Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

Têndencias

  • janeiro 5, 2023
  • 11 MIN Leitura
  • O início de um novo ano significa para as empresas uma preocupação acrescida de olharem para o seu futuro nos próximos 12 meses, que se antevêem muito desafiantes face ao atual contexto nacional e internacional.

    É o momento ideal para uma profunda reflexão sobre o futuro da sua oficina e avaliar em que condições deve gerir os aspectos fundamentais do negócio através de 5 fatores chave:

    1. Estou confortável com a imagem que transmito da minha oficina?

    2. Tenho meios eficazes para comunicar com meus clientes?

    3. O equipamento da oficina é adequado para atender à tecnologia circulante nas viaturas mais recentes?

    4. A minha equipa está apta a resolver qualquer solicitação de acordo com o seu conhecimento técnico?

    5. Tenho a ferramenta para agilizar o atendimento, agendamento e restantes serviços que ofereço?

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Os 5 fatores chave:

    1. Cuide da imagem da sua oficina
    1. Cuide da imagem da sua oficina

    A imagem da oficina é um fator de enorme importância porque projeta no seu mercado uma primeira expetativa sobre o nível de serviço esperado face à oferta da concorrência.

    Se ainda não tem uma marca que seja distintiva das oficinas concorrentes mais próximas, é uma excelente oportunidade para se destacar através de uma identidade que transmita aquilo que ambiciona para o futuro da sua oficina, espelhando a sua imagem e a sua cultura em todos os pontos de contacto: limpeza, organização, vestuário, etc., proporcionando uma experiência marcante ao seu cliente.

    2. Comunique eficazmente com os seus clientes
    2. Comunique eficazmente com os seus clientes

    Estudos sobre a satisfação do cliente na reparação automóvel reforçam a importância da comunicação como um fator determinante na construção de uma relação de confiança que é maioritariamente alimentada por feedback e recomendação.

    A comunicação deve ser gerida como um instrumento estratégico para as mais diversas iniciativas que afetam o negócio, como a captação de novos clientes. A Tips4y sugere-lhe várias dicas e boas práticas em como pode atrair clientes para a sua oficina tirando partido da influência geográfica associada ao seu negócio local.

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    3. Assegure a adequação do equipamento
    3. Assegure a adequação do equipamento

    O parque circulante está a mudar gradualmente com a introdução de veículos eletrificados, provocando uma forte alteração estrutural na indústria automóvel.

    Esta evolução obriga as oficinas a enfrentarem novos desafios ao nível da intervenção técnica para se manterem competitivas no negócio da manutenção e reparação. A Tips4y sugere-lhe várias orientações neste tema salvaguardando as questões de segurança e o acesso à melhor informação sobre dados auto.

    Procure também garantir na sua oficina uma linha de apoio técnico à reparação que lhe permita de forma rápida e eficaz a resolução de problemas técnicos e ajuda ao diagnóstico, ou seja, um serviço de suporte técnico à reparação auto.

    4. Invista no conhecimento técnico
    4. Invista no conhecimento técnico

    De acordo com o mais recente inquérito às oficinas pela revista Pós Venda, cerca de 50% das oficinas inquiridas acedem até 3 formações anuais, no entanto, 36% das oficinas ainda oscilam entre nenhuma formação e até 2 por ano.

    Observando os avanços na tecnologia automóvel e o aumento da sua complexidade técnica, é cada vez mais necessário trabalhar num sistema de actualização contínua.

    Neste âmbito voltamos a referir a importância da Linha de Suporte Técnico à Reparação que proporciona o acesso ao conhecimento de forma complementar, otimizando o esforço das oficinas em várias frentes, nomeadamente no apoio especializado em diferentes versões de viaturas, no acesso aos dados dos construtores automóveis e fabricantes de peças, informações sobre códigos de falha entre outros temas.

    5. Aumente a sua produtividade
    5. Aumente a sua produtividade

    No mesmo inquérito da revista Pós-Venda, mais de 60% das oficinas possuem um espaço até 600 m2, mas 18% dos inquiridos fazem a sua gestão oficinal em espaços superiores a 1.000 m2.

    Nestes locais, cerca de 80% das oficinas abrem até 250 folhas de serviço em média por mês. No entanto, 50% não abrem mais de 100, cujo valor é similar à média a nível nacional. Enquadrando este esforço em tempo operacional, a maioria regista uma duração média entre 1 a 2 horas em cada serviço.

    Para rentabilizar o investimento nestes espaços face ao volume de folhas de serviço e as horas afetas é fundamental gerir toda esta equação com uma ferramenta que tenha sido pensada com este propósito.

    A Tips4y antecipou-se a esta necessidade através da sua plataforma de vanguarda que permite uma gestão produtiva destas variáveis a partir do seu módulo de planeamento de recursos adequado a cada agenda operacional.

    Visione o futuro do seu negócio com as soluções inovadoras da Tips4y!

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Outros Artigos

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    Têndencias

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    A China está a dominar o mercado de carros elétricos. Conheça os fatores determinantes desta liderança no maior mercado automóvel mundial.

    11 MIN