4 Dicas para atrair clientes para a oficina

Boas Práticas

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Concorrência e digitalização: dois fatores constantes a que nenhum setor pode fugir e que obrigam as empresas a adaptar-se e a inovar para continuar na linha da frente. E as oficinas de reparação automóvel não são exceção. A digitalização assume, atualmente, um papel essencial na estratégia das empresas. Mais ainda no decorrer desta pandemia face ao comportamento que se tem vindo a verificar no uso intensivo do meio digital. Assim, para atrair clientes para a oficina – seja conseguir novos, seja fidelizar antigos –, é fundamental ter uma abordagem diferenciadora e vantajosa. A pergunta-chave é: como?

 

A resposta pode estar no marketing digital. Além de oferecer soluções essenciais para o dia a dia dos negócios ou ajudar a enfrentar circunstâncias complicadas, como uma pandemia, é também muito importante para a ligação a outros processos oficinais. Desta forma, sugerimos quatro ideias para as oficinas auto implementarem e explicamos quais as vantagens:

 

 

Estar presente no universo digital

 

Atualmente, se uma empresa não existe online, é como se não existisse de todo. Cada vez mais, os consumidores procuram serviços, informações e recomendações na internet, o que significa que a presença digital é essencial se quiser atrair clientes para a oficina.

 

De que forma o pode fazer?

 

  • Criar um site com informações sobre a oficina, os serviços e contactos.
  • Disponibilizar o serviço de marcação online no seu site, que esteja integrado com um programa de gestão de contactos e de dados.
  • Aderir às redes sociais, que são uma ligação mais informal e sem necessidade de muitos recursos financeiros, tomando o exemplo desta oficina:
    • Partilhe os seus serviços e imagens de reparações;
    • Mostre testemunhos de clientes;
    • Dê a conhecer a equipa com um vídeo, tornando a relação mais pessoal;
    • Disponibilize uma janela de mensagens no Facebook, para oferecer mais uma forma de contacto aos clientes.

 

 

 

Personalizar o tratamento

 

Cada veículo é um veículo e cada cliente é um cliente. A reparação automóvel pode pressupor custos elevados ou um reajuste na vida do proprietário. Por isso, atrair clientes para a oficina e levá-los a confiar nos seus serviços implica um tratamento personalizado, em que o cliente sinta uma preocupação e um cuidado especiais.

 

De que forma o pode fazer?

 

  • Enviar lembretes para clientes com histórico, através de e-mail ou SMS, lembrando:
    • Quando deve fazer a mudança do óleo e filtro; 
    • Qual é a data da revisão do carro;
    • Quando é altura de mudar pneus.
  • Usar mensagens automáticas ou push, com lembretes gerais para clientes novos, se tiver uma app da sua cadeia de oficinas.
  • Disponibilizar um número de WhatsApp para um contacto mais pessoal e direto com o cliente, que também permite poupar tempo com uma videochamada.

 

 

 

Oferecer mais ao cliente

 

Da mesma forma que é muito importante mostrar um atendimento personalizado para atrair clientes para a oficina, um fator determinante para conseguir a confiança do cliente pode ser oferecer-lhe um retorno extra por escolher a sua oficina

 

De que forma o pode fazer?

 

  • Manter um blog atualizado com conteúdos úteis para o cliente, para dar resposta às pesquisas relacionadas com os seus serviços. Veja o exemplo desta oficina:
    • Mostrar e explicar o “antes e depois“ de uma reparação;
    • Dar conselhos sobre a manutenção automóvel;
    • Fazer artigos sobre a segurança rodoviária.
  • Enviar uma newsletter aos clientes com estes conteúdos e com as promoções em vigor.
  • Oferecer promoções, vouchers e cartões fidelidade, partilhando nas suas redes sociais:
    • Promoções gerais para novos clientes que sigam as suas redes ou adiram à newsletter;
    • Vouchers e cartões fidelidade para clientes antigos após vários serviços ou em troca de feedback, premiando a sua fidelidade.

 

 

 

Inovar os seus serviços

 

Atrair clientes para a oficina também significa ouvi-los, ir ao encontro do que procuram ou perceber em que áreas há necessidade de inovar. Mais, há processos oficinais que podem ser melhorados por outras ferramentas digitais, como orçamentação inteligente ou pesquisa por matrícula de peças e acessórios para automóveis, aumentando a eficácia e poupando o bem mais valioso: tempo.

 

De que forma o pode fazer?

 

  • Pedir feedback através do site, das redes sociais, da app ou de outros canais de comunicação.
  • Conseguir testemunhos das experiências positivas para partilhar nas redes, valorizando o cliente e o trabalho da oficina.
  • Incluir novas ferramentas digitais que permitam agilizar processos e recursos.

 

 

Estas são dicas essenciais de marketing digital para começar a atrair clientes para a oficina. Porém, as ferramentas de marketing digital estão dependentes de dados para poderem evoluir com mais ideias e mais serviços adaptados à realidade de cada negócio. É neste sentido que as soluções de dados auto da TIPS 4Y são muito vantajosas, ajudando a gerir os processos com eficiência e rapidez, a integrar também as dinâmicas de marketing nos pontos de venda e a oferecer tempo às oficinas para colocar mais ideias em prática e servir mais clientes.

 

O fundamental é saber que não há como escapar à importância de inovação constante, e que estas quatro sugestões irão permitir-lhe começar a colher os benefícios de uma estratégia digital.

 

 


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Boas Práticas . 08 jun. 2020

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