5 tendências para o Pós-Venda Automóvel em 2023

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As mais recentes estimativas da OCDE apontam para um crescimento do PIB nacional de apenas 1% para 2023, numa correção em baixa de 0,7 pontos relativamente às previsões de Junho. A mesma OCDE estima que a inflação poderá chegar aos 6,6% no próximo ano, face aos 4% previstos para Portugal.

 

Apesar das medidas de apoio à economia e sobretudo às famílias, a OCDE considera estas insuficientes para preservar o poder de compra num cenário macroeconómico pressionado pela alta dos preços no sector energético e das matérias-primas.

 

É fundamental salientar neste cenário que os factores de incerteza originados pela pandemia ainda se fazem sentir na recuperação actual das economias e em particular da indústria automóvel, nomeadamente na produção de semicondutores, aos quais se junta este ano a guerra no Leste da Europa.

 

Toda esta conjuntura irá marcar o mercado pós-venda independente (IAM) em 2023, com perspectiva de continuar a criar pressão e instabilidade nas margens do negócio para lá deste período.

 

 

 

  Breve enquadramento do sector IAM em 2022

 

Este sector atravessa vários e profundos desafios estruturais que colocam em causa o futuro de muitos negócios hoje instalados, em virtude destes continuarem a funcionar de acordo com paradigmas que estão a ser fortemente condicionados pelas novas dinâmicas dos mercados e da própria economia global.

 

Salienta-se a eletrificação da mobilidade impulsionada pela força legal da UE; os novos players do lado da produção; a alteração do modelo de concessão na Europa; a consolidação do negócio de distribuição de peças; a convergência do próprio pós-venda independente com o original e ainda a digitalização como factor transformador estratégico para qualquer negócio.

 

Apesar da resiliência “típica” que tem caracterizado o mercado de viaturas usadas em comparação com o negócio das vendas de novas unidades, mantém-se a preocupação quanto à visão estratégica de longo prazo em muitas das empresas que operam no mercado IAM cuja actividade essencial está sustentada no envelhecimento do parque automóvel.

 

 

Portugal é o 6º país da UE com o parque mais velho. De acordo com dados da ACAP, no final de 2021 um em cada quatro veículos a circular tinha mais de 20 anos – Se juntarmos os veículos entre 10 e 20 anos, cerca de 65% do parque circulante supera os 10 anos.

 

 

Esta realidade poderá acentuar-se ainda mais tendo em conta o volume de importações de viaturas usadas em 2022, para compensar a escassez na entrega de novos modelos, que regista um significativo crescimento de 63% face ao ano anterior, impulsionando o peso dos veículos usados sobre os novos, numa tendência vincada nos últimos anos, passando de 29,8% em 2017 para uma quota de 49% em 2021.

 

CONCLUSÃO: Um parque automóvel envelhecido influencia o potencial de receitas do sector pós-venda pela expectativa de margem em negócios futuros associados a serviços de manutenção e reparação, mas é fundamental ter em atenção a perda de produtividade verificada em anos anteriores.

 

 

 

 

  As principais tendências para 2023 na visão da Tips4y

 

A pressão inflacionista irá ter um papel determinante na gestão do produto, nas políticas comerciais – preços e prazos de pagamento – e na distribuição, perante um contexto esperado de recessão económica, e com isso influenciar muitos dos negócios, sem prejuízo de podermos assistir ao reforço de algumas tendências já apontadas para 2022:

 

 

1. Digitalização de Serviços

A revisão de custos será uma prioridade na gestão do negócio e a digitalização de processos um forte aliado nesta necessidade, ao permitir rentabilizar a operação com base na agilidade de processos. É previsível que a digitalização continue também a incrementar o e-commerce e a relação com o cliente final em modelos B2B e B2C.

 

 

2. Eletrificação da Mobilidade

A venda de viaturas eletrificadas vai continuar a ser prioritária para os principais construtores a nível global, contribuindo para que este segmento continue nesta tendência de forte crescimento até começar a chegar ao mercado IAM, sobretudo as EVs usadas (por força da tendência no ponto seguinte) constituindo uma oportunidade para que as oficinas do sector se reposicionem no sentido de captarem este negócio prestando serviços de manutenção e reparação de forma diferenciada.

 

 

3. Aumento na Venda de Usados

Para além do custo das matérias-primas, o contexto de restrição das cadeias de abastecimento de semicondutores vai continuar a condicionar a produção de novos modelos e, em consequência, a forte procura por veículos usados, influenciando desta forma o comportamento dos preços neste mercado e intensificando o que tem vindo a verificar-se este ano com o aumento da importação deste tipo de veículos.

 

 

4. Consolidação do Sector 

A procura por maior eficiência nos negócios e por sinergias estruturais será cada vez mais mais evidente, pelo que o sector continuará a assistir a movimentos de concentração: o desaparecimento de barreiras entre os canais OE e IAM; a consolidação do segmento dos distribuidores de peças e a entrada dos fabricantes no próprio negócio pós-venda das peças. 

 

 

5. Novos Modelos de Negócio

Face às dinâmicas em curso no sector é previsível que o ambiente competitivo em 2023 venha a originar novos modelos de negócio, muito por influência dos construtores que planeiam entrar no IAM através de iniciativas concretas: lançamento de canais de venda alternativos baseados em serviços de valor acrescentado (por exemplo, soluções inovadoras de mobilidade, planos de garantia diferenciados, etc.), a par da introdução do modelo de agenciamento que descontinua o conceito tradicional da concessão. 

 

 

 

 

Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, pela mudança de hábitos nos clientes e por um ambicioso quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e as tendências actuais e futuras que irão marcar o destino dos negócios.

 

 

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NOTÍCIAS . 02 dez. 2022

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