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O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

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Desde 2010 que o novo regulamento veio tornar mais claro o direito que todos os automobilistas têm de escolher a oficina onde pretendem fazer as operações de manutenção e reparação dos seus veículos, inclusive durante o período de garantia.

 

Este regulamento que irá ser revisto no próximo ano (caduca em 31 de Maio de 2023), trouxe alterações estruturais no funcionamento do sector pós-venda, obrigando os fabricantes a fornecerem os dados técnicos dos veículos e das peças necessárias à sua manutenção ou reparação.

 

Este enquadramento visou ao longo destes últimos 12 anos salvaguardar um princípio fundamental do cliente. Na realidade, o cliente paga, então tem direito a escolher a oficina da sua preferência. Por outro lado, veio trazer grandes desafios às oficinas independentes que passaram a poder competir diretamente com as redes autorizadas das marcas no negócio das revisões oficiais, ou seja, as manutenções programadas pelas marcas.

 

E apesar do tempo que passou face à entrada em vigor do regulamento, ainda persistem muitas dúvidas na sua aplicação prática, especificamente na orçamentação das revisões, e consequentemente na conformidade das garantias prestadas:

 

O que deve existir num orçamento para ter direito às garantias?

 

           Porque existem orçamentos diferentes entre oficinas?

           Devo ir apenas a uma oficina da marca para usufruir da garantia?

 

 

 

Numa iniciativa entre a Tips4y e o canal “Mecânica sobre Rodas” todo este contexto é devidamente esclarecido e suportado na prática com o DataDrive, enquanto plataforma agregadora de informação técnica multimarca.

 

Assista ao vídeo (17min):

 

 

Através deste conteúdo é possível assegurar o seguinte:

 

 

A revisão oficial da marca pode ser feita em qualquer oficina que cumpra com a legislação, ou seja, que execute o  plano de manutenção recomendado pelo construtor automóvel contido na informação técnica oficial e sejam utilizadas peças originais ou de qualidade equivalente, mantendo assim a garantia do construtor.

 

 

Para efeitos do ponto anterior, importa reforçar que as características das peças de qualidade original ou equivalente só são confirmadas pela validação inequívoca das suas especificações técnicas. O aspecto visual não serve para distinguir a qualidade de peças potencialmente iguais entre si.

 

 

Os dados da viatura (pesquisa por matrícula e Kms) são fundamentais para iniciar um processo orçamental de qualidade. A matrícula permite o acesso à correcta identificação da viatura (VIN, ano fabrico, código do motor, etc.). Através dos dados do ano de fabrico e a quilometragem é possível estabelecer o plano de manutenção preconizado pela marca do veículo, conforme o que ocorrer primeiro, distância percorrida ou idade do veículo.

 

 

 

 

Considerando que o acesso à base de dados dos fabricantes é um pressuposto crítico para saber o que está preconizado para cada manutenção, o DataDrive assegura que este passo é feito no sentido de serem consultadas fontes fidedignas e a informação estar o mais actualizada possível.

 

 

É oportuno lembrar sobre este último ponto que os livros de revisões em papel podem ficar desactualizados após a comercialização dos diferentes modelos de viaturas, porque os fabricantes passaram a actualizar com maior frequência os parâmetros de manutenção e partilham esta informação mais rapidamente nos portais de informação técnica.

 

 

Neste âmbito, o DataDrive permite orçamentar uma revisão oficial respeitando todas as conformidades legais e práticas homologadas pelos fabricantes, de forma cómoda, centralizada e sem perda de tempo.

 

 

 

 

 

Sendo uma plataforma agregadora de informação técnica multimarca, o DataDrive foi justamente pensado para facilitar e qualificar os processos de orçamentação das oficinas independentes, para que estas se possam libertar das reclamações que envolvem o sector relacionadas com manutenções deficientes, falta de profissionalismo, preços excessivos ou até “campanhas de revisão” duvidosas.

 

 

Em complemento ao uso desta plataforma, a Tips4y disponibiliza também o acesso à Linha de Apoio Técnico à Reparação para aconselhar os profissionais da manutenção e reparação nos mais diversos problemas desta área oficinal.

 

Saiba mais sobre o DataDrive!

 

 

 

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NOTÍCIAS . 09 nov. 2022

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