Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

Têndencias

  • abril 13, 2021
  • 9 MIN Leitura
  • Como se adapta e diferencia o negócio da reparação auto?

    Como se adapta e diferencia o negócio da reparação auto?

    As regras de confinamento tiveram um impacto natural na redução da sinistralidade automóvel durante 2020 devido às restrições impostas na circulação (menos 26% em acidentes e 18% em vítimas mortais) mas a tendência global de queda neste indicador já era evidente desde 2017, de acordo os dados mais recentes do observatório ACAP sobre o pós venda automóvel.

    Considerando que o total de sinistros constitui um indicador da entrada em oficina, é previsível que a sua evolução neste sentido venha a ter repercussões mais acentuadas no negócio da reparação e com isso representar um alerta para os profissionais do sector se adaptarem ao funcionamento do mercado.

     

    A juntar-se a esta tendência, há todo um conjunto de novas tecnologias que irão ser implementadas a partir de 2022 que visam justamente reforçar esta realidade, já que a União Europeia pretende revolucionar a segurança rodoviária com um leque de funcionalidades que ajudem os condutores a serem mais “safety-driven”.

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Estas tecnologias de segurança

    prometem mudar a mobilidade tradicional (não-autónoma ou dependente da interacção humana) para que os automóveis sejam cada vez mais seguros em circulação, através de mecanismos e sistemas de alarmística, reactivos ou responsivos, que ampliem a capacidade de resposta dos condutores numa perspectiva muito próxima do conceito “human-augmented”, permitindo-lhes ter uma visão quase 360 em termos de proximidade espacial.

    Tecnologia de segurança incorporada nas mais recentes viaturas:

    A travagem de emergência é estendida aos veículos ligeiros.

    Os automóveis devem integrar sistemas de monotorização da atenção, detetando sonolência e cansaço no condutor.

    Os veículos devem possuir um assistente de manutenção de faixa de rodagem e cruise control adaptativo.

    Entre os dispositivos obrigatórios passam a estar câmaras e sensores traseiros.

    Os veículos passam a ter um alcoolímetro para impedir condutores embriagados de conduzir.

    Esta evolução tecnológica, baseada sobretudo em automação, dados, interfaces, sensores e interconectividade de sistemas, está pensada para uma integração seamless, por exemplo, via Internet das Coisas (IoT) com cidades mais inteligentes no futuro, mas no imediato a aposta é determinante para eliminar ao máximo a sinistralidade.

     

    Todo este cenário traz desafios acrescidos para o sector pós venda, nomeadamente para a formação e qualificação dos profissionais, habilitando-os a lidar com estas novas tecnologias, à medida que vão sendo incorporadas nos diferentes modelos de veículos, mas fundamentalmente quando começarem a chegar com maior regularidade às oficinas independentes de reparação ou manutenção.

     

     

    O acesso ao conhecimento sobre o funcionamento da tecnologia não é apenas uma opção, assim como a necessidade de acompanhar as alterações que a influência desta tecnologia provoca nos hábitos dos condutores, já que o sector pós-venda precisa de estar atento à forma como se deve antecipar e posicionar na cadeia de valor do seu negócio. 

     

     

    A Tip4y cria o melhor conhecimento sobre a identidade automóvel, a partir do qual desenvolve soluções transversais para este sector, justamente para ajudar os seus profissionais a estimularem uma visão “augmented” em relação ao ambiente competitivo e gerirem os seus negócios nos mais diversos contextos de evolução.

    Outros Artigos

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN