Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

Têndencias

  • abril 7, 2020
  • 7 MIN Leitura
  • É crucial que nesta pandemia abracemosa transformação digital dos negócios, das pessoas e dos processos.

    É crucial que nesta pandemia abracemos
    a transformação digital dos negócios,

    das pessoas e dos processos.

    Os negócios de pós-venda automóvel têm estado em constante mutação e são poucas as indústrias que registam tantas mudanças como este setor. A conectividade, a eletrificação, as novas formas de mobilidade e a condução autónoma foram alguns dos conceitos introduzidos neste processo. 

     

    Neste momento, assistimos a novos e profundos desafios provocados pela pandemia Covid-19. Perante isto, só as empresas que conseguirem ajustar-se e preparar melhor esta etapa poderão sair vencedoras no futuro. E a digitalização do pós-venda automóvel pode ser a solução ideal para se diferenciar dos seus concorrentes e enfrentar estas adversidades.

    Os desafios enfrentados pelas empresas do pós-venda automóvel

     

    As medidas de contenção implementadas pelo Governo e pelas autoridades de saúde estão a alterar a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade, devido às recomendações de ficar em casa e existir distanciamento social. Deste modo, os clientes do pós-venda automóvel mudaram também a sua forma de se relacionar com as marcas e com todos os players de mercado, incluindo as oficinas, as lojas de peças auto e os stands de automóveis.

     

    Este contexto obriga a repensar os atuais modelos de negócios das empresas, tendo em conta que existe um aumento da utilização dos meios online, comprovado pelas operadoras. Ora, estes dados dão maior expressividade à aceleração da inovação tecnológica e à transformação do poder competitivo que já tem sido uma realidade, ainda que em menor escala, nos últimos anos.

     

    Além disso, atualmente, um dos grandes desafios do mercado de pós-venda automóvel, em particular das oficinas de reparação, é o acesso aos clientes finais. Numa altura em que a escolha dos consumidores sofre cada vez mais influências, a maior ameaça enfrentada por estes negócios é não conseguirem construir relações e fidelizar os clientes.

     

    Por estes motivos, torna-se crucial que as empresas de pós-venda automóvel abracem a digitalização, para responder à realidade atual e futura, realizando a transformação digital dos negócios, das pessoas e dos processos.

    As oportunidades geradas pela digitalização no mercado automóvel

     

    A digitalização está, de facto, a ganhar preponderância e a gerar inúmeras oportunidades ao pós-venda automóvel. Uma das grandes oportunidades é a simplificação dos processos e a aproximação dos negócios aos consumidores finais.

     

    Por exemplo, a conectividade garante um pós-venda mais proativo do que reativo. Isto acontece porque a telemática permite monitorizar constantemente os veículos, detetar utilizações incorretas e antecipar as necessidades de reparação. Assim, torna-se possível propor novos serviços com base nos dados e minimizar o tempo de imobilização das viaturas.

     

    No entanto, isto só é possível a partir de plataformas inteligentes, como os sistemas personalizados desenvolvidos pela Tips4y. Deste modo, é possível garantir a otimização do fluxo de trabalho e estabelecer relações de maior transparência com os clientes.

     

    Através da digitalização, as oficinas de reparação automóvel e as lojas de peças auto podem enfrentar os desafios que estão a surgir neste setor e torná-los em oportunidades para se diferenciarem, ajustando-se às circunstâncias do mercado.

     

    A Tips4y dispõe de uma equipa especializada para o ajudar no processo de transformação digital e a enfrentar os desafios impostos pelo Covid-19.

    Outros Artigos

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    Têndencias

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    A China está a dominar o mercado de carros elétricos. Conheça os fatores determinantes desta liderança no maior mercado automóvel mundial.

    11 MIN