Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

Têndencias

  • outubro 23, 2023
  • 6 MIN Leitura
  • A inteligência artificial (IA) está em ascenção e preparada para impactar várias indústrias e sectores de forma transversal, entre eles, o após-venda automóvel. Este impacto pode levar a uma relevante redução de custos, ao aumento da eficiência e à inovação disruptiva na oferta de soluções e serviços, resultando em experiências altamente diferenciadoras para os clientes.

    A IA pode revolucionar as diferentes atividades dos distribuidores de peças, seja na gestão dos seus stocks, na eficiência da cadeia de abastecimento ou nas estratégias de preço, traduzindo-se tudo isto num atendimento de excelência ao cliente.

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Principais áreas de aplicação da IA no após-venda:

    MANUTENÇÃO PREDITIVA
    MANUTENÇÃO PREDITIVA

    A IA analisa base de dados de incidências criando padrões de avaria prevendo com maior precisão a possibilidade de ocorrência de uma potencial avaria

    GESTÃO DE STOCK DE PEÇAS
    GESTÃO DE STOCK DE PEÇAS

    A IA pode otimizar a gestão de stock, prevendo a procura das peças de substituição e minimizando o tempo de espera dos clientes. Com esta tecnologia é possível otimizar a taxa de entrega e reduzir o investimento em inventário.

    AGENDAMENTO AUTOMATIZADO
    AGENDAMENTO AUTOMATIZADO

    A IA Ajuda os clientes a agendar serviços de manutenção e reparação, gerindo a disponibilidade das oficinas em tempo real e reduzindo a carga administrativa.

    ASSISTENTES VIRTUAIS
    ASSISTENTES VIRTUAIS

    A IA otimiza acesso a respostas, recomendações e orientações instantâneas em tempo real, num regime 24/7, a tópicos sobre manutenção e solução de problemas.

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Repensar o papel do futuro Profissional de Oficina

    Ao revolucionar indústrias a IA apresenta enormes desafios, e no caso do pós-venda o futuro dos profissionais de oficina, perante a transição de algumas tarefas desempenhadas manualmente ou dependentes da intervenção humana.

    A IA gerida sob supervisão dos profissionais de oficina irá permitir a criação de novas soluções que acelerem a sua própria curva de aprendizagem e gerir o conhecimento de forma integrada, envolvendo os processos, as pessoas e a tecnologia.



    A Tips4y na vanguarda tecnológica do após-venda

    Sendo uma empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    O DataRepair é o exemplo mais recente desta abordagem. Temos ter vindo a aprimorar este serviço com recurso a esta tecnologia, pelo que brevemente será apresentado ao mercado como um serviço de diagnóstico altamente diferenciador.

    O futuro deste sector depende da capacidade das suas empresas em tirarem o melhor partido da inteligência sobre os dados.


    A IA já não é uma tendência de futuro, é a realidade do presente!

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Outros Artigos

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN