O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

Produto

  • novembro 9, 2022
  • 9 MIN Leitura
  • Desde 2010 que o novo regulamento veio tornar mais claro o direito que todos os automobilistas têm de escolher a oficina onde pretendem fazer as operações de manutenção e reparação dos seus veículos, inclusive durante o período de garantia.

    Este regulamento que irá ser revisto no próximo ano (caduca em 31 de Maio de 2023), trouxe alterações estruturais no funcionamento do sector pós-venda, obrigando os fabricantes a fornecerem os dados técnicos dos veículos e das peças necessárias à sua manutenção ou reparação.

    Este enquadramento visou ao longo destes últimos 12 anos salvaguardar um princípio fundamental do cliente. Na realidade, o cliente paga, então tem direito a escolher a oficina da sua preferência. Por outro lado, veio trazer grandes desafios às oficinas independentes que passaram a poder competir diretamente com as redes autorizadas das marcas no negócio das revisões oficiais, ou seja, as manutenções programadas pelas marcas.

    E apesar do tempo que passou face à entrada em vigor do regulamento, ainda persistem muitas dúvidas na sua aplicação prática, especificamente na orçamentação das revisões, e consequentemente na conformidade das garantias prestadas:


    " O que deve existir num orçamento para ter direito às garantias?

    Porque existem orçamentos diferentes entre oficinas?

    Devo ir apenas a uma oficina da marca para usufruir da garantia? "



    Numa iniciativa entre a Tips4y e o canal "Mecânica sobre Rodas" todo este contexto é devidamente esclarecido e suportado na prática com o DataDrive, enquanto plataforma agregadora de informação técnica multimarca.

    O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

    Através deste conteúdo é possível assegurar o seguinte:

    A revisão oficial da marca pode ser feita em qualquer oficina que cumpra com a legislação, ou seja, que execute o plano de manutenção recomendado pelo construtor automóvel contido na informação técnica oficial e sejam utilizadas peças originais ou de qualidade equivalente, mantendo assim a garantia do construtor.

    Para efeitos do ponto anterior, importa reforçar que as características das peças de qualidade original ou equivalente só são confirmadas pela validação inequívoca das suas especificações técnicas. O aspecto visual não serve para distinguir a qualidade de peças potencialmente iguais entre si.

    Os dados da viatura (Pesquisa por Matrícula e Kms) são fundamentais para iniciar um processo orçamental de qualidade. A matrícula permite o acesso à correta identificação da viatura (VIN, ano fabrico, código do motor, etc.). Através dos dados do ano de fabrico e a quilometragem é possível estabelecer o plano de manutenção preconizado pela marca do veículo, conforme o que ocorrer primeiro, distância percorrida ou idade do veículo.

    O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

    Considerando que o acesso à base de dados dos fabricantes é um pressuposto crítico para saber o que está preconizado para cada manutenção, o DataDrive assegura que este passo é feito no sentido de serem consultadas fontes fidedignas e a informação estar o mais atualizada possível.

    É oportuno lembrar sobre este último ponto que os livros de revisões em papel podem ficar desatualizados após a comercialização dos diferentes modelos de viaturas, porque os fabricantes passaram a atualizar com maior frequência os parâmetros de manutenção e partilham esta informação mais rapidamente nos portais de informação técnica.

    Neste âmbito, o DataDrive permite orçamentar uma revisão oficial respeitando todas as conformidades legais e práticas homologadas pelos fabricantes, de forma cómoda, centralizada e sem perda de tempo.


    Sendo uma plataforma agregadora de informação técnica multimarca, o DataDrive foi justamente pensado para facilitar e qualificar os processos de orçamentação das oficinas independentes, para que estas se possam libertar das reclamações que envolvem o sector relacionadas com manutenções deficientes, falta de profissionalismo, preços excessivos ou até “campanhas de revisão” duvidosas.

    Em complemento ao uso desta plataforma, a Tips4y disponibiliza também o acesso à Linha de Apoio Técnico à Reparação para aconselhar os profissionais da manutenção e reparação nos mais diversos problemas desta área oficinal.



    Saiba mais sobre o DataDrive!

    O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

    Outros Artigos

    DataDrive: Nunca foi tão fácil orçamentar em segundos!

    Produto

    DataDrive: Nunca foi tão fácil orçamentar em segundos!

