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“O DataDrive será o padrão na gestão do negócio pós-venda automóvel” - Miguel Cabral

Tips Talks

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TIPS Talks é uma nova rubrica dentro do blog que terá sempre um protagonista e que irá partilhar informação útil sobre produtos, serviços ou projetos em curso da Tips4y. Poderemos ter pessoas de dentro ou de fora da organização e o formato será uma curta entrevista num artigo, cujo conteúdo será ainda resumido e divulgado num breve vídeo. O importante é que de forma clara e concisa possamos dar a conhecer todos os projetos inovadores e relevantes da Tips4y, comunicados e apresentados pelos seus responsáveis ou pelos seus utilizadores.


 

TIPS Talks com Miguel Cabral   |   Partner & Product Manager na Tips4y

 

Nesta primeira abordagem, quisemos saber mais sobre um dos projetos que tem vindo a merecer uma dedicação particular por parte do Miguel Cabral e da sua equipa: o DataDrive.

 

 

Mas antes, venha daí conhecer o Miguel Cabral.

 

Ao longo da minha vida profissional os dados (em especial os dados automóveis) sempre foram a minha paixão. E foi esse entusiasmo e experiência que me trouxe até à Tips4y há 5 anos atrás. Inicialmente o objetivo seria tornar o produto da pesquisa por matrícula um serviço de excelência, algo que hoje é uma realidade incontornável. Daí para o amadurecimento da ideia do desenvolvimento de um ecossistema diferenciador e capaz de proporcionar uma elevada experiência de utilização, foi um saltinho.

 

 

 


 

 

 

  O que é o DataDrive?

 

O DataDrive é a plataforma tecnológica que combina vários dados em diferentes módulos funcionais, fornecendo indicadores estratégicos para antecipar, aumentar e reter o negócio.

 

É uma solução para as empresas relacionadas com o negócio automóvel que necessitem de um fluxo de ponta a ponta e integrado num único local que envolve o cliente e fornecedor num processo contínuo: em casa, no veículo ou na oficina.

  E que funcionalidades podem ser executadas no DataDrive? 

 

As empresas podem tirar o máximo partido de uma visão integral em redor do veículo, para tomar decisões de reparação imediata ou para prever futuras intervenções, permitindo antecipadamente aconselhar os seus clientes, numa perspectiva preditiva.

 

Esta abordagem é claramente diferenciadora e permite fazer do DataDrive uma ferramenta estratégica na gestão do negócio.

 

Tipicamente, este modelo de plataforma oferece soluções que respondem a um conjunto de necessidades e processos, nomeadamente:

- Planeamento

- Receção dinâmica da viatura

- Orçamento seletivo entre peças OE e IAM com o respetivo comparativo

- Informação Técnica

- Gestão Ambiental

- Marketing Oficinal (prever futuras intervenções e montar campanhas adaptadas a cada entidade)

 

Todos os módulos estão previstos para uma integração total com ERP/DMS.

 

No caso específico de um distribuidor ou de uma organização em rede, é possível ainda configurar diferentes níveis de acesso interno, para uma gestão mais eficiente.

 

Os serviços configurados estão suportados em alarmística (notificações) e informação de status para facilitar toda a experiência de consulta.

  Como espera que o sector vá acolher esta solução e que metas se perspectivam alcançar a médio-prazo?

 

No imediato já temos alguns clientes a operar com o DataDrive em regime piloto e as primeiras experiências têm sido claramente incentivadoras para continuarmos a trabalhar no aperfeiçoamento da plataforma, já que os inputs recebidos comprovam claramente que este é o caminho a seguir.

 

Com base nestas experiências, e nos estudos que temos vindo a fazer sobre as necessidades das empresas, acreditamos que o sector vai acolher como muito bem-vinda uma solução com este grau de inovação e posicionamento.

 

A médio-prazo prevemos, numa primeira fase, ter uma parte significativa dos nossos clientes a operarem com o DataDrive numa lógica desta vir a ser a sua principal ferramenta de gestão corrente, e numa fase posterior ser a sua principal ferramenta estratégica por excelência.

 

 

 

  Que alterações de futuro podem surgir no sector por influência do DataDrive?

 

O DataDrive é uma solução baseada na ciência de dados pensada para ser utilizada de forma amigável e como um instrumento facilitador do acesso ao conhecimento, o que significa que as empresas que a utilizarem de forma sistemática vão desenvolver elas próprias uma cultura analítica fundamental para ampliarem a visão que possuem sobre o mercado e, principalmente, sobre os seus próprios clientes.

 

Portanto, não estamos a falar apenas de uma ferramenta para facilitar processos – que é um dos seus objectivos práticos a nível de eficiência – mas também de um acelerador do conhecimento interno e das melhores práticas de gestão.

 

Toda esta experiência poderá suscitar não só um interesse maior em soluções desta natureza dentro do sector, como aumentar o nível de exigência na forma de operar, aumentando a competitividade.

 

A Tips4y quer ser parte activa na transformação do sector pós-venda, pelo que ambicionamos estimular este tipo de cenários e creio que o DataDrive poderá ser um excelente “driver” nesse sentido.

 

 

 

  Qual é a importância deste tipo de soluções para a evolução do pós-venda automóvel?

 

A indústria Automovel tem vários desafios e um dos mais importantes é a resposta aos novos conceitos de mobilidade, que vão mudar a forma como utilizamos o automóvel, o qual fará parte de uma solução de mobilidade e não será a solução em si mesma! A atividade da reparação será diferente, porque num contexto de solução de mobilidade o seu propósito será a garantia da mobilidade do consumidor, transformar o inconveniente em conveniente! Se associarmos a esta transformação o facto da pandemia ter desenvolvido o negócio de baixo contacto, a transformação digital no sector do pós-venda é inevitável e só quem a abraçar terá possibilidade de sucesso futuro! O pior é que o futuro começou ontem!

 

A Tips4y está, obviamente, atenta a todas estas circunstâncias e acompanha continuamente esta evolução, ajustando sempre a sua oferta em conformidade para melhor servir o sector.

 

É justamente por acreditarmos que as empresas precisam de soluções cada vez mais competentes para enfrentar estes desafios que pensámos no ecossistema DataDrive.

Temos a ambição que o DataDrive venha a ser o padrão na gestão do negócio pós-venda automóvel.

 

 

O nosso obrigado ao Miguel Cabral.

 

Voltaremos com novos TIPS Talks sobre outros projectos. Para que não perca estas e outras novidades sobre a Tips4y e o pós-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter.

 

Tips Talks . 04 jun. 2021

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