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Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

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A inteligência artificial (IA) está em ascenção e preparada para impactar várias indústrias e sectores de forma transversal, entre eles, o após-venda automóvel. Este impacto pode levar a uma relevante redução de custos, ao aumento da eficiência e à inovação disruptiva na oferta de soluções e serviços, resultando em experiências altamente diferenciadoras para os clientes.

 

A IA pode revolucionar as diferentes atividades dos distribuidores de peças, seja na gestão dos seus stocks, na eficiência da cadeia de abastecimento ou nas estratégias de preço, traduzindo-se tudo isto num atendimento de excelência ao cliente.

 

 

Principais áreas de aplicação da IA no após-venda

 

 

MANUTENÇÃO PREDITIVA

 

 

 

A IA analisa base de dados de incidências criando padrões de avaria prevendo com maior precisão a possibilidade de ocorrência de uma potencial avaria.

 

 

 

GESTÃO DE STOCK DE PEÇAS

 

 

 

A IA pode otimizar a gestão de stock, prevendo a procura das peças de substituição e minimizando o tempo de espera dos clientes. Com esta tecnologia é possível optimizar a taxa de entrega e reduzir o investimento em inventário.

 

 

 

AGENDAMENTO AUTOMATIZADO

 

 

 

 

A IA Ajuda os clientes a agendar serviços de manutenção e reparação, gerindo a disponibilidade das oficinas em tempo real e reduzindo a carga administrativa.

 

 

 

ASSISTENTES VIRTUAIS

 

 

 

A IA otimiza acesso a respostas, recomendações e orientações instantâneas em tempo real, num regime 24/7, a tópicos sobre manutenção e solução de problemas.

 

 

 

Repensar o papel do futuro Profissional de Oficina

 

Ao revolucionar indústrias a IA apresenta enormes desafios, e no caso do pós-venda o futuro dos profissionais de oficina, perante a transição de algumas tarefas desempenhadas manualmente ou dependentes da intervenção humana.

 

 

A IA gerida sob supervisão dos profissionais de oficina irá permitir a criação de novas soluções que acelerem a sua própria curva de aprendizagem e gerir o conhecimento de forma integrada, envolvendo os processos, as pessoas e a tecnologia.

 

 

A Tips4y na vanguarda tecnológica do após-venda

 

Sendo uma empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

 

O DataRepair é o exemplo mais recente desta abordagem. Temos ter vindo a aprimorar este serviço com recurso a esta tecnologia, pelo que brevemente será apresentado ao mercado como um serviço de diagnóstico altamente diferenciador.

 

O futuro deste sector depende da capacidade das suas empresas em tirarem o melhor partido da inteligência sobre os dados.

 

A IA já não é uma tendência de futuro, é a realidade do presente!

 

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NOTÍCIAS . 23 out. 2023

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