DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

Produto

  • janeiro 25, 2022
  • 10 MIN Leitura
  • TIPS Talks com Gonçalo Monteiro | Business Developer na Tips4y

    Nesta primeira rubrica de 2022 do Tips Talks vamos conhecer um pouco mais sobre os desafios que as oficinas do pós-venda automóvel enfrentam no seu trabalho diário e que tipo de necessidades são vencidas através do uso do DataDrive. Conheça a visão do Gonçalo Monteiro, através da sua experiência como Business Developer da Tips4y.

    Mas antes, venha daí conhecer o Gonçalo

    Mas antes, venha daí conhecer o Gonçalo


    O Gonçalo Monteiro acredita que o potencial humano é o fator chave de sucesso nas organizações, que se alcança de forma mais rápida e com maior qualidade através de uma forte cultura organizacional, com ferramentas e meios tecnológicos diferenciadores. Na Tips4y foca-se especialmente em conhecer o negócio oficinal, ouvindo as suas dificuldades e transformando-as em oportunidades de mudança, onde as soluções que oferece assumem um papel crucial.

    Ver Entrevista TipsTalk

    1. Quais são as principais dificuldades sentidas pelos clientes oficinais?

    As dificuldades são diversas e algumas transversais a qualquer setor. Por exemplo, o perfil do consumidor final que cada vez mais exige um serviço mais rápido, mais transparente e que vá de encontro às suas necessidades.

    No setor do pós-venda auto acrescem necessidades específicas do sector como a necessidade constante de uma oficina multimarca atualizar competências técnicas para se manter competitiva e continuar a prestar um serviço de qualidade.

    Daí a necessidade de ferramentas simples e rápidas que permitam às oficinas aumentar a sua produtividade, fidelizar clientes e aumentar o seu negócio. É justamente este tipo de ferramentas que incorporamos no DataDrive e que permitem às oficinas diferenciar o seu negócio.

    2. Como é que a plataforma ajuda a oficina a ultrapassar estas dificuldades?

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    A plataforma foi criada nas oficinas para as oficinas. Houve todo um trabalho de análise de necessidades em ambiente real para conseguirmos responder com uma solução eficaz.

    A ideia é conseguir simplificar processos enquanto agregamos valor na relação com o cliente e com o parceiro de peças. Por exemplo: com a plataforma Datadrive, realizamos diretamente com o cliente o orçamento, agendamos o melhor dia/hora para realizar o serviço e encomendamos as peças.

    3. O que é o Programa de Embaixadores?

    O Programa de Embaixadores nasce para proporcionar a melhor experiência na adoção da plataforma, minimizando a eventual resistência à mudança que surge de forma natural quando as tecnologias são muito recentes e sobretudo quando exigem novas aprendizagens para interiorizar o seu racional.

    O que fazemos é ir para o terreno, junto de oficinas selecionadas, de modo a acelerar todo o processo de aprendizagem e assim promover a adoção da plataforma em ambiente real.

    Temos tido verdadeiros casos de sucesso e é visível a melhoria do modelo de negócio nestas organizações graças ao uso regular da plataforma, o que nos orgulha bastante. São estes casos de sucesso que contagiam as demais oficinas e que nos garantem que estamos no caminho certo.

    4. Qual o feedback da oficina após adotar a plataforma DataDrive?

    O feedback não podia ser melhor. A partir do momento em que as organizações adotam a plataforma, percebem como o seu dia-a-dia se torna mais prático e com impacto no crescimento das suas vendas, pelo que a satisfação é enorme.

    Aliás, voltar a trabalhar com os métodos anteriores parece-lhes caótico. Apenas como exemplo: depois do gestor da oficina criar o hábito de entregar ao cliente um orçamento de reparação fiável – presencialmente e em segundos – será frustante voltar a ver o cliente sair da oficina sem qualquer informação.

    5. Que conhecimento diferenciador é que as oficinas obtêm do seu negócio com o DataDrive?

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    A palavra-chave é precisamente essa: conhecimento. Cada vez mais, as decisões estratégicas têm de ser baseadas em dados reais. Ora, a tecnologia DataDrive organiza toda a informação de modo a gerar valor para o gestor da oficina.


    Este acede a indicadores estratégicos, como por exemplo, a análise de rácios de produtividade ou eficiência, mas também a indicadores comerciais para medir o sucesso de campanhas ou de estratégias de orçamento.

    O DataDrive permite, sem dúvida, um conhecimento diferenciador que as oficinas valorizam e que muito ambicionavam.

    O nosso obrigado ao Gonçalo!

    Outros Artigos

    A Webshop B2B TecDoc da Tips4y gera resultados e cria satisfação

    Produto

    A Webshop B2B TecDoc da Tips4y gera resultados e cria satisfação

    Ainda não tem uma Webshop? Então está a perder vendas todos os dias! É uma solução "chave na mão" exclusiva para profissionais e personalizada de acordo com a identidade corporativa da...

