Principais tendências no aftermarket para 2021

Têndencias

  • dezembro 16, 2020
  • 10 MIN Leitura


  • Apesar de ser consensual que 2020 foi um ano globalmente desafiante para a indústria automóvel, o sector aftermarket em particular demonstrou um comportamento distinto face ao negócio de veículos novos, já que o impacto da crise pandémica teve efeitos distintos em ambos.

     

    Se por um lado, assistimos a quebras muito significativas na comercialização e registo de novas matrículas a partir de Março, os usados (e respectivos serviços adjacentes) evidenciaram maior resistência à queda do negócio, muito por força dos comportamentos adoptados pelos consumidores, sobretudo com novos hábitos adquiridos e também pela importância vital do próprio sector automóvel (transportes) para a dinâmica de outras atividades económicas.

     

    Esta importância de conhecermos muito bem os fatores que afetam o negócio em períodos de grandes mudanças tornou-se ainda mais relevante para os próximos anos.


    As principais tendências para 2021 na visão da Tips4y

     

    As medidas restritivas adoptadas este ano devido à crise pandémica irão continuar a ter um forte impacto nas atividades económicas em 2021, face à propagação no tempo deste efeito a nível estrutural, bem como ao clima de incerteza a nível sanitário, que no seu conjunto poderão vir a agravar os sectores já fortemente penalizados.

     

    Neste âmbito, o comércio de veículos novos continuará a sofrer esta pressão, sobretudo do lado do consumo particular, já que o registo de novas matrículas destinadas aos segmentos empresariais (frotas corporativas, serviços de mobilidade e transportes, etc.) poderá vir a ter outra resposta.

     

    Mediante a evolução que se assistiu ao longo de 2020, existem algumas tendências que poderão vir a surgir ou acentuar-se ao longo do próximo ano:

    Principais tendências no aftermarket para 2021



    A atividade dos principais agentes do sector aftermarket (distribuidores, oficinas e lojas de peças) ao estar condicionada por este ambiente, terá de ter a capacidade e a agilidade de operar em constante adaptação.

     

    Esta circunstância passa obrigatoriamente por saber interpretar os sinais e as tendências atuais e futuras que irão marcar o destino dos seus negócios.

     

    Ciente deste contexto, a Tips4y apostou numa nova oferta de soluções para apoiar os profissionais do sector a enfrentar estes desafios e evoluírem nas suas próprias estratégias.

    SAIBA MAIS SOBRE A NOVA OFERTA DA TIPS4Y

    Outros Artigos

    5 eventos a não perder no após-venda automóvel em 2024

    Têndencias

    5 eventos a não perder no após-venda automóvel em 2024

    Estando na “rentrée” após período de férias é importante planear o último quadrimestre do ano, em que habitualmente decorrem diversos eventos no setor do após-venda que inspiram, atualizam...

    9 MIN

    Automechanika 2024, novidades e tendências!

    Têndencias

    Automechanika 2024, novidades e tendências!

    O ritmo intenso da inovação tecnológica nestes últimos anos criou uma enorme expectativa para esta edição 2024 da Automechanika, onde as mais recentes novidades e tendências estarão no centro...

    7 MIN

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    Têndencias

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    A China está a dominar o mercado de carros elétricos. Conheça os fatores determinantes desta liderança no maior mercado automóvel mundial.

    11 MIN

    Ferramentas Digitais na Redução das Devoluções de Peças

    Têndencias

    Ferramentas Digitais na Redução das Devoluções de Peças

    [Excerto ou descrição do artigo]

    9 MIN