Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

Produto

  • março 16, 2022
  • 8 MIN Leitura
  • _

    Gestão eficaz com indicadores de performance

    A plataforma DataDrive integra num único ambiente um fluxo de ponta a ponta para a gestão oficinal, através de uma visão modular, desde a receção da viatura à orçamentação, encomenda de peças, agendamento de serviços e faturação.

    Neste artigo iremos abordar a funcionalidade de PLANEAMENTO DE SERVIÇOS:

    A funcionalidade de planeamento que o DataDrive oferece é altamente inovadora e fundamental para a gestão das oficinas que se pretendem diferenciar pela excelência de serviço e produtividade da sua operação.

    Esta opção insere-se na estrutura de funcionalidades do DataDrive, organizada numa lógica de menus, e que corresponde à habitual sequência de processos na oficina.

    A tarefa de planear cada serviço tem por base uma alocação eficiente do tempo, à equipa de técnicos oficinais (“Produtivos”) – algo complexo e muito desafiante de ser gerido com rigor sem uma solução inovadora, desenvolvida justamente com este propósito.



    Como Funciona o Planeamento no DataDrive?

     

    Ao selecionar “Planear Serviço” o utilizador acede à área de “Planeamento/Agendamento” onde poderá fazer a gestão da equipa em função da agenda diária de cada um dos “Produtivos”.

     

    Nesta agenda poderão ser definidos todos os “tempos mortos” (por exemplo, ausências, férias, pausas) no sentido de ser contabilizado um total efetivo de horas úteis, passíveis de serem orçamentadas e distribuídas pela equipa, e com isso determinar o nível de produtividade real.


    À medida que os orçamentos apresentados aos clientes forem aprovados, o gestor de oficina poderá fazer a sua alocação à equipa em qualquer instante e efetuar o agendamento observando o total de horas livres, sendo igualmente possível consultar o processo de cada viatura entre outras opções de análise.

    A qualquer momento é possível de forma totalmente dinâmica analisar o status de cada viatura e intervir em tempo real no processo, atribuindo notificações específicas para o cliente ou efetuar pedidos de peças.



    Que métricas estão disponíveis no planeamento?


    A funcionalidade de planeamento no DataDrive disponibiliza um conjunto de métricas muito relevantes para a gestão oficinal, em virtude de proporcionarem, quer individualmente, quer numa perspectiva global, o nível de performance que resulta do trabalho agendado.


    • Horas orçamentadas: Informa em cada momento o tempo orçamentado face à capacidade horária total da equipa

    • Horas livres: Informa a margem de tempo disponível para novos agendamentos face à capacidade horária total da equipa
       

    • Horas trabalhadas: Informa a cada momento o total de horas realizadas

    • Produtividade: Informa o rácio entre o total de horas trabalhadas e as horas disponíveis

    • Eficiência: Informa o rácio entre o total de horas orçamentadas e o total de horas trabalhadas

    • Valor orçamentado: Permite uma visão global da faturação a realizar em função dos orçamentos aprovados  



    Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

    3 razões
    para aderir
    ao planeamento
    do DataDrive

     

    Através da funcionalidade "Planear Serviço"
    são várias as vantagens competitivas para
    a oficina, destacando-se:

    1. A total digitalização do processo de agendamento, permitindo centralizar num único local toda a visão do plano de trabalho na oficina e eficiente gestão dos técnicos oficinais;


    2. A agilidade com que a oficina planeia o tempo e disponibilidade da equipa, integrada com outras funcionalidades como o orçamento, traz uma dinâmica difícil de alcançar com outro tipo de ferramenta;


    3. A análise direta de diversos rácios com enorme valor para a gestão operacional da oficina permite impulsionar a produtividade e a excelência do serviço prestado.  

    A Webshop B2B TecDoc da Tips4y gera resultados e cria satisfação

    Produto

    A Webshop B2B TecDoc da Tips4y gera resultados e cria satisfação

    Ainda não tem uma Webshop? Então está a perder vendas todos os dias! É uma solução "chave na mão" exclusiva para profissionais e personalizada de acordo com a identidade corporativa da...

    3 MIN

    Pesquisa por Matrícula: a “porta de entrada” para o sucesso no após-venda automóvel

    Produto

    Pesquisa por Matrícula: a “porta de entrada” para o sucesso no após-venda automóvel

    No 1º semestre registámos um aumento na procura da solução de pesquisa por matrícula pois as matrículas são a “porta de entrada” para a intervenção oficinal ou venda de peças.

    4 MIN

    DataDrive: nunca foi tão fácil orçamentar em segundos!

