslocar-se a uma Rent a Car para alugar um veículo por ‘x’ dias e voltar ao mesmo local para o entregar deixou de ser a única realidade dos serviços de aluguer de carros, os quais passaram a adaptar a sua oferta a um novo perfil de utilizador - mais tecnológico, mobile e motivado pela experiência de utilização. Surgiu, assim, um novo modelo de negócio que “transformou o processo de alugar um carro numa realidade muito mais cómoda e imediata”, nota Duarte Guedes, CEO da Hertz Portugal.

     

    A prestar serviços de rent a car há cerca de 100 anos, a Hertz Portugal é um dos exemplos de como o setor está a mudar. Desenvolveu o Hertz 24/7 City, um dos primeiros sistemas de carsharing a circular na cidade de Lisboa, com uma frota 100% elétrica e acesso a tecnologia desenvolvida por uma startup portuguesa.

    Os novos modelos de negócios para o setor automóvel

     

    A mudança de comportamento das novas gerações – que não fazem questão de serem proprietárias de um carro –, juntamente com a dificuldade em circular e estacionar nas grandes cidades, pressionou a mudança no segmento de rent a car e no mercado automóvel em geral. Nesta mudança, os dados foram peças fundamentais que, desde logo, permitiram recolher informações sobre a forma como as pessoas se movem nas cidades e identificar oportunidades de negócio.

     

    Para dar resposta aos novos desafios, os fabricantes automóveis desenvolveram soluções de carsharing para as cidades. Exemplos claros são os projetos Emov do Grupo PSA e DriveNow da BMW.

     

    No caso das empresas do ramo de rent a car, o conhecimento da nova realidade levou a novas formas de entregar o produto e a trabalhar com outros players para oferecer serviços à medida. “O cliente será um utilizador de diversas modalidades, fruto daquilo que lhe for mais conveniente em cada situação”, explica Duarte Guedes, isto num contexto em que o mundo está a transitar de uma economia de propriedade para uma economia de partilha.

    Os novos desafios dos serviços de rent a car

     

    Para que esta realidade do carsharing e de novos serviços de rent a car fosse possível, houve dois elementos fundamentais: a telemática e a digitalização dos negócios. E Duarte Guedes explica porquê: “Os negócios ditos digitais colocam uma pressão acrescida sobre a parte logística, e os dados [provenientes da telemática] são fundamentais para quem gere” esta componente. 

     

    Ao tratar-se de frotas automóveis, estão em causa modelos extremamente concorrenciais e, por isso, a otimização dos custos operacionais é também um fator-chave, diz o CEO da Hertz Portugal. Por exemplo, ter acesso aos dados auto, que permitem estimar os custos de manutenção e reparação da frota, passou a ser um elemento fundamental para as empresas de rent a car. Por outro lado, a telemetria permite fazer a monitorização da correta utilização do carro por parte do cliente, refletindo-se no custo final do serviço prestado.

     

    As mudanças estão a acontecer, mas uma verdadeira revolução no negócio de rent a car, diz Duarte Guedes, só vai acontecer quando a condução autónoma estiver massificada. Até lá, garante, os postos fixos, como as lojas e centros de aluguer, continuam a permitir ganhos de escala e também outras oportunidades comerciais.

    Outros Artigos

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN