Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

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O início de um novo ano significa para as empresas uma preocupação acrescida de olharem para o seu futuro nos próximos 12 meses, que se antevêem muito desafiantes face ao atual contexto nacional e internacional.

 

É o momento ideal para uma profunda reflexão sobre o futuro da sua oficina e avaliar em que condições deve gerir os aspectos fundamentais do negócio através de 5 fatores chave

 


1.  Estou confortável com a imagem que transmito da minha oficina?

2. Tenho meios eficazes para comunicar com meus clientes?

3. O equipamento da oficina é adequado para atender à tecnologia circulante nas viaturas mais recentes?

4. A minha equipa está apta a resolver qualquer solicitação de acordo com o seu conhecimento técnico?

5. Tenho a ferramenta para agilizar o atendimento, agendamento e restantes serviços que ofereço? 

 

 

 

1. Cuide da imagem da sua oficina

 

A imagem da oficina é um fator de enorme importância porque projeta no seu mercado uma primeira expetativa sobre o nível de serviço esperado face à oferta da concorrência.

 

Se ainda não tem uma marca que seja distintiva das oficinas concorrentes mais próximas, é uma excelente oportunidade para se destacar através de uma identidade que transmita aquilo que ambiciona para o futuro da sua oficina, espelhando a sua imagem e a sua cultura em todos os pontos de contacto:

 

limpeza, organização, vestuário, etc., proporcionando uma experiência marcante ao seu cliente.

 


 

 

2. Comunique eficazmente com os seus clientes 

 

Estudos sobre a satisfação do cliente na reparação automóvel reforçam a importância da comunicação como um fator determinante na construção de uma relação de confiança que é maioritariamente alimentada por feedback e recomendação.

 

A comunicação deve ser gerida como um instrumento estratégico para as mais diversas iniciativas que afetam o negócio, como a captação de novos clientes. A Tips4y sugere-lhe várias dicas e boas práticas em como pode atrair clientes para a sua oficina tirando partido da influência geográfica associada ao seu negócio local.

 

 


 

 

3. Assegure a adequação do equipamento instalado

 

O parque circulante está a mudar gradualmente com a introdução de veículos electrificados, provocando uma forte alteração estrutural na indústria automóvel.

 

Esta evolução obriga as oficinas a enfrentarem novos desafios ao nível da intervenção técnica para se manterem competitivas no negócio da manutenção e reparação. A Tips4y sugere-lhe várias orientações neste tema salvaguardando as questões de segurança e o acesso à melhor informação sobre dados auto

 

Procure também garantir na sua oficina uma linha de apoio técnico à reparação que lhe permita de forma rápida e eficaz a resolução de problemas técnicos e ajuda ao diagnóstico, ou seja, um serviço de suporte técnico à reparação auto.

 


 

 

4. Invista no conhecimento técnico

 

 

 

 

De acordo com o mais recente inquérito às oficinas pela revista Pós Venda, cerca de 50% das oficinas inquiridas acedem até 3 formações anuais, no entanto, 36% das oficinas ainda oscilam entre nenhuma formação e até 2 por ano.

 

Observando os avanços na tecnologia automóvel e o aumento da sua complexidade técnica, é cada vez mais necessário trabalhar num sistema de actualização contínua.

 

Neste âmbito voltamos a referir a importância da Linha de Suporte Técnico à Reparação que proporciona o acesso ao conhecimento de forma complementar, optimizando o esforço das oficinas em várias frentes, nomeadamente no apoio especializado em diferentes versões de viaturas, no acesso aos dados dos construtores automóveis e fabricantes de peças, informações sobre códigos de falha entre outros temas.

 


 

 

5. Aumente a sua produtividade 

 

 

 

 

No mesmo inquérito da revista Pós-Venda, mais de 60% das oficinas possuem um espaço até 600 m2, mas 18% dos inquiridos fazem a sua gestão oficinal em espaços superiores a 1.000 m2.

 

Nestes locais, cerca de 80% das oficinas abrem até 250 folhas de serviço em média por mês. No entanto, 50% não abrem mais de 100, cujo valor é similar à média a nível nacional.

 

Enquadrando este esforço em tempo operacional, a maioria regista uma duração média entre 1 a 2 horas em cada serviço.

 

Para rentabilizar o investimento nestes espaços face ao volume de folhas de serviço e as horas afectas é fundamental gerir toda esta equação com uma ferramenta que tenha sido pensada com este propósito.

 

A Tips4y antecipou-se a esta necessidade através da sua plataforma de vanguarda que permite uma gestão produtiva destas variáveis a partir do seu módulo de planeamento de recursos adequado a cada agenda operacional.

 

 

 

Visione o futuro do seu negócio com as soluções inovadoras da Tips4y!

 

 

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NOTÍCIAS . 05 jan. 2023

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