Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

NOTÍCIAS

Saber Mais

O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pelo Marketing da Tips4y, tendo em conta a proximidade geográfica que nos une, no sentido de analisarmos o impacto das principais tendências do pós-venda automóvel e como os profissionais se preparam para os desafios de futuro.

 

 

É neste pressuposto que partilhamos dois temas de enorme relevância para o mercado oficinal em Espanha – Digitalização e Rentabilidade – abordados em diferentes contextos, mas que se complementam na prática a nível estratégico e operacional.

 

 

A DIGITALIZAÇÃO DA OFICINA

 

 “As oficinas mais e melhor digitalizadas são mais eficientes e rentáveis.

 

Esta foi a principal conclusão da Convenção Lample 2023, organizada por um dos distribuidores de peças líderes do mercado espanhol, membro do Groupauto Unión Ibérica (GAUIb), que reuniu uma centena de oficinas para uma sessão de trabalho dedicada à realidade actual do mercado pós-venda automóvel, analisando as principais tendências e desafios do modelo de negócio das oficinas.

 

 

 

Foi apresentado um plano de acção focado na inovação, para ajudar as oficinas a melhorar a sua posição competitiva no mercado, tendo ficado patente a importância que a digitalização dos processos oficinais está a ter nas empresas de reparação.

 

De facto, as oficinas mais digitalizadas são mais eficientes e rentáveis, porque atraem e retêm mais e melhores clientes, ao mesmo tempo que melhoram também, e de forma sustentada, a sua relação com todas as restantes partes interessadas (parceiros, fornecedores, accionistas, etc.).

 

 

A RENTABILIDADE DO NEGÓCIO OFICINAL

 

 “Mais actividade não significa mais rentabilidade.

 

É a mensagem principal do mais recente encontro anual – Avanza Motor – que reune as 5 principais associações representativas das oficinas espanholas: Cetraa, Conepa, Ganvam, Faconauto e Fagenauto, com o objectivo de analisar o impacto das novas tendências de mobilidade para a oficina do futuro.

 

 

Esta mensagem vem reforçar outra conclusão apresentada no IX Congresso Andel, promovido por este grossista de peças espanhol, que abriu em 2022 um novo armazém em Portugal, dando continuidade ao seu projeto de expansão no mercado ibérico. Segundo a Andel, a facturação do sector pós-venda crescerá 3,5% em 2023, enquanto a atividade terá apenas um incremento de 0,8%.

 

 

 

De acordo com dados da Conepa, a actividade operacional em 2022 atingiu números de 2019 mas com uma quebra na facturação derivada de uma conjuntura marcada pela falta de peças de reposição, que se traduziu numa maior permanência do veículo na oficina, bem como na subida do preço dos materiais e dos combustíveis.

 

 

Por sua vez, os responsáveis da Ganvam e Fagenauto salientam a incapacidade das oficinas de reparação em gerir o aumento dos custos, nomeadamente a rapassá-los para os clientes.

 

Esta atitude revela a visão conservadora do próprio sector e que ficou demonstrada nos resultados do inquérito a 300 oficinas, partilhados no evento Avanza Motor, onde a principal preocupação das oficinas é a parte técnica, e só depois o foco no cliente, ficando em último lugar a gestão dos processos (englobando a digitalização e a sua eficiência):

 

 

 

 

“Os profissionais vêem-se primeiro como mecânicos, que querem reparar o maior número possível de veículos, do que como empresários orientados a lucrar com as intervenções que realizam.”

– Raúl González, Consultor de Comunicação, que apresentou o estudo

 

 

 

Esta questão vem reforçar a mensagem e as conclusões partilhadas oportunamente num anterior artigo da Tips4y sobre a importância da digitalização como factor incremental das vendas na oficina.

 

 

Visione o futuro do seu negócio com as soluções inovadoras da Tips4y!

 

 

Para que não perca todas as novidades sobre a Tips4y e o futuro do pós-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter e siga-nos no  Linkedin e Facebook.

NOTÍCIAS . 19 jul. 2023

Subscreva o Blog Tips 4Y

Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.

Artigos Relacionados

DataDrive: Tire uma foto à matrícula e aceda a toda a informação do veículo

O DataDrive é a solução digital para a manutenção e reparação automóvel, porque acelera o sucesso do negócio da oficina a longo prazo.

Saber Mais

Pesquisa por Matrícula: Viatura correctamente identificada!

A matrícula é a “porta de entrada” para qualquer intervenção em oficina sendo por isso um elemento crítico para garantir o acesso à informação correta de cada viatura

Saber Mais

Aniversário Tips4y: 12 anos a adicionar valor com muito talento e inovação

Fevereiro é um mês muito especial para a Tips4y. Ao longo da nossa jornada fomos assinalando as várias metas e as conquistas mais relevantes

Saber Mais