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Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

Tips Talks

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TIPS Talks com Marcelo Silva |  Diretor Geral da Auto Delta

 

A AutoDelta é um dos mais importantes players do aftermarket em Portugal e utiliza a TecDoc B2B Webshop (com módulo de compras) como uma plataforma sólida para reforçar a sua posição no mercado e garantir o seu crescimento.

 

Conversámos com Marcelo Silva, Diretor Geral da AutoDelta, sobre sua visão sobre o setor, os desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc e a Tips4y.

 

 

  Fale-nos um pouco sobre si, sobre o negócio e a empresa Auto Delta

 

A Auto Delta, que este ano comemorará o seu 45º aniversário, é um dos principais distribuidores de peças para automóveis em Portugal. Esta história já longa tem sido pontuada pelo desenvolvimento gradual das operações desta empresa familiar: desde uma pequena loja de venda ao público para uma lógica grossista de importação de componentes e sua distribuição no mercado nacional. Neste momento o portefólio da Auto Delta é seguramente um dos principais no Aftermarket português, cobrindo as necessidades de um parque automóvel em permanente mutação e diversificação, o que garante a todos aqueles que connosco trabalham uma capacidade de resposta elevada aos desafios que o mercado diariamente lhes coloca.

 

 

  Quando foi implementada a TecDoc Webshop? Qual era o objetivo?

 

A Webshop da TecDoc foi implementada no longínquo ano de 2007 quando a necessidade de ter uma presença digital ainda não era algo percepcionado como essencial. Ainda assim, acreditámos no produto e fizemos esta aposta não só para podermos diversificar a nossa base de clientes, que desta forma muito mais facilmente nos poderiam adquirir produtos, mas também para dar a conhecer a todo o mercado a real dimensão do portefólio da Auto Delta. 

 

 

  O que mais valoriza na utilização da TecDoc Webshop?

 

Dadas as ferramentas e capacidade de resposta mais eficaz que a aposta na TecDoc Webshop nos proporcionou, podemos sem sombra de dúvida considerar que tem sido essencial para a obtenção dos resultados que temos vindo a almejar ao longo dos anos. A credibilidade da TecDoc Webshop e dos seus dados, a versatilidade de utilização e ainda uma melhor e mais segura experiência de compra para os nossos clientes: tudo isto são factores decisivos para o sucesso do nosso negócio e da ferramenta em si.

 

 

  Como se tem desenvolvido o eCommerce no aftermarket em Portugal?

 

Se há alguns anos o eCommerce era algo tomado com grande atenção por poucos ou até como uma excentricidade apenas utilizada além-fronteiras, a verdade é que quem não está presente simplesmente não existe. A entrada de plataformas gigantes de comercialização deste tipo de produtos directamente ao consumidor final veio acelerar ainda mais a digitalização de grande parte daqueles players que ainda estavam de fora e a perder oportunidades de venda. A verdade é que actualmente quem quer triunfar neste mercado terá de ter uma estratégia de eCommerce, neste caso B2B, bem delineada e com objectivos realistas.

 

 

  Que mudanças e desafios considera que o eCommerce possa ter no aftermarket?

 

Não acreditamos em revoluções mas sim em processos graduais de adaptação e posterior massificação. Foi assim que começámos esta aposta e, durante muito tempo, a adesão foi apenas gradual. A verdade é que a pressão colocada por plataformas de eCommerce B2C é bastante elevada e coloca-nos grandes desafios no futuro. Assim, como qualquer grossita, temos de apoiar, elucidar e patrocinar os esforços dos nossos parceiros retalhistas que sofrem ainda mais essa pressão, tornando-os capazes de responder e marcar a diferença no mercado onde estão inseridos.

 

 

  Quais os seus planos e ambições para o futuro?

 

Os nossos planos e ambições são cumprir no futuro os desígnios dos fundadores da Auto Delta: Armindo Romão e Catarina Luísa que, com muito esforço, foram capazes de sustentar um crescimento visto por muitos como surpreendente, mas que, “dentro de casa” é suportado por uma filosofia de controlo financeiro altamente racional conjugada com a criação de um portefólio que, proporcionalmente, garante soluções para a esmagadora maioria dos automóveis que compõem o parque automóvel nacional.

 

 

  A TecDoc lançou o Data Quality Management (DQM). Como avalia esta iniciativa?

 

Tudo o que sejam ferramentas que nos permitam proporcionar um melhor e mais seguro serviço aos nossos parceiros são muito bem-vindas por todos. Os dados e a sua qualidade são essenciais em qualquer negócio do Século XXI e, sabendo que estes têm enorme influência na escolha de produtos poderá, de facto, levar a uma eventual redução de devoluções, um verdadeiro flagelo no Aftermarket.

 

 

  Qual a sua opinião sobre as novas funcionalidades como a Smart Search ou o Multi-Shopping Cart?

 

Efectivamente, a evolução da plataforma que utilizamos e as ferramentas disponibilizadas a todos aqueles que a utilizam não nos deixam de surpreender.  Se, por um lado, o Smart Search permite uma maior segurança e confiança na correcta identificação dos componentes, o Multi-Shopping Cart permite mesmo aos nossos parceiros comerciais segmentar de forma precisa o conteúdo da sua encomenda. Estas inovações permitirão um acréscimo de confiança na plataforma, factor decisivo para o sucesso da estratégia comercial da Auto Delta bem como para uma eventual redução das devoluções, um verdadeiro flagelo logístico e económico no nosso sector.

 

 

  Como avalia a parceria com a TecAlliance e a Tips4y ao longo dos anos?

 

Só podemos enaltecer esta parceria que já conta com alguns anos. A Auto Delta nunca se esquece dos seus parceiros e tem muito a agradecer a todos eles e, no caso da TecAlliance e da Tips4y, é importante referir que esta é uma parceria bastante duradoura e que tem sido decisiva para os resultados que temos alcançado ao longo dos anos. Posto isto e tendo em conta o crescente investimento e inovação da plataforma só podemos prognosticar a manutenção e um aprofundar desta parceria por muitos mais anos.

 


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Tips Talks . 10 mai. 2022

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