Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

Têndencias

  • março 16, 2022
  • 11 MIN Leitura
  • As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol – Cetraa, Conepa, Ganvam, Faconauto e Fagenauto – reuniram-se no final de 2021 com o objetivo de analisar o impacto da transformação digital e das novas tendências de mobilidade para a oficina do futuro.

    Pela proximidade deste mercado ao Português, e em particular para o sector pós-venda automóvel, a Tips4y considera muito relevante partilhar as principais conclusões desta iniciativa, pelo facto de poder constituir um exemplo muito oportuno para as oficinas e restantes profissionais no mercado nacional que equacionam avançar na digitalização dos seus negócios.

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Principais conclusões deste encontro

    Todas as associações registaram aspectos muito positivos e estimulantes
    em resposta ao futuro do sector, traduzidos nas seguintes vantagens por
    parte das oficinas em fase avançada da sua digitalização:

    • Aumento de 20% nas vendas da oficina;

    • Aumento de 25% das entradas em oficina com suporte de CRM;

    • Aumento de produtividade em 45 minutos/dia por técnico (“produtivo”);

    • Redução de 90% no nível de reclamações.

    A juntar a esta performance, há ainda a registar o controlo documental a 100% (evitando a perda de informação e dados) em processos completamente desmaterializados.

    Tal como refere Ana Ávila, Secretária-Geral da Cetraa, "A oficina, como empresa que é, tem de se adaptar, saber gerir bem, digitalizar-se, formar-se e informar-se. A digitalização é uma oportunidade de negócio para que a ligação oficina-utilizador seja mais próxima."

    De acordo com a visão das associações espanholas, as oficinas não têm que perder o seu nicho de mercado. Ao invés, terão que ter a capacidade de chegar aos clientes adaptando-se aos desafios sem receios.


    Outras conclusões fundamentais que resultaram deste encontro:

    • O sector pós-venda encontra-se num momento de recuperação e transformação ao qual deverá haver atenção às diferentes disrupções que ocorrem no setor;

    • O veículo conectado obriga à mudança de um modelo tradicional reativo de recepção de viaturas para um modelo proativo de manutenção preditiva. Neste sentido, a digitalização representa um investimento necessário como forma de garantir a rentabilidade futura do negócio;

    • É critica a alteração de paradigma: Em vez de esperar que os clientes cheguem à oficina, será esta a aproximar o pós-venda junto dos clientes e das suas casas.


    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Iniciativas em curso

    Iniciativas em curso

    Damos a conhecer em particular o programa de aceleração da CETRAA (Confederação Espanhola de Oficinas de Reparação e Afins) subordinado ao tema “Digitalize a sua oficina para crescer” que inclui um portfolio integrado de serviços digitais:

    - Criação de website (presença digital primária)
    - Técnicas de SEO (motores de pesquisa)
    - Criação de perfil Google My Business
    - Presença em redes sociais
    - Ativação de Anúncios em plataformas digitais
    - Criação de conta WhatsApp Business
    - Subsídios à digitalização (fundos públicos)


    Motortec Madrid 2022


    Um dos eventos de referência do pós-venda Ibérico e internacional voltou a ter lugar este ano com uma visão fortemente orientada para a digitalização deste sector em 4 vertentes:

    • A própria digitalização do pós-venda a nível global;

    • A digitalização da oficina e a relação com clientes e fornecedores;

    • Evangelizar a mensagem que as oficinas digitalizadas são mais eficientes e rentáveis;

    • Promover soluções para que as oficinas se adaptem à nova realidade digital.


    Toda esta visão do mercado Espanhol sobre o tema da digitalização reflete um processo atual e irreversível, sobre o qual as oficinas devem compreender o número de vantagens que ela traz em eficácia e eficiência para os seus negócios.

    Para os mais resistentes, a mensagem que fica é muito clara:



    "A digitalização não é uma opção. É um passo obrigatório."

    Montse Martínez Campo | Directora Comercial de Faconauto Federação das Associações de Concessionários Automóvel)


    Toda esta visão do mercado Espanhol sobre o tema da digitalização reflete um processo atual e irreversível, sobre o qual as oficinas devem compreender o número de vantagens que ela traz em eficácia e eficiência para os seus negócios.

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Outros Artigos

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN