A qualificação profissional como factor de sucesso dos negócios auto
Num mundo cada vez mais digitalizado e tecnológico, a qualificação profissional passou a ser um factor altamente estratégico para manter os negócios competitivos, sobretudo no pós-venda automóvel cujo sector tenta emergir de uma realidade tradicionalmente envelhecida.
A Tips4y aposta desde a sua criação numa cultura empreendedora com o objectivo de investir continuamente na formação e qualificação das suas equipas nas mais diversas competências: Novos idiomas e ferramentas de trabalho, aprofundar práticas de gestão, saber comunicar em público, entre outras.
O processo de acolhimento e integração (onboarding) assente na comunidade Tipstor reflecte igualmente uma preocupação e dedicação extrema na valorização das pessoas que se extende “fora de portas” através da colaboração regular da Tips4y com o ensino académico como forma de promover a relação deste meio com a realidade empresarial.
Qualificar para vencer numa indústria em mudança
Estando orientada para a inovação do pós-venda automóvel, a Tips4y tem vindo a promover as suas práticas internas junto do sector, incentivando-o para a importância da qualificação profissional, que entretanto deixou de ser apenas uma formação tradicional em hard skills porque os melhores profissionais devem ser flexíveis para enfrentar qualquer novo desafio.
A Universal Technical Institute é um exemplo desta realidade – Ao coordenar um dos mais exigentes programas de formação em tecnologia automóvel identificou as 7 principais competências que considera serem fundamentais para o futuro destes profissionais:
Adaptabilidade - pela capacidade de ajuste num sector que passou a funcionar em constante mudança perante uma indústria fortemente orientada para a inovação tecnológica;
Analítica - pela capacidade de rapidamente identificar as causas para os mais diversos problemas e de estabelecer a forma mais eficaz de os ultrapassar;
Relação com Pessoas - pela capacidade de saber comunicar em diferentes contextos: Embora uma boa parte do trabalho implique manusear equipamentos, veículos e peças, há também a conveniência de saber interagir com os colegas, clientes, fornecedores, etc., atendendo às suas necessidades;
Rigor - pela capacidade de demonstrar profissionalismo sendo o rosto da empresa em qualquer circunstância e mostrar integridade, incorporando os respectivos valores;
Resolver problemas - pela capacidade de solucionar problemas fora da sua esfera de trabalho (“zona de conforto”) e saber pensar por conta própria procurando alternativas fora dos processos estabelecidos;
Literacia tecnológica - pela capacidade de trabalhar em ambientes e situações complexas que exigem o uso de tecnologia de ponta e a experimentação de novos equipamentos altamente evoluídos;
Princípios de ética - pela capacidade de cultivar e respeitar valores humanos em situações de extrema exigência no ritmo de trabalho e nas relações interpessoais, sem deixar de prioritizar as necessidades e respeitar as suas implicações.
Sobre este cenário, Jonas Prising, CEO da ManpowerGroup – uma referência global no mundo do trabalho há mais de 65 anos – referiu que é crítico estar atento às novas vagas que se sucedem após períodos de grandes mudanças, já que é necessária uma força de trabalho mais qualificada para aproveitar as novas funções e posições entretanto criadas.
É neste contexto que têm vindo a ser promovidos alguns conceitos práticos para fomentar as devidas aprendizagens:
LEARNABILITY
UPSKILLING
RESKILLING
Promover a formação e a qualificação dos colaboradores não deve ser apenas uma iniciativa forçada pela obrigatoriedade legal (cumprir créditos de formação) mas genuína quanto à sua vertente empreendedora que marque a diferença nas pessoas e consequentemente no sucesso dos negócios.
Saiba mais sobre as soluções de dados TecDoc e TecRMI e começe hoje mesmo a preparar a sua oficina ou loja de peças para os próximos desafios.
Visione o futuro do seu negócio com as soluções inovadoras da Tips4y!
Para que não perca estas e outras novidades sobre a Tips4y e o futuro do pós-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter e siga-nos no Linkedin.
Subscreva o Blog Tips 4Y
Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.
Artigos Relacionados
Venha testar o DataDrive na Expomecânica e ganhe 2 meses grátis!
O sector Aftermarket já está em contagem decrescente para a Expomecânica 2023. A Tips4y vai marcar presença como expositor com várias soluções e novidades.
Saber MaisTips4y e TecAlliance projectam o futuro da mobilidade automóvel
No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.
Saber Mais