Principais tendências de 2024 segundo a Tips4y

Tendências

  • dezembro 21, 2023
  • 8 MIN Leitura


  • A economia portuguesa vai crescer menos do que em 2023, passando dos 2,2% registados no ano passado para uma previsão de 1,5% em 2024. Apesar da expectável descida da inflação vivemos momentos de incerteza e continuaremos a ter o poder de compra e a capacidade de investimento ainda condicionados.

    Estes indicadores vão determinar as perspectivas de negócio no após-venda automóvel, tal como em 2023 o impacto da inflação e do custo do crédito influenciaram a procura de usados e por sua vez o envelhecimento do parque circulante. Em 2022, segundo dados da ACAP, a idade média dos veículos ligeiros era de 13,4 anos e 63% têm mais de 10 anos.

    Uma das medidas que está prevista avançar em 2024 e que poderá trazer alguma dinâmica ao parque circulante é o regresso do incentivo ao abate de veículos em fim de vida, agora também disponível para a compra de viaturas usadas, caso sejam veículos 100% eléctricos com menos de quatro anos.

    Para além dos fatores da conjuntura económica e de medidas previstas para 2024, destacamos o efeito de algumas movimentações já em curso, como a eletrificação impulsionada pela força legal da UE, a alteração do modelo de concessão na Europa e a digitalização como fator transformador dos negócios, nomeadamente no após-venda.

    Principais tendências de 2024 segundo a Tips4y

    Principais tendências para 2024 na visão da Tips4y

    DIGITALIZAÇÃO DO ECOSSISTEMA DO NEGÓCIO
    DIGITALIZAÇÃO DO ECOSSISTEMA DO NEGÓCIO

    A implementação de soluções digitais em diversas vertentes – dos processos internos à relação com os clientes, parceiros e fornecedores – vai continuar o seu caminho progressivo de digitalização do sector, sobretudo em negócios onde as margens de rentabilidade são claramente potenciadas pela desmaterialização de processos e de procedimentos operacionais tradicionais.

    IMPACTO DA ELECTRIFICAÇÃO
    IMPACTO DA ELECTRIFICAÇÃO

    O avançar da eletrificação vai obrigar ao redesenho de negócios que ainda se mantêm numa abordagem tradicional – da reparação oficinal à distribuição de peças e ao comércio de pneus – onde a gestão da produtividade passará a ter em conta o paradigma dos novos modelos de veículos (menor nível de desgaste com implicação nos planos de manutenção e intervenções de reparação).

    SUSTENTABILIDADE
    SUSTENTABILIDADE

    Em 2023, a sustentabilidade foi tema central ou tópico de debate, em antevisão à sua legislação específica, que obrigará as empresas a equacionar o seu impacto como um dos grandes desafios, e com o qual terá de haver esforços e estratégias de adaptação, quer na descarbonização da mobilidade, quer na implementação de soluções relacionadas, como por exemplo, as chamadas “peças verdes” (peças usadas originais) na economia circular.

    INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)
    INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

    Os mais recentes avanços da IA aplicada no aumento da produtividade é vista como uma oportunidade para a captação, retenção e requalificação de profissionais do sector, através de novas competências na gestão e eficiência de processos que resultem em métodos inovadores de trabalho nas diferentes áreas do após-venda.

    Principais tendências de 2024 segundo a Tips4y

    Construir o futuro da mobilidade automóvel

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, pela mudança de hábitos nos clientes e por um ambicioso quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e as tendências futuras que irão marcar o destino dos negócios.



    Para que não perca todas as novidades sobre a Tips4y e o futuro do após-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter e siga-nos no Linkedin, Facebook e Instagram.

    Outros Artigos