    Só precisa de alguns segundos para realizar um orçamento de manutenção preconizado pelo construtor e as peças correctas para cada intervenção. E mais importante ainda: Com preços OE e IAM.

    2 MIN

    DataRepair: Reparar bem à  distância de um clique!

    Produto

    DataRepair: Reparar bem à distância de um clique!

    O serviço DataRepair disponbiliza dados que permitem concluir que se trata de uma aposta ganha pela sua conveniência altamente diferenciadora junto da reparação automóvel.

    3 MIN

    Dê superpoderes à sua equipa com a solução DataDrive!

    Produto

    Dê superpoderes à sua equipa com a solução DataDrive!

    O DataDrive é a solução digital para o seu negócio da manutenção e reparação automóvel, porque lhe permite poupar tempo e outros recursos da oficina e com isso acelerar as vendas de forma ágil.

    7 MIN

    DataDrive: Tire uma foto à matrícula e aceda a toda a informação do veículo

    Produto

    DataDrive: Tire uma foto à matrícula e aceda a toda a informação do veículo

    O DataDrive é a solução digital para a manutenção e reparação automóvel, porque acelera o sucesso do negócio da oficina a longo prazo.

    7 MIN

    Pesquisa por Matrícula: Viatura correctamente identificada!

    Produto

    Pesquisa por Matrícula: Viatura correctamente identificada!

    A matrícula é a "porta de entrada" para qualquer intervenção em oficina sendo por isso um elemento crítico para garantir o acesso à informação correta de cada viatura.

    4 MIN

    Caetano Retail duplica agendamentos online com o DataDrive

    Produto

    Caetano Retail duplica agendamentos online com o DataDrive

    A parceria de sucesso com a Tips4y através do DataDrive permitiu ligar o negócio das oficinas Caetano Retail aos clientes finais de forma diferenciadora.

    8 MIN

    Tips4y lança o DataDrive Mobile! Mobilidade total na reparação automóvel!

    Produto

    Tips4y lança o DataDrive Mobile! Mobilidade total na reparação automóvel!

    O DataDrive Mobile inclui todos os serviços da plataforma DataDrive num ambiente totalmente mobile-first para que esteja sempre acessível em tempo real e no momento certo.

    5 MIN

    Tips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive

    Produto

    Tips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive

    A tecnologia DataDrive será o padrão da solução oficinal ONDRIVE, a App que o parceiro italiano CDR lançou no mercado para servir os profissionais da reparação automóvel.

    6 MIN

    Oficinas Independentes com acesso ao Livro de Manutenção Digital via DataDrive!

    Produto

    Oficinas Independentes com acesso ao Livro de Manutenção Digital via DataDrive!

    A natureza digital evita o extravio da informação e a manipulação dos dados, beneficiando os consumidores finais com uma maior transparência em todo este processo.

    3 MIN

    O DataDrive foi a plataforma utilizada na grande FINAL do Challenge Oficinas 2023

    Produto

    O DataDrive foi a plataforma utilizada na grande FINAL do Challenge Oficinas 2023

    Pelo 6º ano consecutivo, o Challenge Oficinas voltou a desafiar todas as oficinas portuguesas a participarem nesta competição. Veja o vídeo e saiba quem foi o Top 3.

    5 MIN

    DataRepair, a nova imagem da linha de suporte técnico à reparação automóvel da Tips4y

    Produto

    DataRepair, a nova imagem da linha de suporte técnico à reparação automóvel da Tips4y

    A linha de apoio à reparação e manutenção multimarca de veículos ligeiros tem uma nova imagem. DataRepair é a marca que reforça a identidade inovadora deste serviço.

    5 MIN

    A gestão oficinal do futuro já chegou! DataDrive já tem faturação integrada!

    Produto

    A gestão oficinal do futuro já chegou! DataDrive já tem faturação integrada!

    A plataforma DataDrive disponibiliza uma excelente novidade para o mercado pós venda, em particular para os utilizadores, ao incorporar o programa de faturação Atena®.

    5 MIN

    Venha testar o DataDrive na Expomecânica e ganhe 2 meses grátis!

    Produto

    Venha testar o DataDrive na Expomecânica e ganhe 2 meses grátis!

    O sector Aftermarket já está em contagem decrescente para a Expomecânica 2023. A Tips4y vai marcar presença como expositor com várias soluções e novidades.

