Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?
A inteligência artificial (IA) está em ascenção e preparada para impactar várias indústrias e sectores de forma transversal, entre eles, o após-venda automóvel. Este impacto pode levar a uma relevante redução de custos, ao aumento da eficiência e à inovação disruptiva na oferta de soluções e serviços, resultando em experiências altamente diferenciadoras para os clientes.
A IA pode revolucionar as diferentes atividades dos distribuidores de peças, seja na gestão dos seus stocks, na eficiência da cadeia de abastecimento ou nas estratégias de preço, traduzindo-se tudo isto num atendimento de excelência ao cliente.
Principais áreas de aplicação da IA no após-venda
MANUTENÇÃO PREDITIVA
A IA analisa base de dados de incidências criando padrões de avaria prevendo com maior precisão a possibilidade de ocorrência de uma potencial avaria.
GESTÃO DE STOCK DE PEÇAS
A IA pode otimizar a gestão de stock, prevendo a procura das peças de substituição e minimizando o tempo de espera dos clientes. Com esta tecnologia é possível optimizar a taxa de entrega e reduzir o investimento em inventário.
AGENDAMENTO AUTOMATIZADO
A IA Ajuda os clientes a agendar serviços de manutenção e reparação, gerindo a disponibilidade das oficinas em tempo real e reduzindo a carga administrativa.
ASSISTENTES VIRTUAIS
A IA otimiza acesso a respostas, recomendações e orientações instantâneas em tempo real, num regime 24/7, a tópicos sobre manutenção e solução de problemas.
Repensar o papel do futuro Profissional de Oficina
Ao revolucionar indústrias a IA apresenta enormes desafios, e no caso do pós-venda o futuro dos profissionais de oficina, perante a transição de algumas tarefas desempenhadas manualmente ou dependentes da intervenção humana.
A IA gerida sob supervisão dos profissionais de oficina irá permitir a criação de novas soluções que acelerem a sua própria curva de aprendizagem e gerir o conhecimento de forma integrada, envolvendo os processos, as pessoas e a tecnologia.
A Tips4y na vanguarda tecnológica do após-venda
Sendo uma empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.
O DataRepair é o exemplo mais recente desta abordagem. Temos ter vindo a aprimorar este serviço com recurso a esta tecnologia, pelo que brevemente será apresentado ao mercado como um serviço de diagnóstico altamente diferenciador.
O futuro deste sector depende da capacidade das suas empresas em tirarem o melhor partido da inteligência sobre os dados.
A IA já não é uma tendência de futuro, é a realidade do presente!
Para que não perca todas as novidades sobre a Tips4y e o futuro do pós-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter e siga-nos no Linkedin, Facebook e Instagram
Subscreva o Blog Tips 4Y
Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.
Artigos Relacionados
A Tips4y de olhos postos no futuro com a distinção “PME Excelência 2022”
Destinado exclusivamente a PMEs, este estatuto é alcançado por empresas que evidenciam um desempenho de excelência na dimensão económica e financeira
Saber MaisTips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive
A tecnologia DataDrive será o padrão da solução oficinal ONDRIVE, a App que o parceiro italiano CDR lançou no mercado para servir os profissionais da reparação automóvel
Saber Mais