    Produto

    DataDrive: nunca foi tão fácil orçamentar em segundos!

    Só precisa de alguns segundos para realizar um orçamento de manutenção preconizado pelo construtor e as peças corretas para cada intervenção. E mais importante ainda: com preços OE e IAM.

    2 MIN

    DataRepair, reparar bem à distância de um clique!

    Produto

    DataRepair, reparar bem à distância de um clique!

    O serviço DataRepair disponbiliza dados que permitem concluir que se trata de uma aposta ganha pela sua conveniência altamente diferenciadora junto da reparação automóvel.

    3 MIN

    Dê superpoderes à sua equipa com a solução DataDrive!

    Produto

    Dê superpoderes à sua equipa com a solução DataDrive!

    O DataDrive é a solução digital para o seu negócio da manutenção e reparação automóvel, porque lhe permite poupar tempo e outros recursos da oficina e com isso acelerar as vendas de forma ágil.

    7 MIN

    DataDrive, tire uma foto à matrícula e aceda a toda a informação do veículo

    Produto

    DataDrive, tire uma foto à matrícula e aceda a toda a informação do veículo

    O DataDrive é a solução digital para a manutenção e reparação automóvel, porque acelera o sucesso do negócio da oficina a longo prazo.

    7 MIN

    Pesquisa por Matrícula, viatura corretamente identificada!

    Produto

    Pesquisa por Matrícula, viatura corretamente identificada!

    A matrícula é a "porta de entrada" para qualquer intervenção em oficina sendo por isso um elemento crítico para garantir o acesso à informação correta de cada viatura.

    4 MIN

    Caetano Retail duplica agendamentos online com o DataDrive

    Produto

    Caetano Retail duplica agendamentos online com o DataDrive

    A parceria de sucesso com a Tips4y através do DataDrive permitiu ligar o negócio das oficinas Caetano Retail aos clientes finais de forma diferenciadora.

    8 MIN

    DataDrive Mobile, mobilidade total na reparação automóvel

    Produto

    DataDrive Mobile, mobilidade total na reparação automóvel

    O DataDrive Mobile inclui todos os serviços da plataforma DataDrive num ambiente totalmente mobile-first para que esteja sempre acessível em tempo real e no momento...

    5 MIN

    Tips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive

    Produto

    Tips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive

    A tecnologia DataDrive será o padrão da solução oficinal ONDRIVE, a App que o parceiro italiano CDR lançou no mercado para servir os profissionais da reparação...

    6 MIN

    Oficinas Independentes com acesso ao Livro de Manutenção Digital via DataDrive!

    Produto

    Oficinas Independentes com acesso ao Livro de Manutenção Digital via DataDrive!

    A natureza digital evita o extravio da informação e a manipulação dos dados, beneficiando os consumidores finais com uma maior transparência em todo este processo.

    3 MIN

    O DataDrive foi a plataforma utilizada na grande FINAL do Challenge Oficinas 2023

    Produto

    O DataDrive foi a plataforma utilizada na grande FINAL do Challenge Oficinas 2023

    Pelo 6º ano consecutivo, o Challenge Oficinas voltou a desafiar todas as oficinas portuguesas a participarem nesta competição. Veja o vídeo e saiba quem foi o Top...

    5 MIN

    DataRepair, a nova imagem da linha de suporte técnico à reparação automóvel da Tips4y

    Produto

    DataRepair, a nova imagem da linha de suporte técnico à reparação automóvel da Tips4y

    A linha de apoio à reparação e manutenção multimarca de veículos ligeiros tem uma nova imagem. DataRepair é a marca que reforça a identidade inovadora deste serviço.

    5 MIN

    A gestão oficinal do futuro já chegou! DataDrive já tem faturação integrada!

    Produto

    A gestão oficinal do futuro já chegou! DataDrive já tem faturação integrada!

    A plataforma DataDrive disponibiliza uma excelente novidade para o mercado pós venda, em particular para os utilizadores, ao incorporar o programa de faturação...

    5 MIN

    Venha testar o DataDrive na Expomecânica e ganhe 2 meses grátis!

    Produto

    Venha testar o DataDrive na Expomecânica e ganhe 2 meses grátis!

    O sector Aftermarket já está em contagem decrescente para a Expomecânica 2023. A Tips4y vai marcar presença como expositor com várias soluções e novidades.