    3 MIN

    Pesquisa por Matrícula: a “porta de entrada” para o sucesso no após-venda automóvel

    Produto

    Pesquisa por Matrícula: a “porta de entrada” para o sucesso no após-venda automóvel

    No 1º semestre registámos um aumento na procura da solução de pesquisa por matrícula pois as matrículas são a “porta de entrada” para a intervenção oficinal ou venda de peças.

    4 MIN

    DataDrive: nunca foi tão fácil orçamentar em segundos!

    Produto

    DataDrive: nunca foi tão fácil orçamentar em segundos!

    Só precisa de alguns segundos para realizar um orçamento de manutenção preconizado pelo construtor e as peças corretas para cada intervenção. E mais importante ainda: com preços OE e IAM.

    2 MIN

    DataRepair, reparar bem à distância de um clique!

    Produto

    DataRepair, reparar bem à distância de um clique!

    O serviço DataRepair disponbiliza dados que permitem concluir que se trata de uma aposta ganha pela sua conveniência altamente diferenciadora junto da reparação automóvel.

    3 MIN

    Dê superpoderes à sua equipa com a solução DataDrive!

    Produto

    Dê superpoderes à sua equipa com a solução DataDrive!

    O DataDrive é a solução digital para o seu negócio da manutenção e reparação automóvel, porque lhe permite poupar tempo e outros recursos da oficina e com isso acelerar as vendas de forma ágil.

    7 MIN

    DataDrive, tire uma foto à matrícula e aceda a toda a informação do veículo

    Produto

    DataDrive, tire uma foto à matrícula e aceda a toda a informação do veículo

    O DataDrive é a solução digital para a manutenção e reparação automóvel, porque acelera o sucesso do negócio da oficina a longo prazo.

    7 MIN

    Pesquisa por Matrícula, viatura corretamente identificada!

    Produto

    Pesquisa por Matrícula, viatura corretamente identificada!

    A matrícula é a "porta de entrada" para qualquer intervenção em oficina sendo por isso um elemento crítico para garantir o acesso à informação correta de cada viatura.

    4 MIN

    Caetano Retail duplica agendamentos online com o DataDrive

    Produto

    Caetano Retail duplica agendamentos online com o DataDrive

    A parceria de sucesso com a Tips4y através do DataDrive permitiu ligar o negócio das oficinas Caetano Retail aos clientes finais de forma diferenciadora.

    8 MIN

    DataDrive Mobile, mobilidade total na reparação automóvel

    Produto

    DataDrive Mobile, mobilidade total na reparação automóvel

    O DataDrive Mobile inclui todos os serviços da plataforma DataDrive num ambiente totalmente mobile-first para que esteja sempre acessível em tempo real e no momento...

    5 MIN

    Tips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive

    Produto

    Tips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive

    A tecnologia DataDrive será o padrão da solução oficinal ONDRIVE, a App que o parceiro italiano CDR lançou no mercado para servir os profissionais da reparação...

    6 MIN

    Oficinas Independentes com acesso ao Livro de Manutenção Digital via DataDrive!

    Produto

    Oficinas Independentes com acesso ao Livro de Manutenção Digital via DataDrive!

    A natureza digital evita o extravio da informação e a manipulação dos dados, beneficiando os consumidores finais com uma maior transparência em todo este processo.

    3 MIN

    O DataDrive foi a plataforma utilizada na grande FINAL do Challenge Oficinas 2023

    Produto

    O DataDrive foi a plataforma utilizada na grande FINAL do Challenge Oficinas 2023

    Pelo 6º ano consecutivo, o Challenge Oficinas voltou a desafiar todas as oficinas portuguesas a participarem nesta competição. Veja o vídeo e saiba quem foi o Top...

    5 MIN

    DataRepair, a nova imagem da linha de suporte técnico à reparação automóvel da Tips4y

    Produto

    DataRepair, a nova imagem da linha de suporte técnico à reparação automóvel da Tips4y

    A linha de apoio à reparação e manutenção multimarca de veículos ligeiros tem uma nova imagem. DataRepair é a marca que reforça a identidade inovadora deste serviço.

    5 MIN

    A gestão oficinal do futuro já chegou! DataDrive já tem faturação integrada!

    Produto

    A gestão oficinal do futuro já chegou! DataDrive já tem faturação integrada!

    A plataforma DataDrive disponibiliza uma excelente novidade para o mercado pós venda, em particular para os utilizadores, ao incorporar o programa de faturação...

    5 MIN

    Venha testar o DataDrive na Expomecânica e ganhe 2 meses grátis!

    Produto

    Venha testar o DataDrive na Expomecânica e ganhe 2 meses grátis!

    O sector Aftermarket já está em contagem decrescente para a Expomecânica 2023. A Tips4y vai marcar presença como expositor com várias soluções e novidades.

    5 MIN

    DataRepair o serviço de apoio técnico que aposta no conhecimento e na inovação

    Produto

    DataRepair o serviço de apoio técnico que aposta no conhecimento e na inovação

    A Linha de Apoio Técnico à Reparação já está em pleno funcionamento e os primeiros resultados nesta fase são muito promissores quanto à sua estratégia de futuro.

    10 MIN

    O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

    Produto

    O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

    A Tips4y e o canal "Mecânica sobre rodas", esclarecem através do DataDrive como as oficinas obtêm facilmente orçamentos e garantem a revisão oficial das viaturas.

    9 MIN

    Economize os custos do seu negócio com as soluções da Tips4y

    Produto

    Economize os custos do seu negócio com as soluções da Tips4y

    Perante o cenário económico atual, a Tips4y tem disponíveis soluções que ajudam de forma consistente o sector do pós-venda a contrariar os custos do negócio.

    10 MIN

    Conheça o novo Serviço de Apoio Técnico à Reparação Auto

    Produto

    Conheça o novo Serviço de Apoio Técnico à Reparação Auto

    A Tips4y passou a disponibilizar aos profissionais do sector aftermarket a Linha de Apoio Técnico à Reparação que surge para dar uma resposta inovadora.

    9 MIN

    O novo Portal TecRMI chega às oficinas com inúmeras vantagens

    Produto

    O novo Portal TecRMI chega às oficinas com inúmeras vantagens

    Portal TecRMI, dados técnicos para a oficinas otimizarem o diagnóstico, reparação e manutenção automóvel conforme especificações OE.

    8 MIN

    A qualidade do TecDoc marca a diferença nas Oficinas e Lojas de Peças

    Produto

    A qualidade do TecDoc marca a diferença nas Oficinas e Lojas de Peças

    O catálogo TecDoc assume-se cada vez mais como o motor de busca líder do sector do pós-venda automóvel marcando a diferença nas Oficinas e nas Lojas de Peças.

    8 MIN

    O potencial analítico do DataDrive para as oficinas do pós-venda automóvel

    Produto

    O potencial analítico do DataDrive para as oficinas do pós-venda automóvel

    Uma conversa com Allan Souza sobre as potencialidades que as oficinas do pós-venda automóvel podem explorar através da capacidade analítica da plataforma DataDrive.

    9 MIN

    Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

    Produto

    Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

    O módulo de planeamento do DataDrive é altamente inovador para a gestão oficinal que pretende diferenciar-se pela excelência do serviço e produtividade da operação.

    8 MIN

    Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

    Produto

    Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

    Um mindset orientado para a digitalização é um precioso aliado da mudança.

    9 MIN

    Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

    Produto

    Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

    Consultar (sem erros) a matrícula da viatura torna-se cada vez mais relevante na gestão oficinal.

    8 MIN

    A Rugempeças fala-nos da experiência de uso do Catálogo TecDoc

    Produto

    A Rugempeças fala-nos da experiência de uso do Catálogo TecDoc

    O Catálogo TecDoc tornou-se uma ferramenta indispensável na atividade diária da Rugempeças na medida em que a identificação de peças feita com rigor e rapidez é indispensável.

    8 MIN

    O DataDrive será o padrão na gestão do negócio pós-venda automóvel - Miguel Cabral

    Produto

    O DataDrive será o padrão na gestão do negócio pós-venda automóvel - Miguel Cabral

    Uma conversa com Miguel Cabral, que dá a conhecer de perto a evolução de um dos projetos mais relevantes da Tips4y - o DataDrive.

    15 MIN

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

    Produto

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

    A pesquisa e a compra online constituem os primeiros pontos de contatos para muitos negócios estabelecidos no modelo B2C.

    10 MIN

    Pesquisa por Matrícula - inova na transição digital dos negócios auto

    Produto

    Pesquisa por Matrícula - inova na transição digital dos negócios auto

    O serviço de pesquisa por matrícula da Tips4y permite que muitos profissionais do mercado pós-venda automóvel digitalizem operações, cadeias de valor, canais de...

    8 MIN

    Catálogo TecDoc - O motor de pesquisa mais popular do Aftermarket

    Produto

    Catálogo TecDoc - O motor de pesquisa mais popular do Aftermarket

    O Catáloto TecDoc é o sistema de "big data" mais pesquisado no mercado pós-venda automóvel e a sua utilização representa, uma enorme vantagem perante os...

    8 MIN

    Loja online de peças auto: a melhor experiência para os seus clientes

    Produto

    Loja online de peças auto: a melhor experiência para os seus clientes

    A pandemia acelerou a urgência do digital. No pós-venda automóvel, uma loja online de peças auto pode ajudar o seu negócio a crescer.

    8 MIN