    5 MIN

    STREMA o serviço de apoio técnico que aposta no conhecimento e na inovação

    Produto

    STREMA o serviço de apoio técnico que aposta no conhecimento e na inovação

    A Linha de Apoio Técnico à Reparação já está em pleno funcionamento e os primeiros resultados nesta fase são muito promissores quanto à sua estratégia de futuro.

    10 MIN

    Economize os custos do seu negócio com as soluções da Tips4y

    Produto

    Economize os custos do seu negócio com as soluções da Tips4y

    Perante o cenário económico atual, a Tips4y tem disponíveis soluções que ajudam de forma consistente o sector do pós-venda a contrariar os custos do negócio.

    10 MIN

    Conheça o novo Serviço de Suporte Técnico à Reparação Auto

    Produto

    Conheça o novo Serviço de Suporte Técnico à Reparação Auto

    A Tips4y passou a disponibilizar aos profissionais do sector aftermarket a Linha de Apoio Técnico à Reparação que surge para dar uma resposta inovadora.

    9 MIN

    O novo Portal TecRMI chega às oficinas com inúmeras vantagens

    Produto

    O novo Portal TecRMI chega às oficinas com inúmeras vantagens

    Portal TecRMI, dados técnicos para a oficinas otimizarem o diagnóstico, reparação e manutenção automóvel conforme especificações OE.

    8 MIN

    A qualidade do TecDoc marca a diferença nas Oficinas e Lojas de Peças

    Produto

    A qualidade do TecDoc marca a diferença nas Oficinas e Lojas de Peças

    O catálogo TecDoc assume-se cada vez mais como o motor de busca líder do sector do pós-venda automóvel marcando a diferença nas Oficinas e nas Lojas de Peças.

    8 MIN

    O potencial analítico do DataDrive para as oficinas do pós-venda automóvel

    Produto

    O potencial analítico do DataDrive para as oficinas do pós-venda automóvel

    Uma conversa com Allan Souza sobre as potencialidades que as oficinas do pós-venda automóvel podem explorar através da capacidade analítica da plataforma DataDrive.

    9 MIN

    Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

    Produto

    Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

    O módulo de planeamento do DataDrive é altamente inovador para a gestão oficinal que pretende diferenciar-se pela excelência do serviço e produtividade da operação.

    8 MIN

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    Produto

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    Uma conversa com Gonçalo Monteiro, onde nos explica os desafios que as oficinas enfrentam e que tipo de necessidades são vencidas através do uso do DataDrive.

    10 MIN

    Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

    Produto

    Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

    Um mindset orientado para a digitalização é um precioso aliado da mudança.

    9 MIN

    Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

    Produto

    Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

    Consultar (sem erros) a matrícula da viatura torna-se cada vez mais relevante na gestão oficinal.

    8 MIN

    O DataDrive será o padrão na gestão do negócio pós-venda automóvel - Miguel Cabral

    Produto

    O DataDrive será o padrão na gestão do negócio pós-venda automóvel - Miguel Cabral

    Uma conversa com Miguel Cabral, que dá a conhecer de perto a evolução de um dos projetos mais relevantes da Tips4y - o DataDrive.

    15 MIN

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

    Produto

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

    A pesquisa e a compra online constituem os primeiros pontos de contatos para muitos negócios estabelecidos no modelo B2C.

    10 MIN

    Pesquisa por Matrícula - inova na transição digital dos negócios auto

    Produto

    Pesquisa por Matrícula - inova na transição digital dos negócios auto

    O serviço de pesquisa por matrícula da Tips4y permite que muitos profissionais do mercado pós-venda automóvel digitalizem operações, cadeias de valor, canais de venda,...

    8 MIN

    Catálogo TecDoc - O motor de pesquisa mais popular do Aftermarket

    Produto

    Catálogo TecDoc - O motor de pesquisa mais popular do Aftermarket

    O Catáloto TecDoc é o sistema de "big data" mais pesquisado no mercado pós-venda automóvel e a sua utilização representa, uma enorme vantagem perante os próximos desafios.

    8 MIN

    Loja online de peças auto: a melhor experiência para os seus clientes

    Produto

    Loja online de peças auto: a melhor experiência para os seus clientes

    A pandemia acelerou a urgência do digital. No pós-venda automóvel, uma loja online de peças auto pode ajudar o seu negócio a crescer.

    8 MIN