DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

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  • janeiro 25, 2022
  • 10 MIN Leitura
  • TIPS Talks com Gonçalo Monteiro | Business Developer na Tips4y

    Nesta primeira rubrica de 2022 do Tips Talks vamos conhecer um pouco mais sobre os desafios que as oficinas do pós-venda automóvel enfrentam no seu trabalho diário e que tipo de necessidades são vencidas através do uso do DataDrive. Conheça a visão do Gonçalo Monteiro, através da sua experiência como Business Developer da Tips4y.

    Mas antes, venha daí conhecer o Gonçalo

    Mas antes, venha daí conhecer o Gonçalo


    O Gonçalo Monteiro acredita que o potencial humano é o fator chave de sucesso nas organizações, que se alcança de forma mais rápida e com maior qualidade através de uma forte cultura organizacional, com ferramentas e meios tecnológicos diferenciadores. Na Tips4y foca-se especialmente em conhecer o negócio oficinal, ouvindo as suas dificuldades e transformando-as em oportunidades de mudança, onde as soluções que oferece assumem um papel crucial.

    Ver Entrevista TipsTalk

    1. Quais são as principais dificuldades sentidas pelos clientes oficinais?

    As dificuldades são diversas e algumas transversais a qualquer setor. Por exemplo, o perfil do consumidor final que cada vez mais exige um serviço mais rápido, mais transparente e que vá de encontro às suas necessidades.

    No setor do pós-venda auto acrescem necessidades específicas do sector como a necessidade constante de uma oficina multimarca atualizar competências técnicas para se manter competitiva e continuar a prestar um serviço de qualidade.

    Daí a necessidade de ferramentas simples e rápidas que permitam às oficinas aumentar a sua produtividade, fidelizar clientes e aumentar o seu negócio. É justamente este tipo de ferramentas que incorporamos no DataDrive e que permitem às oficinas diferenciar o seu negócio.

    2. Como é que a plataforma ajuda a oficina a ultrapassar estas dificuldades?

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    A plataforma foi criada nas oficinas para as oficinas. Houve todo um trabalho de análise de necessidades em ambiente real para conseguirmos responder com uma solução eficaz.

    A ideia é conseguir simplificar processos enquanto agregamos valor na relação com o cliente e com o parceiro de peças. Por exemplo: com a plataforma Datadrive, realizamos diretamente com o cliente o orçamento, agendamos o melhor dia/hora para realizar o serviço e encomendamos as peças.

    3. O que é o Programa de Embaixadores?

    O Programa de Embaixadores nasce para proporcionar a melhor experiência na adoção da plataforma, minimizando a eventual resistência à mudança que surge de forma natural quando as tecnologias são muito recentes e sobretudo quando exigem novas aprendizagens para interiorizar o seu racional.

    O que fazemos é ir para o terreno, junto de oficinas selecionadas, de modo a acelerar todo o processo de aprendizagem e assim promover a adoção da plataforma em ambiente real.

    Temos tido verdadeiros casos de sucesso e é visível a melhoria do modelo de negócio nestas organizações graças ao uso regular da plataforma, o que nos orgulha bastante. São estes casos de sucesso que contagiam as demais oficinas e que nos garantem que estamos no caminho certo.

    4. Qual o feedback da oficina após adotar a plataforma DataDrive?

    O feedback não podia ser melhor. A partir do momento em que as organizações adotam a plataforma, percebem como o seu dia-a-dia se torna mais prático e com impacto no crescimento das suas vendas, pelo que a satisfação é enorme.

    Aliás, voltar a trabalhar com os métodos anteriores parece-lhes caótico. Apenas como exemplo: depois do gestor da oficina criar o hábito de entregar ao cliente um orçamento de reparação fiável – presencialmente e em segundos – será frustante voltar a ver o cliente sair da oficina sem qualquer informação.

    5. Que conhecimento diferenciador é que as oficinas obtêm do seu negócio com o DataDrive?

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    A palavra-chave é precisamente essa: conhecimento. Cada vez mais, as decisões estratégicas têm de ser baseadas em dados reais. Ora, a tecnologia DataDrive organiza toda a informação de modo a gerar valor para o gestor da oficina.


    Este acede a indicadores estratégicos, como por exemplo, a análise de rácios de produtividade ou eficiência, mas também a indicadores comerciais para medir o sucesso de campanhas ou de estratégias de orçamento.

    O DataDrive permite, sem dúvida, um conhecimento diferenciador que as oficinas valorizam e que muito ambicionavam.

    O nosso obrigado ao Gonçalo!

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