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5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

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Num artigo recente, a Tips4y partilhou algumas soluções que ajudam os profissionais do pós-venda automóvel a minimizar os custos da inflação e com isso optimizarem as margens do negócio de acordo com esta nova realidade que talvez muitos nunca tenham vivido ou experienciado.

 

No entanto, para além da inflação existem desafios constantes e recorrentes em qualquer actividade que causam sempre “dores de cabeça” a quem precisa de conduzir o seu negócio num ambiente competitivo e em fase de modernização, como é o caso do sector pós-venda independente.  

 

 

Destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio no atual contexto:

 

 

 

1. Lidar com a concorrência

 

Não coloque o seu foco na concorrência exclusivamente pelo preço, correndo o risco de desvalorizar outros atributos que permitam diferenciar o seu serviço dos concorrentes.

 

As empresas que prestam serviços indiferenciados acabam por ser percepcionadas como meras "commodities" (entidades que fornecem água, gás, electricidade ou até acesso à Internet de uma forma completamente genérica).

 

Transforme o seu serviço numa oferta de valor acrescentado com a plataforma DataDrive e seja competitivo por aquilo que vai marcar o futuro do sector pós-venda: a inovação, a digitalização e a experiência do serviço!

 


 

 

2. Gerir a política de preços

 

Reforçando o ponto anterior, não utilize o “preço pelo preço” como único instrumento de venda representativo daquilo que tem para oferecer aos clientes – Não posicione o seu serviço apenas no “preço” mas numa solução global de vantagens integradas, sempre associada a benefícios concretos que ajudem os próprios clientes a preferir a sua empresa justamente pela conveniência desta solução.

 

O DataDrive permite-lhe ser 100% transparente nos preços orçamentados e em linha com a folha de trabalho de um concessionário de origem, devidamente descriminada e de forma muito rápida. É uma solução que cultiva ao longo do tempo a confiança na relação pelo lado da qualidade do serviço e não apenas pelo custo.

 


 

 

3. Minimizar o custo na devolução de peças

 

A devolução de peças é um desafio “crónico” deste sector mas é sempre possível inverter esta realidade e a Tips4y tem na sua experiência casos de sucesso, que permitiram reduzir este custo na ordem dos 30% através do Catálogo TecDoc.

 

Embora as devoluções estejam legalmente enquadradas nas trocas comerciais, devem sempre existir desincentivos à sua ocorrência por desleixo ou má utilização dos meios de identificação através de políticas restritivas na aceitação das devoluções.

 

Aposte na educação e pedagogia dos seus clientes através da comunicação e consistência destas regras, facilitando acima de tudo a correcta identificação das peças e não prescindindo de serviços como a pesquisa por matrícula para uma exata identificação da viatura. 

 


 

 

4. Operar em modo eficiente

 

As equipas de produção constituem um encargo permanente na margem do negócio, mas é possível ajustar este custo por forma a ser gerido como um investimento através de um excelente planeamento de recursos.

 

O Módulo de Planeamento do DataDrive permite uma gestão eficaz da capacidade oficinal direccionando-a para as actividades mais produtivas nas área de manutenção e reparação, já que pode consultar o tempo livre sobre as horas ocupadas, bem como o valor dos orçamentos já aprovados e em curso e ainda tomar decisões em tempo real com base nos indicadores de performance registados em cada momento.

 


 

 

5. Qualificação do serviço

 

A qualificação técnica é outro grande desafio do sector pós-venda e um “inimigo” constante do bom nível de serviço prestado.

 

A par do esforço em promover a formação especializada nas suas equipas existem outras práticas no dia-a-dia que devem ser estimuladas, nomeadamente, eliminar o erro humano em processos que podem e devem ser suportados em tecnologia de gestão ou através de serviços de apoio especializado – Linha de Apoio Técnico à Reparação.

 

Através do novo Portal TecRMI Online e apenas com introdução da matrícula ou KMs da viatura é possível aceder ao Plano de Manutenção mais adequado para a mesma com a máxima fiabilidade.

 

 

Por regra, aplique sempre o uso da tecnologia na desmaterialização do papel e acima de tudo em tarefas onde a capacidade humana não consegue “competir” com a elevada eficácia das próprias ferramentas, estando estas devidamente configuradas e orientadas para a qualificação dos serviços.

 

Todas estas “dores” têm solução: Fale connosco sobre o seu negócio!

 

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NOTÍCIAS . 26 set. 2022

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