Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

Têndencias

  • janeiro 25, 2022
  • 13 MIN Leitura
  • A digitalização será uma das tendências do setor do pós-venda auto que o ano de 2022 verá reforçada, impulsionando uma forte capacidade de mudança na adopção de novas práticas e uma aceleração constante na inovação, o que irá alterar de forma significativa vários segmentos de um mercado tradicionalmente resistente à mudança.

     

    Vários estudos centrados em indústrias que estão a ser transformadas pela nova economia referem que uma mentalidade aberta para a digitalização nas empresas B2B é um factor determinante para a disseminação e partilha de novas e boas práticas criadas em ambientes digitais.

     

    Algumas sugestões podem desde já ser adoptadas neste início de 2022 que ajudam no foco e na curva de experiência e com isso impulsionar a alteração de paradigmas nos mais diversos processos de negócio:

    1. Reforçar a desmaterialização de processos

    2. Atualizar a presença nativa digital

    3. Enfoque em conteúdos "mobile first"


    4. Relação em ambiente "social selling"

    5. Alargar a venda ao meio online

    6. Iniciativas digitais de marketing pós-venda


    Desmaterializar processos

    Se ainda usa o papel na faturação dos seus serviços oficinais ou venda de peças assuma a iniciativa de sugerir aos seus clientes a entrega das faturas em formato digital como regra.

     

    Avance também internamente com esta iniciativa nos processos administrativos ainda dependentes da impressão em papel.

     

    Se a tarefa de desmaterializar as várias funções do negócio implicar um esforço acima das possibilidades imediatas, opte por gerir esta digitalização em várias fases (pequenos progressos) dando prioridade às que envolvem a relação com os clientes, fornecedores e outros parceiros, de modo a agilizar processos e a proporcionar conveniência entre todos. 

    Presença nativa digital

    O começo de um novo ano é uma excelente oportunidade para rever a sua presença digital, efetuando actualizações (updates) essenciais, melhorando informações de contacto ou dos serviços prestados, bem como atualizar  imagens relacionadas com o seu negócio, empresa e equipa.

    Reveja os dados no Google My Business e aproveite para responder a novos feedbacks que estejam ainda sem resposta.

     

    Por último, refresque o seu histórico de notícias no website ou de conteúdos publicados no blogum longo período de silêncio no ambiente digital não é um sinal abonatório da imagem do negócio para além de ser altamente prejudicial para a relevância da empresa e sua marca nos critérios de referenciação de qualquer motor de pesquisa.

    Conteúdos "Mobile First"

    Tenha em atenção a importância do canal "mobile" para a larga maioria dos seus clientes, tendo em conta que o perfil de utilizador prefere cada vez mais aceder a conteúdos digitais através do telefone móvel.

     

    Esta tendência faz parte de todas as gerações de clientes e não apenas das mais jovens, que são nativas digitais com equipamentos e aplicativos móveis mais amigáveis e padronizados nas funções convenientes do dia-a-dia.

     

    As estatísticas sobre comportamentos de pesquisa na web salientam esta realidade e os próprios motores de pesquisa penalizam os conteúdos que não sejam responsivos para telemóveis.

    Contacto e relação em "Social Selling"

    Se ainda não tem uma rede social ativa nos seus canais digitais de contacto, verifique se está na hora de apostar em conteúdos de "Social Selling"orientar determinada rede(s) social para apoio direto à sua atividade comercial.

     

    Para além de poder publicar conteúdos de interesse para os seus clientes, convidando-os a seguir a sua oficina ou loja de peças, é importante ter em mente que um boa parte destes clientes acede diariamente às diferentes redes sociais para ler notícias, consumir conteúdos específicos e estabelecer contatos pessoais ou profissionais.

     

    O racional a considerar em "Social Selling" tem em linha de conta a proximidade junto dos seus clientes neste ambiente e dar-lhes a preferência de poderem ser contactados ou receber comunicações por esta via sobre a sua proposta de valor, para além de poder vir a captar a atenção de outros potenciais clientes.

    Alargar a venda ao meio online

    Se ainda não está a vender serviços ou peças online, deve equacionar esta possibilidade em 2022.

     

    Quer do lado oficinal, quer da vertente de peças, poderá começar por estruturar uma oferta mínima viável, limitada a serviços ou peças com menor grau de complexidade transaccional (sobretudo na componente logística das encomendas físicas) e orientar uma primeira abordagem para um segmento específico de cliente(s), evoluindo de acordo com a maturidade da experiência e dos resultados alcançados.

    Iniciativas digitais de marketing pós venda

    Se ainda não teve qualquer experiência neste contexto associada ao seu negócio oficinal ou de peças auto, reserve em 2022 um budget limitado para investir em diferentes atividades de marketing digital no apoio direto ao esforço comercial, à assistência técnica, na atenção ao cliente ou simplesmente para promover ofertas de serviços e comunicar novidades.

     

    Aproveite o elevado grau de automatismo nalgumas ferramentas de marketing digital para que estas tecnologias trabalhem por si e ampliem o seu esforço de contacto e relação, mesmo que estes ainda ocorram maioritariamente por telefone ou atendimento presencial.

    A Tips4y publicou oportunamente um conjunto de dicas para captar a atenção das audiências e atrair clientes usando todo o poder dos meios e plataformas digitais. Consulte ou reveja as sugestões em 4 Dicas para Atrair Clientes para a Oficina.

     

    Comece o novo ano a digitalizar o seu negócio oficinal ou de venda de peças auto – Fale connosco sobre a oferta de soluções digitais para o seu sector.

    Outros Artigos

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN