A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

Têndencias

  • dezembro 21, 2023
  • 8 MIN Leitura
  • A economia portuguesa vai crescer menos do que em 2023, passando dos 2,2% registados no ano passado para uma previsão de 1,5% em 2024. Apesar da expectável descida da inflação vivemos momentos de incerteza e continuaremos a ter o poder de compra e a capacidade de investimento ainda condicionados.

    Estes indicadores vão determinar as perspectivas de negócio no após-venda automóvel, tal como em 2023 o impacto da inflação e do custo do crédito influenciaram a procura de usados e por sua vez o envelhecimento do parque circulante. Em 2022, segundo dados da ACAP, a idade média dos veículos ligeiros era de 13,4 anos e 63% têm mais de 10 anos.

    Uma das medidas que está prevista avançar em 2024 e que poderá trazer alguma dinâmica ao parque circulante é o regresso do incentivo ao abate de veículos em fim de vida, agora também disponível para a compra de viaturas usadas, caso sejam veículos 100% eléctricos com menos de quatro anos.

    Para além dos fatores da conjuntura económica e de medidas previstas para 2024, destacamos o efeito de algumas movimentações já em curso, como a eletrificação impulsionada pela força legal da UE, a alteração do modelo de concessão na Europa e a digitalização como fator transformador dos negócios, nomeadamente no após-venda.

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Principais tendências para 2024 na visão da Tips4y:

    DIGITALIZAÇÃO DO ECOSSISTEMA DO NEGÓCIO
    DIGITALIZAÇÃO DO ECOSSISTEMA DO NEGÓCIO

    A implementação de soluções digitais em diversas vertentes – dos processos internos à relação com os clientes, parceiros e fornecedores – vai continuar o seu caminho progressivo de digitalização do sector, sobretudo em negócios onde as margens de rentabilidade são claramente potenciadas pela desmaterialização de processos e de procedimentos operacionais tradicionais.

    IMPACTO DA ELECTRIFICAÇÃO
    IMPACTO DA ELECTRIFICAÇÃO

    O avançar da eletrificação vai obrigar ao redesenho de negócios que ainda se mantêm numa abordagem tradicional – da reparação oficinal à distribuição de peças e ao comércio de pneus – onde a gestão da produtividade passará a ter em conta o paradigma dos novos modelos de veículos (menor nível de desgaste com implicação nos planos de manutenção e intervenções de reparação).

    SUSTENTABILIDADE
    SUSTENTABILIDADE

    Em 2023, a sustentabilidade foi tema central ou tópico de debate, em antevisão à sua legislação específica, que obrigará as empresas a equacionar o seu impacto como um dos grandes desafios, e com o qual terá de haver esforços e estratégias de adaptação, quer na descarbonização da mobilidade, quer na implementação de soluções relacionadas, como por exemplo, as chamadas “peças verdes” (peças usadas originais) na economia circular.

    INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)
    INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

    Os mais recentes avanços da IA aplicada no aumento da produtividade é vista como uma oportunidade para a captação, retenção e requalificação de profissionais do sector, através de novas competências na gestão e eficiência de processos que resultem em métodos inovadores de trabalho nas diferentes áreas do após-venda.

    Construir o futuro da mobilidade automóvel

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, pela mudança de hábitos nos clientes e por um ambicioso quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e as tendências futuras que irão marcar o destino dos negócios.

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Outros Artigos

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN