Impactos da Inteligência Artifical no Pós-Venda

Tendências

  • outubro 23, 2023
  • 6 MIN Leitura


  • A inteligência artificial (IA) está em ascenção e preparada para impactar várias indústrias e sectores de forma transversal, entre eles, o após-venda automóvel. Este impacto pode levar a uma relevante redução de custos, ao aumento da eficiência e à inovação disruptiva na oferta de soluções e serviços, resultando em experiências altamente diferenciadoras para os clientes.

    A IA pode revolucionar as diferentes atividades dos distribuidores de peças, seja na gestão dos seus stocks, na eficiência da cadeia de abastecimento ou nas estratégias de preço, traduzindo-se tudo isto num atendimento de excelência ao cliente.

    Impactos da Inteligência Artifical no Pós-Venda

    Principais áreas de aplicação

    MANUTENÇÃO PREDITIVA
    MANUTENÇÃO PREDITIVA

    A IA analisa base de dados de incidências criando padrões de avaria prevendo com maior precisão a possibilidade de ocorrência de uma potencial avaria.

    GESTÃO DE STOCK DE PEÇAS
    GESTÃO DE STOCK DE PEÇAS

    A IA pode otimizar a gestão de stock, prevendo a procura das peças de substituição e minimizando o tempo de espera dos clientes. Com esta tecnologia é possível otimizar a taxa de entrega e reduzir o investimento em inventário.

    AGENDAMENTO AUTOMATIZADO
    AGENDAMENTO AUTOMATIZADO

    A IA Ajuda os clientes a agendar serviços de manutenção e reparação, gerindo a disponibilidade das oficinas em tempo real e reduzindo a carga administrativa.

    ASSISTENTES VIRTUAIS
    ASSISTENTES VIRTUAIS

    A IA otimiza acesso a respostas, recomendações e orientações instantâneas em tempo real, num regime 24/7, a tópicos sobre manutenção e solução de problemas.

    Impactos da Inteligência Artifical no Pós-Venda



    Futuro do Profissional de Oficina


    Ao revolucionar indústrias a IA apresenta enormes desafios, e no caso do pós-venda o futuro dos profissionais de oficina, perante a transição de algumas tarefas desempenhadas manualmente ou dependentes da intervenção humana.

    A IA gerida sob supervisão dos profissionais de oficina irá permitir a criação de novas soluções que acelerem a sua própria curva de aprendizagem e gerir o conhecimento de forma integrada, envolvendo os processos, as pessoas e a tecnologia.



    Tips4y na vanguarda tecnológica: DataRepair

    Sendo uma empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    O DataRepair é o exemplo mais recente desta abordagem. Temos ter vindo a aprimorar este serviço com recurso a esta tecnologia, pelo que brevemente será apresentado ao mercado como um serviço de diagnóstico altamente diferenciador.

    O futuro deste sector depende da capacidade das suas empresas em tirarem o melhor partido da inteligência sobre os dados.


    A IA já não é uma tendência de futuro, é a realidade do presente!

    Impactos da Inteligência Artifical no Pós-Venda



    Para que não perca todas as novidades sobre a Tips4y e o futuro do após-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter e siga-nos no Linkedin, Facebook e Instagram.

    Outros Artigos