5 fatores de crescimento das oficinas em 2023

Tendências

  • janeiro 5, 2023
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  • O início de um novo ano significa para as empresas uma preocupação acrescida de olharem para o seu futuro nos próximos 12 meses, que se antevêem muito desafiantes face ao atual contexto nacional e internacional.

    É o momento ideal para uma profunda reflexão sobre o futuro da sua oficina e avaliar em que condições deve gerir os aspectos fundamentais do negócio através de 5 fatores chave:

    1. Estou confortável com a imagem que transmito da minha oficina?

    2. Tenho meios eficazes para comunicar com meus clientes?

    3. O equipamento da oficina é adequado para atender à tecnologia circulante nas viaturas mais recentes?

    4. A minha equipa está apta a resolver qualquer solicitação de acordo com o seu conhecimento técnico?

    5. Tenho a ferramenta para agilizar o atendimento, agendamento e restantes serviços que ofereço?



    5 fatores de crescimento das oficinas em 2023

    Os 5 fatores chave:

    1. Imagem da oficina
    1. Imagem da oficina

    A imagem da oficina é um fator de enorme importância porque projeta no seu mercado uma primeira expetativa sobre o nível de serviço esperado face à oferta da concorrência.

    Se ainda não tem uma marca que seja distintiva das oficinas concorrentes mais próximas, é uma excelente oportunidade para se destacar através de uma identidade que transmita aquilo que ambiciona para o futuro da sua oficina, espelhando a sua imagem e a sua cultura em todos os pontos de contacto: limpeza, organização, vestuário, etc., proporcionando uma experiência marcante ao seu cliente.


    2. Comunicação eficaz
    2. Comunicação eficaz

    Estudos sobre a satisfação do cliente na reparação automóvel reforçam a importância da comunicação como um fator determinante na construção de uma relação de confiança que é maioritariamente alimentada por feedback e recomendação.

    A comunicação deve ser gerida como um instrumento estratégico para as mais diversas iniciativas que afetam o negócio, como a captação de novos clientes. A Tips4y sugere-lhe várias dicas e boas práticas em como pode atrair clientes para a sua oficina tirando partido da influência geográfica associada ao seu negócio local.


    5 fatores de crescimento das oficinas em 2023

    5 fatores de crescimento das oficinas em 2023



    3. Adequação do equipamento
    3. Adequação do equipamento

    O parque circulante está a mudar gradualmente com a introdução de veículos eletrificados, provocando uma forte alteração estrutural na indústria automóvel.

    Esta evolução obriga as oficinas a enfrentarem novos desafios ao nível da intervenção técnica para se manterem competitivas no negócio da manutenção e reparação. A Tips4y sugere-lhe várias orientações neste tema salvaguardando as questões de segurança e o acesso à melhor informação sobre dados auto.

    Procure também garantir na sua oficina uma linha de apoio técnico à reparação que lhe permita de forma rápida e eficaz a resolução de problemas técnicos e ajuda ao diagnóstico, ou seja, um serviço de suporte técnico à reparação auto.

    4. Investimento em conhecimento técnico
    4. Investimento em conhecimento técnico

    De acordo com o mais recente inquérito às oficinas pela revista Pós Venda, cerca de 50% das oficinas inquiridas acedem até 3 formações anuais, no entanto, 36% das oficinas ainda oscilam entre nenhuma formação e até 2 por ano.

    Observando os avanços na tecnologia automóvel e o aumento da sua complexidade técnica, é cada vez mais necessário trabalhar num sistema de actualização contínua.

    Neste âmbito voltamos a referir a importância da Linha de Suporte Técnico à Reparação que proporciona o acesso ao conhecimento de forma complementar, otimizando o esforço das oficinas em várias frentes, nomeadamente no apoio especializado em diferentes versões de viaturas, no acesso aos dados dos construtores automóveis e fabricantes de peças, informações sobre códigos de falha entre outros temas.

    5. Aumente da produtividade
    5. Aumente da produtividade

    No mesmo inquérito da revista Pós-Venda, mais de 60% das oficinas possuem um espaço até 600 m2, mas 18% dos inquiridos fazem a sua gestão oficinal em espaços superiores a 1.000 m2.

    Nestes locais, cerca de 80% das oficinas abrem até 250 folhas de serviço em média por mês. No entanto, 50% não abrem mais de 100, cujo valor é similar à média a nível nacional. Enquadrando este esforço em tempo operacional, a maioria regista uma duração média entre 1 a 2 horas em cada serviço.

    Para rentabilizar o investimento nestes espaços face ao volume de folhas de serviço e as horas afetas é fundamental gerir toda esta equação com uma ferramenta que tenha sido pensada com este propósito.

    A Tips4y antecipou-se a esta necessidade através da sua plataforma de vanguarda que permite uma gestão produtiva destas variáveis a partir do seu módulo de planeamento de recursos adequado a cada agenda operacional.

    Contacte-nos para mais informações e adira já ao serviço DataDrive!

    5 fatores de crescimento das oficinas em 2023

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