Principais tendências no aftermarket para 2021
Apesar de ser consensual que 2020 foi um ano globalmente desafiante para a indústria automóvel, o sector aftermarket em particular demonstrou um comportamento distinto face ao negócio de veículos novos, já que o impacto da crise pandémica teve efeitos distintos em ambos.
Se por um lado, assistimos a quebras muito significativas na comercialização e registo de novas matrículas a partir de Março, os usados (e respectivos serviços adjacentes) evidenciaram maior resistência à queda do negócio, muito por força dos comportamentos adoptados pelos consumidores, sobretudo com novos hábitos adquiridos e também pela importância vital do próprio sector automóvel (transportes) para a dinâmica de outras actividades económicas.
Esta importância de conhecermos muito bem os factores que afectam o negócio em períodos de grandes mudanças tornou-se ainda mais relevante para os próximos anos.
As principais tendências para 2021 na visão da Tips4y
As medidas restritivas adoptadas este ano devido à crise pandémica irão continuar a ter um forte impacto nas actividades económicas em 2021, face à propagação no tempo deste efeito a nível estrutural, bem como ao clima de incerteza a nível sanitário, que no seu conjunto poderão vir a agravar os sectores já fortemente penalizados.
Neste âmbito, o comércio de veículos novos continuará a sofrer esta pressão, sobretudo do lado do consumo particular, já que o registo de novas matrículas destinadas aos segmentos empresariais (frotas corporativas, serviços de mobilidade e transportes, etc.) poderá vir a ter outra resposta.
Mediante a evolução que se assistiu ao longo de 2020, existem algumas tendências que poderão vir a surgir ou acentuar-se ao longo do próximo ano:
A actividade dos principais agentes do sector aftermarket (distribuidores, oficinas e lojas de peças) ao estar condicionada por este ambiente, terá de ter a capacidade e a agilidade de operar em constante adaptação.
Esta circunstância passa obrigatoriamente por saber interpretar os sinais e as tendências actuais e futuras que irão marcar o destino dos seus negócios.
Ciente deste contexto, a Tips4y apostou numa nova oferta de soluções para apoiar os profissionais do sector a enfrentar estes desafios e evoluirem nas suas próprias estratégias.
Subscreva o Blog Tips 4Y
Não perca nenhum dos nossos artigos! Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a informação valiosa sobre viagens, dados e tecnologia.
Artigos Relacionados
Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022
A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.
Saber Mais6 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2022
Principais tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2022 na visão da Tips4y
Saber Mais