5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

Têndencias

  • dezembro 2, 2022
  • 14 MIN Leitura
  • O sector do após-venda atravessa diversos desafios estruturais que colocam em causa o futuro de muitos negócios hoje instalados, em virtude de estes continuarem a funcionar de acordo com paradigmas que estão a ser fortemente condicionados pelas novas dinâmicas dos mercados e da própria economia global.

    Salienta-se a eletrificação da mobilidade impulsionada pela força legal da UE; os novos players do lado da produção; a alteração do modelo de concessão na Europa; a consolidação do negócio de distribuição de peças; a convergência do próprio pós-venda independente com o original e ainda a digitalização como fator transformador estratégico para qualquer negócio.

    Apesar da resiliência “típica” que tem caracterizado o mercado de viaturas usadas em comparação com o negócio das vendas de novas unidades, mantém-se a preocupação quanto à visão estratégica de longo prazo em muitas das empresas que operam no mercado IAM cuja atividade essencial está sustentada no envelhecimento do parque automóvel.

    Na verdade, Portugal é o 6ºpaís com o parque mais velho da EU, segundo dados da ACAP. Cerca de 65% do parque circulante supera os 10 anos. Neste cenário pode acentuar-se devido à escassez da entrega de novos modelos.

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    As principais tendências
    para 2023 na visão da Tips4y

    A pressão inflacionista irá ter um papel determinante na gestão do produto, nas políticas comerciais – preços e prazos de pagamento – e na distribuição, perante um contexto esperado de recessão económica, e com isso influenciar muitos dos negócios, sem prejuízo de podermos assistir ao reforço de algumas tendências já apontadas para 2022.

    1. Digitalização de Serviços

    1. Digitalização de Serviços

    A revisão de custos será uma prioridade na gestão do negócio e a digitalização de processos um forte aliado nesta necessidade, ao permitir rentabilizar a operação com base na agilidade de processos. É previsível que a digitalização continue também a incrementar o e-commerce e a relação com o cliente final em modelos B2B e B2C.

    2. Eletrificação da Mobilidade

    2. Eletrificação da Mobilidade

    A venda de viaturas eletrificadas vai continuar a ser prioritária para os principais construtores a nível global, contribuindo para que este segmento continue nesta tendência de forte crescimento até começar a chegar ao mercado IAM, sobretudo as EVs usadas (por força da tendência no ponto seguinte) constituindo uma oportunidade para que as oficinas do sector se reposicionem no sentido de captarem este negócio prestando serviços de manutenção e reparação de forma diferenciada.

    3. Aumento na Venda de Usados

    3. Aumento na Venda de Usados

    Para além do custo das matérias-primas, o contexto de restrição das cadeias de abastecimento de semicondutores vai continuar a condicionar a produção de novos modelos e, em consequência, a forte procura por veículos usados, influenciando desta forma o comportamento dos preços neste mercado e intensificando o que tem vindo a verificar-se este ano com o aumento da importação deste tipo de veículos.

    4. Consolidação do Sector

    4. Consolidação do Sector

    A procura por maior eficiência nos negócios e por sinergias estruturais será cada vez mais mais evidente, pelo que o sector continuará a assistir a movimentos de concentração: o desaparecimento de barreiras entre os canais OE e IAM; a consolidação do segmento dos distribuidores de peças e a entrada dos fabricantes no próprio negócio pós-venda das peças.

    5. Novos Modelos de Negócio

    5. Novos Modelos de Negócio

    Face às dinâmicas em curso no sector é previsível que o ambiente competitivo em 2023 venha a originar novos modelos de negócio, muito por influência dos construtores que planeiam entrar no IAM através de iniciativas concretas: lançamento de canais de venda alternativos baseados em serviços de valor acrescentado (por exemplo, soluções inovadoras de mobilidade, planos de garantia diferenciados, etc.), a par da introdução do modelo de agenciamento que descontinua o conceito tradicional da concessão.

    NUMA INDÚSTRIA EM TRANSFORMAÇÃO PELAS ALTERAÇÕES TECNOLÓGICAS, PELA MUDANÇA DE HÁBITOS NOS CLIENTES E POR UM AMBICIOSO QUADRO REGULAMENTAR EUROPEU, É CRÍTICO SABER INTERPRETAR OS SINAIS E AS TENDÊNCIAS ACTUAIS E FUTURAS QUE IRÃO MARCAR O DESTINO DOS NEGÓCIOS.


    Visione o futuro do seu negócio com as soluções inovadoras da Tips4y!

    Outros Artigos

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram no início do ano com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    Têndencias

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    A China está a dominar o mercado de carros elétricos. Conheça os fatores determinantes desta liderança no maior mercado automóvel mundial.

    11 MIN