5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto
Num artigo recente, a Tips4y partilhou algumas soluções que ajudam os profissionais do pós-venda automóvel a minimizar os custos da inflação e com isso optimizarem as margens do negócio de acordo com esta nova realidade que talvez muitos nunca tenham vivido ou experienciado.
No entanto, para além da inflação existem desafios constantes e recorrentes em qualquer actividade que causam sempre “dores de cabeça” a quem precisa de conduzir o seu negócio num ambiente competitivo e em fase de modernização, como é o caso do sector pós-venda independente.
Destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio no atual contexto:
1. Lidar com a concorrência
Não coloque o seu foco na concorrência exclusivamente pelo preço, correndo o risco de desvalorizar outros atributos que permitam diferenciar o seu serviço dos concorrentes.
As empresas que prestam serviços indiferenciados acabam por ser percepcionadas como meras "commodities" (entidades que fornecem água, gás, electricidade ou até acesso à Internet de uma forma completamente genérica).
Transforme o seu serviço numa oferta de valor acrescentado com a plataforma DataDrive e seja competitivo por aquilo que vai marcar o futuro do sector pós-venda: a inovação, a digitalização e a experiência do serviço!
2. Gerir a política de preços
Reforçando o ponto anterior, não utilize o “preço pelo preço” como único instrumento de venda representativo daquilo que tem para oferecer aos clientes – Não posicione o seu serviço apenas no “preço” mas numa solução global de vantagens integradas, sempre associada a benefícios concretos que ajudem os próprios clientes a preferir a sua empresa justamente pela conveniência desta solução.
O DataDrive permite-lhe ser 100% transparente nos preços orçamentados e em linha com a folha de trabalho de um concessionário de origem, devidamente descriminada e de forma muito rápida. É uma solução que cultiva ao longo do tempo a confiança na relação pelo lado da qualidade do serviço e não apenas pelo custo.
3. Minimizar o custo na devolução de peças
A devolução de peças é um desafio “crónico” deste sector mas é sempre possível inverter esta realidade e a Tips4y tem na sua experiência casos de sucesso, que permitiram reduzir este custo na ordem dos 30% através do Catálogo TecDoc.
Embora as devoluções estejam legalmente enquadradas nas trocas comerciais, devem sempre existir desincentivos à sua ocorrência por desleixo ou má utilização dos meios de identificação através de políticas restritivas na aceitação das devoluções.
Aposte na educação e pedagogia dos seus clientes através da comunicação e consistência destas regras, facilitando acima de tudo a correcta identificação das peças e não prescindindo de serviços como a pesquisa por matrícula para uma exata identificação da viatura.
4. Operar em modo eficiente
As equipas de produção constituem um encargo permanente na margem do negócio, mas é possível ajustar este custo por forma a ser gerido como um investimento através de um excelente planeamento de recursos.
O Módulo de Planeamento do DataDrive permite uma gestão eficaz da capacidade oficinal direccionando-a para as actividades mais produtivas nas área de manutenção e reparação, já que pode consultar o tempo livre sobre as horas ocupadas, bem como o valor dos orçamentos já aprovados e em curso e ainda tomar decisões em tempo real com base nos indicadores de performance registados em cada momento.
5. Qualificação do serviço
A qualificação técnica é outro grande desafio do sector pós-venda e um “inimigo” constante do bom nível de serviço prestado.
A par do esforço em promover a formação especializada nas suas equipas existem outras práticas no dia-a-dia que devem ser estimuladas, nomeadamente, eliminar o erro humano em processos que podem e devem ser suportados em tecnologia de gestão ou através de serviços de apoio especializado – Linha de Apoio Técnico à Reparação.
Através do novo Portal TecRMI Online e apenas com introdução da matrícula ou KMs da viatura é possível aceder ao Plano de Manutenção mais adequado para a mesma com a máxima fiabilidade.
Por regra, aplique sempre o uso da tecnologia na desmaterialização do papel e acima de tudo em tarefas onde a capacidade humana não consegue “competir” com a elevada eficácia das próprias ferramentas, estando estas devidamente configuradas e orientadas para a qualificação dos serviços.
Todas estas “dores” têm solução: Fale connosco sobre o seu negócio!
Para que não perca estas e outras novidades sobre a Tips4y e o futuro do pós-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter e siga-nos no Linkedin.
Subscreva o Blog Tips 4Y
Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.
Artigos Relacionados
A Tips4y de olhos postos no futuro com a distinção “PME Excelência 2022”
Destinado exclusivamente a PMEs, este estatuto é alcançado por empresas que evidenciam um desempenho de excelência na dimensão económica e financeira
Saber MaisTips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive
A tecnologia DataDrive será o padrão da solução oficinal ONDRIVE, a App que o parceiro italiano CDR lançou no mercado para servir os profissionais da reparação automóvel
Saber Mais