    5 MIN

    DataRepair o serviço de apoio técnico que aposta no conhecimento e na inovação

    Produto

    DataRepair o serviço de apoio técnico que aposta no conhecimento e na inovação

    A Linha de Apoio Técnico à Reparação já está em pleno funcionamento e os primeiros resultados nesta fase são muito promissores quanto à sua estratégia de futuro.

    10 MIN

    O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

    Produto

    O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

    A Tips4y e o canal "Mecânica sobre rodas", esclarecem através do DataDrive como as oficinas obtêm facilmente orçamentos e garantem a revisão oficial das viaturas.

    9 MIN

    Economize os custos do seu negócio com as soluções da Tips4y

    Produto

    Economize os custos do seu negócio com as soluções da Tips4y

    Perante o cenário económico atual, a Tips4y tem disponíveis soluções que ajudam de forma consistente o sector do pós-venda a contrariar os custos do negócio.

    10 MIN

    Conheça o novo Serviço de Apoio Técnico à Reparação Auto

    Produto

    Conheça o novo Serviço de Apoio Técnico à Reparação Auto

    A Tips4y passou a disponibilizar aos profissionais do sector aftermarket a Linha de Apoio Técnico à Reparação que surge para dar uma resposta inovadora.

    9 MIN

    O novo Portal TecRMI chega às oficinas com inúmeras vantagens

    Produto

    O novo Portal TecRMI chega às oficinas com inúmeras vantagens

    Portal TecRMI, dados técnicos para a oficinas otimizarem o diagnóstico, reparação e manutenção automóvel conforme especificações OE.

    8 MIN

    A qualidade do TecDoc marca a diferença nas Oficinas e Lojas de Peças

    Produto

    A qualidade do TecDoc marca a diferença nas Oficinas e Lojas de Peças

    O catálogo TecDoc assume-se cada vez mais como o motor de busca líder do sector do pós-venda automóvel marcando a diferença nas Oficinas e nas Lojas de Peças.

    8 MIN

    O potencial analítico do DataDrive para as oficinas do pós-venda automóvel

    Produto

    O potencial analítico do DataDrive para as oficinas do pós-venda automóvel

    Uma conversa com Allan Souza sobre as potencialidades que as oficinas do pós-venda automóvel podem explorar através da capacidade analítica da plataforma DataDrive.

    9 MIN

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    Produto

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    Uma conversa com Gonçalo Monteiro, onde nos explica os desafios que as oficinas enfrentam e que tipo de necessidades são vencidas através do uso do DataDrive.

    10 MIN

    Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

    Produto

    Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

    Um mindset orientado para a digitalização é um precioso aliado da mudança.

    9 MIN

    Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

    Produto

    Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

    Consultar (sem erros) a matrícula da viatura torna-se cada vez mais relevante na gestão oficinal.

    8 MIN

    A Rugempeças fala-nos da experiência de uso do Catálogo TecDoc

    Produto

    A Rugempeças fala-nos da experiência de uso do Catálogo TecDoc

    O Catálogo TecDoc tornou-se uma ferramenta indispensável na atividade diária da Rugempeças na medida em que a identificação de peças feita com rigor e rapidez é indispensável.

    8 MIN

    O DataDrive será o padrão na gestão do negócio pós-venda automóvel - Miguel Cabral

    Produto

    O DataDrive será o padrão na gestão do negócio pós-venda automóvel - Miguel Cabral

    Uma conversa com Miguel Cabral, que dá a conhecer de perto a evolução de um dos projetos mais relevantes da Tips4y - o DataDrive.

    15 MIN

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

    Produto

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

    A pesquisa e a compra online constituem os primeiros pontos de contatos para muitos negócios estabelecidos no modelo B2C.

    10 MIN

    Pesquisa por Matrícula - inova na transição digital dos negócios auto

    Produto

    Pesquisa por Matrícula - inova na transição digital dos negócios auto

    O serviço de pesquisa por matrícula da Tips4y permite que muitos profissionais do mercado pós-venda automóvel digitalizem operações, cadeias de valor, canais de...

    8 MIN

    Catálogo TecDoc - O motor de pesquisa mais popular do Aftermarket

    Produto

    Catálogo TecDoc - O motor de pesquisa mais popular do Aftermarket

    O Catáloto TecDoc é o sistema de "big data" mais pesquisado no mercado pós-venda automóvel e a sua utilização representa, uma enorme vantagem perante os...

    8 MIN

    Loja online de peças auto: a melhor experiência para os seus clientes

    Produto

    Loja online de peças auto: a melhor experiência para os seus clientes

    A pandemia acelerou a urgência do digital. No pós-venda automóvel, uma loja online de peças auto pode ajudar o seu negócio a crescer.

    8 MIN