Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

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Já foi uma tendência, mas hoje é uma realidade cada vez mais consistente: a pesquisa e a compra online constituem os primeiros pontos de contacto para muitos negócios estabelecidos no modelo B2C. No sector das peças e acessórios para automóveis o contexto não é diferente, muito pelo contrário.

 

Considerando que este mercado, nomeadamente no pós-venda, tem sido um dos mais conservadores na adopção de tecnologias digitais, é previsível um potencial de crescimento muito significativo para os próximos tempos.     

 

Segundo a McKinsey no seu estudoThe changing aftermarket game – and how automotive suppliers can benefit from arising opportunities”, os canais digitais vão continuar a influenciar os processos de pesquisa e compra dos clientes em mercados desenvolvidos, mas sobretudo em mercados mais emergentes. Na venda de peças, a McKinsey estima que o peso do comércio electrónico possa crescer 30% até 2035.

 

Para as empresas do pós-venda sem presença online, o lançamento de uma loja neste canal representa o primeiro passo na digitalização do negócio. Mas para ter sucesso, é fundamental existir uma estratégia de abordagem conforme sugerido pela Roland Berger no estudo “Online automotive parts sales: the Rise of a New Channel”.

 

3 factores a considerar antes de lançar uma loja online:

 

 

  1 Clientes: O que procuram? Qual a necessidade?

 

Neste primeiro factor importa saber se a empresa vai competir em todo o mercado de peças ou especializar-se num nicho. Perante uma eventual saturação da oferta é prudente avaliar o valor acrescentado da nova loja online que vai agora começar.

 

 

Conhecer o mercado-alvo ajuda a empresa a entender como vender melhor as suas peças e acessórios, mas também a projectar a construção da própria loja.

 

 

 

 

  2 – Produto: Quais as peças mais procuradas?

 

Neste factor a preocupação incide sobre as peças com maior rotação no mercado online, em função da procura, mas também é crucial perceber quais as que libertam mais margem de acordo com as suas características.

 

A questão logística é estratégica neste contexto, por ser uma variável que impacta na dimensão física da embalagem (maior ou menor volume para transporte), no manuseio (frágil ou não) e no nível do serviço para entrega, entre outras particularidades que determinam o preço e a fidelização dos clientes.

 

 

  3 – Canal: Como chegar aos clientes?

 

Tal como referido nos factores anteriores, saber para quem vender e quais as referências mais procuradas são inputs determinantes para estruturar a loja online no sentido de fornecer os serviços adequados e de proporcionar a melhor experiência (UX) de compra. Adicionalmente deve preocupar-se com o posicionamento digital da sua loja online, para que as pessoas certas a encontrem. Neste âmbito, ter um excelente back office com potenciais ferramentas de SEO e marketing, é fundamental.

 


 

A Tips4y pensou nestes desafios dentro da sua oferta “TIPS Automotive Digital” ao disponibilizar a Loja de Peças Online B2Cuma solução de e-commerce para cliente final, que permite aceder a funcionalidades estratégicas de backoffice para criar um portfolio, automatizar preços e integrar esta oferta com diferentes canais de marketing.

 

 


 

Esta solução inovadora e ágil possui um processo de implementação rápido, permitindo a ida para o mercado de forma totalmente responsiva, diferenciando a abordagem e proporcionando aos clientes finais uma excelente experiência de compra digital.

 

 

 

Os consumidores B2C de peças e acessórios possuem hábitos de pesquisa omnicanal, onde fazem comparações de preços e compras de conveniência, pelo que se tornou “obrigatório” neste sector a aposta na digitalização do negócio para continuar a competir neste mercado de acordo com as atuais tendências de compra.

 

 

Contacte já a equipa Tips4y para lançar a sua nova loja online B2C.

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Boas Práticas . 14 jun. 2021

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