A qualificação profissional como factor de sucesso dos negócios auto

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Num mundo cada vez mais digitalizado e tecnológico, a qualificação profissional passou a ser um factor altamente estratégico para manter os negócios competitivos, sobretudo no pós-venda automóvel cujo sector tenta emergir de uma realidade tradicionalmente envelhecida.

 

 

A Tips4y aposta desde a sua criação numa cultura empreendedora com o objectivo de investir continuamente na formação e qualificação das suas equipas nas mais diversas competências: Novos idiomas e ferramentas de trabalho, aprofundar práticas de gestão, saber comunicar em público, entre outras.

 

 

 

O processo de acolhimento e integração (onboarding) assente na comunidade Tipstor reflecte igualmente uma preocupação e dedicação extrema na valorização das pessoas que se extende “fora de portas” através da colaboração regular da Tips4y com o ensino académico como forma de promover a relação deste meio com a realidade empresarial.

 

 

 

 

Qualificar para vencer numa indústria em mudança

 

Estando orientada para a inovação do pós-venda automóvel, a Tips4y tem vindo a promover as suas práticas internas junto do sector, incentivando-o para a importância da qualificação profissional, que entretanto deixou de ser apenas uma formação tradicional em hard skills porque os melhores profissionais devem ser flexíveis para enfrentar qualquer novo desafio.

 

 

A Universal Technical Institute é um exemplo desta realidade – Ao coordenar um dos mais exigentes programas de formação em tecnologia automóvel identificou as 7 principais competências que considera serem fundamentais para o futuro destes profissionais:

 

 

 

Adaptabilidade - pela capacidade de ajuste num sector que passou a funcionar em constante mudança perante uma indústria fortemente orientada para a inovação tecnológica;

 

 

Analítica - pela capacidade de rapidamente identificar as causas para os mais diversos problemas e de estabelecer a forma mais eficaz de os ultrapassar;

 

 

 

Relação com Pessoas - pela capacidade de saber comunicar em diferentes contextos: Embora uma boa parte do trabalho implique manusear equipamentos, veículos e peças, há também a conveniência de saber interagir com os colegas, clientes, fornecedores, etc., atendendo às suas necessidades;

 

 

Rigor - pela capacidade de demonstrar profissionalismo sendo o rosto da empresa em qualquer circunstância e mostrar integridade, incorporando os respectivos valores;

 

 

 

Resolver problemas - pela capacidade de solucionar problemas fora da sua esfera de trabalho (“zona de conforto”) e saber pensar por conta própria procurando alternativas fora dos processos estabelecidos;

 

 

 

Literacia tecnológica - pela capacidade de trabalhar em ambientes e situações complexas que exigem o uso de tecnologia de ponta e a experimentação de novos equipamentos altamente evoluídos;

 

 

 

Princípios de ética - pela capacidade de cultivar e respeitar valores humanos em situações de extrema exigência no ritmo de trabalho e nas relações interpessoais, sem deixar de prioritizar as necessidades e respeitar as suas implicações.

 

 

 

 

Sobre este cenário, Jonas Prising, CEO da ManpowerGroup – uma referência global no mundo do trabalho há mais de 65 anos – referiu que é crítico estar atento às novas vagas que se sucedem após períodos de grandes mudanças, já que é necessária uma força de trabalho mais qualificada para aproveitar as novas funções e posições entretanto criadas.

 

 

É neste contexto que têm vindo a ser promovidos alguns conceitos práticos para fomentar as devidas aprendizagens:

 

LEARNABILITY

 

Capacidade de adquirir continuamente novas competências em ciclos mais rápidos: Fundamental para permitir que as pessoas consigam aprender, desaprender e reaprender ao longo da vida;

 

 

UPSKILLING

 

Aprender novas competências para permanecer na função actual devido à mudança nas capacidades necessárias, ou adicionar outras competências para progressão na carreira;

 

 

RESKILLING

 

Aprender novas competências destinadas à transição para uma função completamente nova.

 

 

 

Promover a formação e a qualificação dos colaboradores não deve ser apenas uma iniciativa forçada pela obrigatoriedade legal (cumprir créditos de formação) mas genuína quanto à sua vertente empreendedora que marque a diferença nas pessoas e consequentemente no sucesso dos negócios.

 

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NOTÍCIAS . 22 fev. 2023

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